Ceias natalinas ao redor do mundo

by Bárbara Ellen

Já imaginou como são as ceias natalinas em outros países? O Natal está batendo na porta e essa época sempre nos lembra presentes, família, religião e, claro, a ceia de natal tradicional que só de pensar já bate aquela fome!

Ceia de natal tradicional

O peru é certamente o prato mais tradicional, sendo usado desde o século XVI na Europa, mas as tradições variam em cada lugar: tem país com cardápio vegetariano, churrasco ao ar livre, incremento de receitas locais e até um com umas comidas bem bizarras…

Confira nossa seleção de países e os pratos que não podem faltar em suas ceias natalinas. Quem sabe não servem de inspiração para a ceia de amanhã? 🙂

Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias natalinas na Europa

Inglaterra 

Além do tradicional peru de natal, o christmas pudding (pudim de natal) também é um dos protagonistas das mesas inglesas, sendo típico também na Irlanda. Moedas e jóias são escondidas dentro do pudim e aqueles que encontrarem o objeto podem fazer pedidos. A ceia é servida com rum e brandy.

 Foto: foodies100
Foto: foodies100.com

Espanha

Os pratos de natal espanhóis incluem mariscos, peixes, carnes, embutidos, bolos de natal, torrone, marzipã (em diversos formatos) e biscoitos. Termina-se a refeição com um brinde de sidra ou vinho espumante.

 Foto: tello.es
Foto: tello.es

Portugal

O bacalhau da consoada (com batatas, ovos e couve cozidos) é um dos pratos mais tradicionais, além do peru assado e polvo. Sem contar as rabanadas, que nós brasileiros também gostamos tanto.

 Foto: docesregionais.com
Foto: docesregionais.com

França

Nas ceias francesas se servem ostras, salmão defumado, foie gras, peru ou cabrito assado e uma grande variedade de queijos. Também não pode faltar o bûche de noël (tronco de natal), um rocambole de chocolate decorado como um tronco, e um bom vinho.

 Foto: ce-michelin-vannes.fr
Foto: cuisineaz.com

Alemanha

É tradição servir carnes de porco, ganso, veado e javali, além de embutidos como chouriço e salsichas. Também servem sopa de vegetais e, como acompanhamentos, pratos com batatas, repolho, cenoura, salsão e picles. Para a sobremesa, não pode faltar o stollen, um pão de frutas secas coberto com açúcar. A bebida que acompanha a ceia é um quentão de vinho chamado glühwein.

 coffeecakes.com
Foto: coffeecakes.com

Dinamarca

As comidas temáticas não estão presentes apenas no dia do natal, mas também durante todo o mês de dezembro. A tradição é comer porco assado com batatas e couve roxa. Como sobremesa principal tem-se o risengrød (arroz doce de amêndoas, que no natal pode ser servido com calda de cerejas). Também são típicos os biscoitos de gengibre ou baunilha.

 Foto: nordicfoodliving
Foto: nordicfoodliving.com

Bulgária

Devido ao período de jejum, os búlgaros fazem um jantar vegetariano na véspera de Natal, festejando com pratos como pimentões recheados, charutos de repolho ou de folha de uva, sopa picante de vegetais e bolos doces.

 Foto: evatoneva.com
Foto: evatoneva.com

Itália

Cada região tem suas receitas e especialidades, mas há pratos comuns em todo o país. Costuma-se servir sopa de cappelletti ou outros de tipos de massa recheada, além de cordeiro e berinjela à parmegiana. Frutos do mar como lula, polvo, bacalhau e anchovas também entram no cardápio. Os doces ficam por conta do pandoro, panetone e torrone. Para acompanhar, bebe-se vinho espumante.

 Foto: saporie.com
Foto: saporie.com

Grécia

Mantem-se a tradição da receita mais antiga da Península, que é o cabrito com aipo. Em Creta cozinha-se com folhas de limão e em Cefalônia, com couve-flor e repolho. O Christopsomo é bem característico, um pão de cereais decorado com uma cruz, representando a benção de Jesus Cristo.

 Foto: cocinayrecetas
Foto: cocinayrecetas

Rússia

Diferente dos outros países, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro, segundo o calendário juliano. Na ceia russa são servidos 12 pratos diferentes (simbolizando os apóstolos) e não é servido nenhum tipo de carne, sendo composta principalmente de grãos, frutas e mel. O Kutia, uma espécie de pudim doce feito com grãos de trigo e papoula, é um dos primeiros pratos servidos na ceia natalina russa, sendo comum também na Ucrânia e Lituânia.

 Foto: party.pl
Foto: party.pl

Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias natalinas nas Américas

Argentina

Piqueniques e churrascos de Natal não são incomuns na Argentina, muitas vezes incluindo o vitel toné (carne de vitela revestida com molho de atum), peru e porco assados, tomate recheado, pudim e panetone.

 Foto: cociname.com.ar
Foto: cociname.com.ar

Colômbia

Alguns dos alimentos mais populares da Colômbia para a ceia natalina são a natilla, um tipo de flan feito de leite e canela, servida com buñuelos, bolinhas de queijo (porém doces) fritas.

 Foto: univision.com
Foto: univision.com

Costa Rica

O jantar é composto de pernil suíno assado, saladas coloridas e tamales (uma espécie de pamonha) recheados com carne de porco. Muitas famílias fazem uso de suas próprias receitas de tamales, que são transmitidas através de gerações.

 Foto: todaycostarica.com
Foto: todaycostarica.com

México

A ceia natalina mexicana compõe-se de bacalhau, peru recheado com amêndoas, purê de maçã, pozole (uma sopa de carne, milho e legumes) e pernil. O brinde é feito com ponche doce, à base de frutas e especiarias.

Ceias natalinas
Foto: provincia.com.mx

Estados Unidos

Os costumes são diferentes em cada estado, em parte devido às diferenças de clima. No geral, servem alguma carne assada (peru, ganso, pato ou porco), acompanhados de molho de cranberry. As sobremesas ficam por conta do pudim de natal, minced pies (tortinhas recheadas com frutas secas) e torta de abóbora. O eggnog, uma espécie de gemada, é uma bebida tradicional do Natal dos americanos e algumas pessoas preferem a versão alcoólica para brindar na ceia.

Ceias natalinas
Foto: punchbowl.com

Canadá

As comidas tradicionais do natal canadense, além do peru assado, são a tourtière (uma torta de carne mais característica de Québec), stuffing (farofa de pão), butter tarts (tortinhas de manteiga e açúcar), nanaino bars (uma sobremesa típica do país), torta de abóbora e gingerbread house (casas de biscoito de gengibre), que também servem como decoração. O eggnog também é bastante tradicional no natal canadense.

Ceias natalinas
Foto: foodieonboard.com

Groenlândia

É uma ceia natalina bem excêntrica… Entram no cardápio o mattak, que é pele e gordura de baleia, e o kiviak, carne decomposta e crua de uma ave da região.

Ceias natalinas
Foto: travelkhana.com

Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias de natal na África

África do Sul

A ceia é celebrada à beira-mar ou ao ar livre e composta de peru ou pato, frango, arroz amarelo, rosbife e, de sobremesa, o tradicional Malva pudding (um bolo cremoso de geleia de damasco, com calda de caramelo e baunilha).

Ceias natalinas
Foto: justinbonello.com

Etiópia

Um ensopado picante de frango e ovos cozidos, chamado doro wat, é usualmente servido no Natal, junto com injeras (grandes crepes de farinha fermentada que as pessoas vão retirando pedaços e usando para pegar a comida).

Ceias natalinas
Foto: queenshebas.com

Gana

São servidos mingau de milho, quiabo cozido e o fufu: uma massa que pode ser feita de inhame, mandioca, banana ou milho, servida em um caldo de carne ou peixe. O fufu também é típico de outros países africanos.

Ceias natalinas
Foto: phoenixnewtimes.com

Ceias natalinas na Oceania e na Ásia

Austrália

Devido às altas temperaturas do verão, o natal é celebrado na praia ou ao ar livre, com churrascos de camarões, carne ou peixe. De sobremesa tem-se pudim de ameixa.

Ceias natalinas
Foto: aginnovators.org.au

Nova Zelândia

A tradição é servir carne de ovelha e de porco ou presunto. A famosa pavlova e o pudim de frutas com brandy também são presença confirmada.

Ceias natalinas
Foto: desserteater.com

Fiji

Frango recheado, carne de porco e peixe embrulhado em folha de bananeira, assados em um forno improvisado no chão (chamado de lovo), são os pratos mais tradicionais da ceia.

Ceias natalinas
Foto: axelochberg.com

Índia

arroz Biryani, feito com várias especiarias, integra a ceia natalina dos indianos. O kheer, um arroz doce aromatizado com cardamomo, também é bem tradicional no Natal.

 Foto: cookdiary.net
Foto: cookdiary.net

Japão

O conceito de Natal no Japão é bem diferente do Ocidente, tendo muito mais valor comercial do que religioso. As famílias japonesas costumam celebrar a data com o frango frito do KFC e bolo de creme com morangos.

Ceias natalinas
Foto: wowsabi.co


 

Booking.com

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂