Já imaginou como são as ceias natalinas em outros países? O Natal está batendo na porta e essa época sempre nos lembra presentes, família, religião e, claro, a ceia de natal tradicional que só de pensar já bate aquela fome!
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Ceia de natal tradicional
O peru é certamente o prato mais tradicional, sendo usado desde o século XVI na Europa, mas as tradições variam em cada lugar: tem país com cardápio vegetariano, churrasco ao ar livre, incremento de receitas locais e até um com umas comidas bem bizarras…
A ceia pode até ser diferente, mas uma tradição que não muda é a de enviar cartões de natal para familiares e amigos. Você já enviou o seu?
Confira nossa seleção de países e os pratos que não podem faltar em suas ceias natalinas. Quem sabe não servem de inspiração para a ceia de amanhã? 🙂
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias natalinas na Europa
Inglaterra
Além do tradicional peru de natal, o christmas pudding (pudim de natal) também é um dos protagonistas das mesas inglesas, sendo típico também na Irlanda. Moedas e jóias são escondidas dentro do pudim e aqueles que encontrarem o objeto podem fazer pedidos. A ceia é servida com rum e brandy.
Espanha
Os pratos de natal espanhóis incluem mariscos, peixes, carnes, embutidos, bolos de natal, torrone, marzipã (em diversos formatos) e biscoitos. Termina-se a refeição com um brinde de sidra ou vinho espumante.
Portugal
O bacalhau da consoada (com batatas, ovos e couve cozidos) é um dos pratos mais tradicionais, além do peru assado e polvo. Sem contar as rabanadas, que nós brasileiros também gostamos tanto.
França
Nas ceias francesas se servem ostras, salmão defumado, foie gras, peru ou cabrito assado e uma grande variedade de queijos. Também não pode faltar o bûche de noël (tronco de natal), um rocambole de chocolate decorado como um tronco, e um bom vinho.
Alemanha
É tradição servir carnes de porco, ganso, veado e javali, além de embutidos como chouriço e salsichas. Também servem sopa de vegetais e, como acompanhamentos, pratos com batatas, repolho, cenoura, salsão e picles. Para a sobremesa, não pode faltar o stollen, um pão de frutas secas coberto com açúcar. A bebida que acompanha a ceia é um quentão de vinho chamado glühwein.
Dinamarca
As comidas temáticas não estão presentes apenas no dia do natal, mas também durante todo o mês de dezembro. A tradição é comer porco assado com batatas e couve roxa. Como sobremesa principal tem-se o risengrød (arroz doce de amêndoas, que no natal pode ser servido com calda de cerejas). Também são típicos os biscoitos de gengibre ou baunilha.
Bulgária
Devido ao período de jejum, os búlgaros fazem um jantar vegetariano na véspera de Natal, festejando com pratos como pimentões recheados, charutos de repolho ou de folha de uva, sopa picante de vegetais e bolos doces.
Itália
Cada região tem suas receitas e especialidades, mas há pratos comuns em todo o país. Costuma-se servir sopa de cappelletti ou outros de tipos de massa recheada, além de cordeiro e berinjela à parmegiana. Frutos do mar como lula, polvo, bacalhau e anchovas também entram no cardápio. Os doces ficam por conta do pandoro, panetone e torrone. Para acompanhar, bebe-se vinho espumante.
Grécia
Mantem-se a tradição da receita mais antiga da Península, que é o cabrito com aipo. Em Creta cozinha-se com folhas de limão e em Cefalônia, com couve-flor e repolho. O Christopsomo é bem característico, um pão de cereais decorado com uma cruz, representando a benção de Jesus Cristo.
Rússia
Diferente dos outros países, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro, segundo o calendário juliano. Na ceia russa são servidos 12 pratos diferentes (simbolizando os apóstolos) e não é servido nenhum tipo de carne, sendo composta principalmente de grãos, frutas e mel. O Kutia, uma espécie de pudim doce feito com grãos de trigo e papoula, é um dos primeiros pratos servidos na ceia natalina russa, sendo comum também na Ucrânia e Lituânia.
Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias natalinas nas Américas
Argentina
Piqueniques e churrascos de Natal não são incomuns na Argentina, muitas vezes incluindo o vitel toné (carne de vitela revestida com molho de atum), peru e porco assados, tomate recheado, pudim e panetone.
Colômbia
Alguns dos alimentos mais populares da Colômbia para a ceia natalina são a natilla, um tipo de flan feito de leite e canela, servida com buñuelos, bolinhas de queijo (porém doces) fritas.
Costa Rica
O jantar é composto de pernil suíno assado, saladas coloridas e tamales (uma espécie de pamonha) recheados com carne de porco. Muitas famílias fazem uso de suas próprias receitas de tamales, que são transmitidas através de gerações.
México
A ceia natalina mexicana compõe-se de bacalhau, peru recheado com amêndoas, purê de maçã, pozole (uma sopa de carne, milho e legumes) e pernil. O brinde é feito com ponche doce, à base de frutas e especiarias.
Estados Unidos
Os costumes são diferentes em cada estado, em parte devido às diferenças de clima. No geral, servem alguma carne assada (peru, ganso, pato ou porco), acompanhados de molho de cranberry. As sobremesas ficam por conta do pudim de natal, minced pies (tortinhas recheadas com frutas secas) e torta de abóbora. O eggnog, uma espécie de gemada, é uma bebida tradicional do Natal dos americanos e algumas pessoas preferem a versão alcoólica para brindar na ceia.
Canadá
As comidas tradicionais do natal canadense, além do peru assado, são a tourtière (uma torta de carne mais característica de Québec), stuffing (farofa de pão), butter tarts (tortinhas de manteiga e açúcar), nanaino bars (uma sobremesa típica do país), torta de abóbora e gingerbread house (casas de biscoito de gengibre), que também servem como decoração. O eggnog também é bastante tradicional no natal canadense.
Groenlândia
É uma ceia natalina bem excêntrica… Entram no cardápio o mattak, que é pele e gordura de baleia, e o kiviak, carne decomposta e crua de uma ave da região.
Ceias natalinas ao redor do mundo – Ceias de natal na África
África do Sul
A ceia é celebrada à beira-mar ou ao ar livre e composta de peru ou pato, frango, arroz amarelo, rosbife e, de sobremesa, o tradicional Malva pudding (um bolo cremoso de geleia de damasco, com calda de caramelo e baunilha).
Etiópia
Um ensopado picante de frango e ovos cozidos, chamado doro wat, é usualmente servido no Natal, junto com injeras (grandes crepes de farinha fermentada que as pessoas vão retirando pedaços e usando para pegar a comida).
Gana
São servidos mingau de milho, quiabo cozido e o fufu: uma massa que pode ser feita de inhame, mandioca, banana ou milho, servida em um caldo de carne ou peixe. O fufu também é típico de outros países africanos.
Ceias natalinas na Oceania e na Ásia
Austrália
Devido às altas temperaturas do verão, o natal é celebrado na praia ou ao ar livre, com churrascos de camarões, carne ou peixe. De sobremesa tem-se pudim de ameixa.
Nova Zelândia
A tradição é servir carne de ovelha e de porco ou presunto. A famosa pavlova e o pudim de frutas com brandy também são presença confirmada.
Fiji
Frango recheado, carne de porco e peixe embrulhado em folha de bananeira, assados em um forno improvisado no chão (chamado de lovo), são os pratos mais tradicionais da ceia.
Índia
O arroz Biryani, feito com várias especiarias, integra a ceia natalina dos indianos. O kheer, um arroz doce aromatizado com cardamomo, também é bem tradicional no Natal.
Japão
O conceito de Natal no Japão é bem diferente do Ocidente, tendo muito mais valor comercial do que religioso. As famílias japonesas costumam celebrar a data com o frango frito do KFC e bolo de creme com morangos.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.