Receita de torta de abóbora doce americana

A torta de abóbora americana é uma receita tradicional do feriado do dia de ação de graças, comemorado nos Estados Unidos em novembro. O outono é a estação do ano época das abóboras, por isso é muito comum fazer essa torta doce fácil e deliciosa. 

É uma receita conhecida pelos brasileiros jogadores de Minecraft, onde é possível fabricar uma torta de abóbora misturando apenas abóbora, ovos e açúcar.  Mas para criar uma torta de verdade você vai precisar de um pouco mais de ingredientes. Confira! 

Ingredientes

Massa de torta caseira:

2 e 1/2 xícaras (315 gramas) de farinha de trigo

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

Manteiga sem sal fria de 1/2 xícara (115 gramas)

1/2 xícara (120 ml) de água gelada

Recheio da torta de abóbora:

1 xícara de açúcar mascavo

1 colher de sopa de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de noz-moscada moída

1/8 colher de chá de cravo em pó

3 ovos grandes levemente batidos

1 lata de purê de abóbora 

1 e 1/4 de xícara de leite

Instruções

Preparo da massa de torta

Pré-aqueça o forno a 200° C

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga em cubos. Em seguida, adicione as colheres de sopa de água gelada aos poucos enquanto mistura. Quando a massa começar a se juntar, coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada e forme uma bola. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.

Em seguida, role a massa e transfira cuidadosamente para uma forma de torta de 15 cm, encaixe-a suavemente na forma, corte qualquer excesso de massa e molde as bordas. Cubra a massa da torta com papel vegetal, certificando-se de encaixá-la confortavelmente nos cantos e nas laterais da forma.

Asse a massa a 200° C por 12-15 minutos. Retire do forno e retire o papel vegetal de cima. Retorne a massa de torta ao forno e asse por mais 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Preparo do recheio

Em uma tigela grande, misture o açúcar mascavo, a farinha, o sal, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o cravo até ficar bem homogêneo. Em uma tigela, misture os ovos, o purê de abóbora e o leite. Despeje os ingredientes molhados aos ingredientes secos e misture até ficar totalmente homogêneo.

Para fazer a torta de abóbora

Despeje o recheio de torta de abóbora na massa de torta parcialmente assada. Leve ao forno e asse a 200° C por 45-50 minutos, ou até que o centro esteja quase pronto (deve ficar um pouco instável). Retire do forno e transfira para uma bandeja por 2-3 horas para esfriar completamente. Cubra bem e leve à geladeira por várias horas ou durante toda a noite.

Sirva um grande pedaço de torta de abóbora com chantilly no topo!

Torta de abóbora com chantilly
Torta de abóbora com chantilly

Leave a reply