Peru do thanksgiving nos Estados Unidos
Home Morar no ExteriorVida na América do NorteCuriosidades da América do Norte Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos

Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos

by Drieli
Atualizado em 3 julho 2022 por Suellen Kyl

O Dia de ação de graças, em inglês é Thanksgiving Day, é um dos meus feriados norte-americanos favoritos junto com o halloween e o natal. Essa data comemorativa é principalmente celebrada nos Estados Unidos (mas também no Canadá, em outra data), tem uma origem curiosa e é uma ótima representação da cultura e culinária americana.

O feriado do thanksgiving é um dos mais esperado pelos americanos e não é à toa. Além de ter uma simbologia importante na cultura norte-americana, o feriado de ação de graças marca o ápice do outono e a chegada dos dias frios e cinzentos de inverno. Sendo assim, esta data traz um período de descanso e conexão com familiares e amigos antes do natal e ano novo. E quando conhecemos o calendário de feriados nos Estados Unidos, podemos entender por que o feriado do thanksgiving é tão esperado.

O Dia de ação de graças é celebrado nos Estados Unidos sempre na última quinta-feira de Novembro. Ou seja, não tem um dia fixo. Esse ano, o thanksgiving será no dia 24 de novembro de 2022.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Peru do thanksgiving nos Estados Unidos

Peru assado, receita do Thanksgiving

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

História do Thanksgiving

A história (ou lenda) que me contaram, foi que nos primórdios da colonização dos Estados Unidos, em 1621, na cidade de Plymouth, Massachusetts ocorreu a primeira festa de thanksgiving. Conta-se que no ano anterior, quando os primeiros colonos vieram da Inglaterra, eles enfrentaram um inverno muito rigoroso. 

O frio intenso fez metade deles morrerem por não terem conseguido uma boa colheita para sua subsistência. Nessa época de desespero, eles foram ajudados por índios que viviam lá e por isso muitos sobreviveram. 

Assim, no ano seguinte, com o sucesso da colheita e fartura eles fizeram uma festança para comemorar. Essa festa durou três dias de caça, comilança e outras diversões em gratitude pela boa colheita e para o banquete, eles convidaram os índios que lhe salvaram a vida no ano anterior.

Ou seja, o feriado foi criado como um dia de agradecer a benção pela colheita. Nos dias de hoje, como os tempos mudaram e não é comum viver da sua colheita, a tradição virou agradecer ao que temos em geral. Seja nossa família, amigos e ao que alcançamos de bom nas nossas vidas no ano que se passou.

historia do Dia de Ação de Graças (thanksgiving)

O Jantar do Dia de Ação de Graças

Na minha experiência, essa tradição pareceu tão importante quanto o Natal. Ou seja, o thanksgiving é um dos feriados americanos mais importantes do ano. Nós não temos o dia de ação de graças no Brasil porque essa data está intimamente ligada às raízes dos Estados Unidos.

Uma das estrelas das comemorações do thanksgiving, é o banquete. A ceia do thanksgiving é farta e inclui receitas típicas passadas de geração para geração. Muitas famílias tem as suas próprias versões de receitas da época, mas todas elas não fogem dos ingredientes básicos. Esses ingredientes podem ser encontrados em praticamente todas as ceias nos Estados Unidos.

Os alimentos típicos incluem batata e o peru (turkey), conhecido por ser o símbolo do dia de ação de graças no mundo todo. As batatas podem ter variações, mas o mais comum são as batatas amassadas (mashed potatoes), que é uma espécie de purê de batata mais consistente. As mashed potatoes podem levar outros ingredientes além da manteiga e leite usados em um purê tradicional, como por exemplo, cream cheese.

Mas não pense que a ceia se resume a batatas e peru. Existe também o stuffing, que é como se fosse a nossa tradicional farofa, mas da forma norte-americana. Esse recheio é composto essencialmente de pão e leva ingredientes como cebola, ovo, manteiga e caldo de frango para dar o sabor. Esta mistura é usada para rechear o peru e também acompanhar o prato junto com legumes e um molho de cranberry (cranberry sauce). Ah, o stuffing pode ser encontrado já pronto nos supermercados, mas é comum as pessoas fazerem a sua própria receita.

E é claro que não podemos esquecer do gravy, o molho que vem dar o toque especial no peru, deixando ele molhadinho e com ainda mais sabor!

Stuffing do thanksgiving
Thanksgiving stuffing. Foto: Guia do Estrangeiro

Os preparativos para a refeição começam cedo e as comidas são feitas com ingredientes da estação, o outono. Nas receitas há sempre maçã, cranberry (em português se chama oxicoco), abóbora, milho etc. O jantar é um banquete, propositalmente farto e delicioso. Os principais pratos típicos são:

  • Turkey, o peru, que é o prato principal
  • Stuffing, enchimento do peru, é feito com pão de milho que na verdade tem uma textura mais de bolo que pão
  • Gravy, molho de carne, é um caldo feito da carne do peru e vários outros temperos
  • Mashed potatoes, o bom e velho purê de batatas
  • Brussel sprouts, couve de bruxelas
  • Green beans, vagem 
  • Cranberry sauce, molho de cranberry (frutinha vermelha)
  • Apple pie, torta de maçã 
  • Pumpkin pie, torta de abóbora 
  • Bread, pão

A decoração da mesa é feita com as cores e elementos da estação: alaranjado, amarelo, marrom e vermelho, abóboras, flores e velas para criar um ambiente aconchegante.

jantar no Dia de Ação de Graças (thanksgiving)
Decoração de outono na mesa do jantar do Dia de Ação de Graças (thanksgiving)

Passar o thanksgiving nos Estados Unidos: uma imersão na cultura norte-americana

Durante o meu intercâmbio nos Estados Unidos como au pair, eu pude ter duas experiências totalmente diferentes de um thanksgiving nos Estados Unidos. Com a primeira família, as celebrações do dia de ação de graças eram tão importantes quanto o natal. Eles sempre chamavam pessoas da família e amigos para fazer uma grande ceia. Nessa ceia, cada pessoa trazia um prato já pronto de casa para que fosse preciso apenas esquentar. Já os donos da casa ficavam responsáveis pelo peru, a estrela da festa.

Essa foi uma experiência bem agradável, o ambiente era bem familiar e todas as pessoas ajudavam. Era ótimo ver como todo mundo estava feliz por estar participando, por estarem juntos. E este é o símbolo do thanksgiving: dar graças pelas pessoas que amamos e pelas conquistas que tivemos durante o ano. Durante o thanksgiving nessa família, eu me senti como parte da família e também fui inclusa nos votos de thanksgiving.

Já na segunda família, esse foi um dia bem estranho. Para mim foi como um dia normal pois eu estava trabalhando. Apenas no momento da ceia é que fui junto com a família até a casa de uns amigos que estavam sendo anfitriões naquele ano. Eu continuaria trabalhando pois estava responsável em cuidar das crianças.

Nesse jantar eles fizeram uma “mesa das crianças” e a au pair deveria comer com as crianças. Nem preciso dizer que mal consegui comer pois as crianças não paravam quietas e quando eu finalmente consegui chegar perto da ceia, não tinha praticamente nada mais. Não vi nenhuma tradição e aliás, tiveram alguns desentendimentos e acabamos indo embora logo. Acho que se ficamos mais de 1h no total, foi muito. Ainda bem que a minha primeira experiência foi positiva e eu pude viver esse momento da cultura norte-americana, porque valeu muito a pena.

Tradições da ceia de ação de graças

Antes de começar a ceia, todos à mesa dizem os motivos pelos quais eles são gratos. Todo mundo deve falar, nem que seja apenas um motivo. Isso faz parte da tradição e todos ficam curiosos em saber qual ou quais serão os seus motivos. Nesse dia é comum as pessoas passarem um bom tempo à mesa conversando, botando o papo em dia.

Outra fato interessante é que a ceia pode durar várias horas, tendo várias “retomadas às atividades”. É comum as pessoas comerem, fazerem uma pausa e sairem para dar uma caminhada por exemplo e depois voltarem. Nem todo mundo come as sobremesas ao mesmo tempo, cada um vai no seu ritmo.

O que eu achei das comidas típicas do thanksgiving

Além do peru e das mashed potatoes, tem também os seus acompanhamentos que podem ser legumes variados. O molho de cranberry é outro integrante da ceia que não pode faltar para muitas pessoas. Esse é aquele tipo de comida que você gosta ou detesta – não tem muito como ter um meio termo. Particularmente, não aprovei o molho de cranberry.

Um ponto importante da ceia, são as sobremesas. As sobremesas como torta de abóbora e torta de chocolate estão entre as preferidas. Praticamente todos os jantares de thanksgiving vão ter uma dessas duas tortas ou, na maioria dos casos, as duas. Mesmo que uma torta de abóbora possa não parecer algo apetitoso, é melhor você largar o preconceito de lado e provar. Você pode se surpreender com o que vai encontrar!

Diferentes formas de preparo do peru (turkey)

O carro-chefe do dia de ação de graças americano é o peru, como já citei anteriormente. É interessante saber que cada região dos Estados Unidos tem o seu próprio jeito típico de preparar o peru do thanksgiving. Existe a forma tradicional, levando ao forno como conhecemos, e também a forma frita. Sim, existe uma forma de colocar aquele peru enorme dentro de um caldeirão de óleo quente. O tempo de cozimento de um peru de tamanho médio gira em torno de 35-40 minutos.

Esta forma de preparo é bem trabalhosa, pois é necessário ter os materiais necessários e também ter experiência para realizá-lo. Nem preciso mencionar que fazer este tipo de preparo sem ter a menor experiência é muito perigoso, pois estamos lidando com litros e mais litros de óleo quente. Porém, muitas pessoas afirmam que esta forma de preparar o peru é a mais saborosa, deixando a carne mais macia e suculenta. Infelizmente não posso dar minha opinião pois não tive a oportunidade de provar o peru frito.

Promoções da black friday

Um momento esperado do feriado de thanksgiving, é a black friday. Depois de uma boa ceia, o próximo passo é esperar pelas liquidações e garantir os presentes de natal antecipados. É comum as pessoas fazerem filas nas lojas durante a madrugada para conseguir entrar nas lojas e pegar o maior número de produtos. Entretanto, para evitar tumultos, as lojas tem reduzido a quantidade máxima por pessoa, principalmente para os produtos mais procurados. Vale lembrar que as promoções nos Estados Unidos costumam ser realmente tentadoras e os preços são realmente mais baixos do que de costume.

Quem não quer enfrentar filas e tumultos, acaba optando por esperar a cyber monday e comprar o que ainda estiver disponível pela internet. Uma super dica para quem está no Brasil é aproveitar as promoções de Black Friday na Amazon, onde você pode encontrar produtos com até 60% de desconto e frete grátis para os assinantes Amazon Prime.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

3 comentários

Antonio Carlos 23 de fevereiro de 2016 - 17:56

Boa Tarde, adorei as dicas e parabenizo pelo idéia, entretanto gostaria de tirar uma dúvida na frase “A história (ou lenda) que me contaram foi que nos primórdios da colonização dos Estados Unidos, em 1921, na cidade de Plymouth” fiquei em dúvida no ano…não seria em 1821, acredito que não se aplicar colonização em 1921 mas como não sou bom em história talvez esteja certo….abraços e sucesso com site

Reply
Drieli Luz 3 de março de 2016 - 11:29

Oi Antonio, obrigada pela observação, a data correta vai bem mais longe, é 1621 na verdade 😀 Já consertei, obrigada mais uma vez! Abraços! 🙂

Reply
wallace 16 de outubro de 2018 - 21:19

Muito bom!

Reply

Deixe um Comentário 🙂