Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos

O Dia de ação de graças, em inglês é Thanksgiving Day, é um dos meus feriados norte-americanos favoritos junto com o halloween e o natal. Essa data comemorativa é principalmente celebrada nos Estados Unidos (mas também no Canadá, em outra data), tem uma origem curiosa e é uma ótima representação da cultura e culinária americana.

O Dia de ação de graças é celebrado nos Estados Unidos sempre na última quinta-feira de Novembro. Ou seja, não tem um dia fixo. Esse ano, o thanksgiving será no dia 28 de novembro de 2019.

Peru do thanksgiving nos Estados Unidos

Peru assado, receita do Thanksgiving

História

A história (ou lenda) que me contaram, foi que nos primórdios da colonização dos Estados Unidos, em 1621, na cidade de Plymouth, Massachusetts ocorreu a primeira festa de thanksgiving. Conta-se que no ano anterior, quando os primeiros colonos vieram da Inglaterra, eles enfrentaram um inverno muito rigoroso. 

O frio intenso fez metade deles morrerem por não terem conseguido uma boa colheita para sua subsistência. Nessa época de desespero, eles foram ajudados por índios que viviam lá e por isso muitos sobreviveram. 

Assim, no ano seguinte, com o sucesso da colheita e fartura eles fizeram uma festança para comemorar. Essa festa durou três dias de caça, comilança e outras diversões em gratitude pela boa colheita e para o banquete, eles convidaram os índios que lhe salvaram a vida no ano anterior.

Ou seja, o feriado foi criado como um dia de agradecer a benção pela colheita. Nos dias de hoje, como os tempos mudaram e não é comum viver da sua colheita, a tradição virou agradecer ao que temos em geral. Seja nossa família, amigos e ao que alcançamos de bom nas nossas vidas no ano que se passou.

historia do Dia de Ação de Graças (thanksgiving)

O Jantar do Dia de Ação de Graças

Na minha experiência, essa tradição pareceu tão importante quanto o Natal. Ou seja, o thanksgiving é um dos feriados americanos mais importantes do ano. Nós não temos o dia de ação de graças no Brasil porque essa data está intimamente ligada às raízes dos Estados Unidos.

Os preparativos para a refeição começam cedo e as comidas são feitas com ingredientes da estação, o outono. Nas receitas há sempre maçã, cranberry (em português se chama oxicoco), abóbora, milho etc. O jantar é um banquete, propositalmente farto e delicioso. Os principais pratos típicos são:

  • Turkey, o peru, que é o prato principal
  • Stuffing, enchimento do peru, é feito com pão de milho que na verdade tem uma textura mais de bolo que pão
  • Gravy, molho de carne, é um caldo feito da carne do peru e vários outros temperos
  • Mashed potatoes, o bom e velho purê de batatas
  • Brussel sprouts, couve de bruxelas
  • Green beans, vagem 
  • Cranberry sauce, molho de cranberry (frutinha vermelha)
  • Apple pie, torta de maçã 
  • Pumpkin pie, torta de abóbora 
  • Bread, pão

A decoração da mesa é feita com as cores e elementos da estação: alaranjado, amarelo, marrom e vermelho, abóboras, flores e velas para criar um ambiente aconchegante.

jantar no Dia de Ação de Graças (thanksgiving)

Decoração de outono na mesa do jantar do Dia de Ação de Graças (thanksgiving)

3 comments

  1. Antonio Carlos 23 fevereiro, 2016 at 17:56 Responder

    Boa Tarde, adorei as dicas e parabenizo pelo idéia, entretanto gostaria de tirar uma dúvida na frase “A história (ou lenda) que me contaram foi que nos primórdios da colonização dos Estados Unidos, em 1921, na cidade de Plymouth” fiquei em dúvida no ano…não seria em 1821, acredito que não se aplicar colonização em 1921 mas como não sou bom em história talvez esteja certo….abraços e sucesso com site

    • Drieli Luz 3 março, 2016 at 11:29 Responder

      Oi Antonio, obrigada pela observação, a data correta vai bem mais longe, é 1621 na verdade 😀 Já consertei, obrigada mais uma vez! Abraços! 🙂

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: