Como é o Halloween nos Estados Unidos?

Halloween ou Dia das Bruxas é um tradição norte-americana conhecida no mundo todo. Eu vou contar algumas curiosidades e um pouco sobre a minha experiência nos 2 anos (e 2 halloweens) em que morei nos Estados Unidos.

abóboras decoradas halloween nos Estados Unidos
Abóboras decoradas por kids para o halloween. Foto: Guia do Estrangeiro

O que é o halloween?

A história do halloween é bem longa, mas para resumir, o dia das bruxas atual tem como origem tradições célticas, com raizes pagãs, onde relembravam dos antepassados mortos. Ele é comemorado todo o ano no dia 31 de outubro.

Os pratos típicos do dia das bruxas, assim como o banquete do Dia de ação de graças são feitos com ingredientes da estação: torta de maçã, torta de abóbora, cookies e doces em geral.

A brincadeira mais legal de fazer com as kids é assustá-las com as decorações! 😀 Outras brincadeiras para crianças: Apple bobbing (pesca de maçã) uma tradição centenária de outono, pumpkin carving (escultura de abóbora​​) e claro: se fantasiar!

Curiosidades sobre o halloween nos Estados Unidos

As preparações começam assim que chega o outono e a paisagem toda muda. O outono nos Estados Unidos começa dia 21 de setembro, as árvores ficam multicolores, vermelho, amarelo e alaranjado e é impossível não se apaixonar.

folha de outono
Folha no outono nos Estados Unidos. Foto @drieliluz

​No meu primeiro ano nos Estados Unidos eu esperava ansiosamente pela noite do 31 de outubro. Não importa aonde você vá, desde as casas decoradas na sua rua, os bares, shopping, supermercado, starbucks estão todos no clima dessa data comemorativa.​​​​​​

Várias casas e comércio ganham decorações assustadoras e você fica cada dia mais ansiosa pelo famoso dia 31. É legal passear pelos bairros e admirar e tirar foto das casas decoradas. Eles são muito criativos!

Casa monstro decoração halloween

Casa decorada para o halloween. Foto: Guia do Estrangeiro

Trick or treat, doces ou travessuras

Quando você é au pair nos Estados Unidos você vai muito provavelmente participar dessa tradição. Depois da janta, por volta das 20h, é hora de preparar as crianças para o trick or treat. Algum tempo depois, maquiagem, fantasia e pequeno balde, sacola ou cesta porta doces em mão, é hora de partir para a rua do bairro.

O que ocorre é exatamente como mostra nos filmes, as kids vão de porta em porta dos vizinhos (que elas muitas vezes já conhecem), falam "trick or treat" e ganham doces. Umas horas depois elas voltam para casa super ultra hiper contentes por todo os doces arrecadados.

Mas se você pensa que elas comem doces até dizer chega está enganad! As kids não podem comer nenhum doce antes de chegar em casa e os pais inspecionarem os doces, por segurança. Depois disso, eles comem 1 ou 2 e em seguida é hora de dormir. E na verdade são os pais que comem os doces hahaha você ja viu aquela série de videos do Jimmy Kimmel?

Brincadeira, os pais pegam sim os doces mas liberam um pouco de cada vez. 

Doces de halloween
Lot do halloween 2011. Foto: @drieliluz

O legal de ser au pair é que as crianças vão dormir e você como é “adulta” pode continuar com o trick or treat pelo fim da rua, bairro e até na cidade inteira se vc quiser! Você continua onde tiver crianças maiores e ninguém vai desconfiar porque imaginam que você é au pair (melhor disfarce).

​​Nos halloweens, eu ganhei tanto, mas tanto doce, que durou até a páscoa, e depois na páscoa você ganha mais chocolate, que dura até o halloween… ou seja, infinity candy.​

Doce dos dia das bruxas
Lot do halloween 2012. Foto: @drieliluz

Fazenda de abóboras 

As fazendas de abóbora são uma fofura. Elas normalmente ficam afastadas da cidade então é preciso chegar de carro. Corn maze, labirinto de milho, apple picking, que é colher maçã e a feira de produtos locais e da temporada, como abóboras (de todos tamanhos, cores e tipos), biscoitos, artesanato, etc.

É muito legal para crianças e adultos, principalmente estrangeiros que nunca viram isso antes e provavelmente nunca viram nem mesmo uma árvore de maçã! É diversão garantida.

Haunted farm (fazenda mal-assombrada)

No meu primeiro ano nos Estados Unidos, juntamos as amigas e fomos em uma haunted farm que se chama The Bates Motel. Nunca vou esquecer essa noite… o lugar fica afastado da cidade, uma fazenda em que diferentes áreas são decoradas e transformadas em atrações pra te dar medo. Tipo a casa mal-assombrada, o cemitério e a haunted hayride.

Vou contar um pouco sobre a haunted hayride… você fica em uma fila (claro, como em todos os parques de diversão) esperando a sua vez para subir na parte traseira do caminhão que te leva pra famosa floresta. A parte traseira é aberta, no chão tem um monte de palha e você senta aonde e como puder. O caminho começa tranquilo, tem as luzes da fazenda e vai ficando pouco a pouco mais escuro, só com a luz da lua mesmo (se você tiver sorte de não estar nublado). 

No caminho você começa a escutar barulhos suspeitos, tipo começa bonitinho com as corujas, em seguida lobos e depois gritos e barulhos assustadores, tipo correntes, guilhotina, etc. Dai do nada fica tudo quieto, só escutamos o barulho do motor do caminhão. Todo mundo fica quieto esperando acontecer algo né.  E é ai, que o bixo pega, literalmente hahaha um bixo (ator), sobe no caminhão, todo mundo já pira, mas quando você pensa que tava ruim, fica pior, ele liga a serra elétrica! AAAAA Nesse momento que você se pergunta pq vc pagou 35 dólares para estar ali, quem paga para sofrer??? Você. Você se esgoela de medo, começa a cogitar de pular pra fora do caminhão. Quando você não sabe mais o que fazer para salvar sua vida (se passaram apenas 15 segundos viu…) ele desce do caminhão e tudo fica tranquilo de novo.

Escolha da fantasia

Na semana anterior, sai com as amigas para encontrarmos as fantasias. Algumas lojas vendem fantasias não muito caras, cerca de 20 dólares. No primeiro ano eu me vesti de gangster e vampira e no segundo de piloto de formula 1 e nerd. Lembrando que a maioria das fantasias para mulheres são super curtas e “sexy”, precisei provar várias até escolher aquela que eu me senti mais confortável.

É importante lembrar que o outono nos Estados Unidos é frio, uns 10 - 15° C. Do tipo que as fantasias com pouco pano não ajudam em te manter quente, de qualquer jeito vai precisar de um casaco por cima. Ou seja, só vão realmente ver sua fantasia dentro da festa depois que tirar o casaco haha

Fantasia de vampira

Festa de Halloween

Se tem um época que eu gostaria de voltar para visitar os Estados Unidos é no outono. Primeiramente porque tudo fica muito mais lindo com as cores dessa estação. O look com cachecol, meia-calça, botas e boinas é meu preferido. Mas principalmente, por que é quando tem as festas de halloween!

Festa de halloween nos Estados Unidos
Cadê o Waldo?

Primeiro ano: Halloween 2011

Como eu tenho muita sorte começou a nevar, tipo NUNCA neva em outubro, mas em 2011 nevou. Eles chamam esse fenômeno de snowtober (snow + october :D). Qual a influência disso no meu primeiro e muito esperado dia das bruxas? Basicamente ninguém te deixa dirigir na neve se o carro não for 4x4, então fomos pra casa de uma amiga para irmos todas no seu carrão 4x4 jeep da hora. Quando todas chegaram, entramos no carro e pronto, o carro não funcionou...

Segundo ano: Halloween 2012

Tava vindo um furacão para Philly mas e daí né? Vamos festar e voltar pra casa antes do furacão chegar no dia seguinte ué, tranquilo… fomos pra festa super legal perto do rio Delaware. Eu fui dirigindo levando as zamigas pra festa por que era meu dia de não beber. Festamos, com astronautas, bruxas, o Elvis, índios e tudo o mais. Deu 2h da manhã, hora de voltar pra casa, vamos em direção ao estacionamento na beira do rio, maior ventania já, o rio todo turbulento. Eu penso, nossa vou pegar o carro e vazar daqui ligeiro. Chegamos no carro, cadê a chave? o.O Estava ruim por que eu perdi a chave, mas o pior é que tinha um furacão vindo e o mais pior de ruim (eu sei que tá errado) é que o carro tava na BEIRA do rio que podia começar a ALAGAR a qualquer momento...

Conclusão: Se for festar no halloween nos Estados Unidos lembre-se, não dirija, pegue um táxi! yes

Leave a reply