Vale do Loire: Castelos de Chambord, Amboise, Cheverny e Chenonceau

O Vale do Loire é uma região na França mundialmente famosa por causa da concentração de castelos. São 2450 no total! 😊 Quando fui, em um final de semana, deu tempo de visitar 4: Amboise, Chenonceau, Cheverny e Chambord. Descubra um pouco mais sobre esses castelos!

vale do loire castelo amboise

Château d'Amboise no Vale do Loire. Foto: @drieliluz

Como chegar ao Vale do Loire saindo de Paris

O Vale do Loire não fica longe de Paris, apenas 3h de carro o que torna possível visitar até mesmo em daytrips. Só que como existem tantos castelos lindos para conhecer, resolvemos alugar um carro, um airbnb e viajar no final de semana.

Na sexta-feira depois do trabalho, passamos em casa para buscar as malas e fomos direto para a agência de aluguel de carro. Quando pegamos nosso carro, o gps não funcionava (tinha uma mensagem de erro do tipo “insira o cartão de memória”). Então fomos reclamar para trocar de carro. O atendente insistiu para que continuássemos com o carro e que eles dariam um grande desconto no aluguel. Só que nós já viajamos várias vezes sem gps e pode ser cansativo e até perigoso, quando o telefone cai, buga, etc… então insistimos por um novo carro com gps (como havíamos contratado) e ponto final! Só que o único carro disponível com gps era uma mercedes! Eu nem sei qual o nome do modelo, mas ela era linda!

Carrinho alugado

Dica do dia: sempre exija seus direitos! 🙂 Foto: Guia do Estrangeiro

Saímos de Paris com classe (por causa do upgrade na agência de locação :D) sexta a noite direto para o airbnb no pequeno vilarejo. No dia seguinte de manhã, partimos para visitar os primeiros castelos.

Visita ao Castelo de Chenonceau

Escolhemos visitar o Castelo de Chenonceau primeiro pois era o que ficava mais longe. A visita foi perfeita! Chegamos de manhã por volta das 10h, compramos os bilhetes de entrada e não ficamos nem 5 minutos na fila. Tudo bem organizado.

Jardim Castelo Chenonceau

Jardim do Castelo de Chenonceau. Foto @drieliluz

O castelo é incrível, com uma parte construída sob o Rio Cher, com suas obras de artes, detalhes em cada canto, jardim maravilhoso e muito bem cuidado.

castelo de chenonceau rio cher e barco

Castelo de Chenonceau sob o Rio Cher. Foto Guia do Estrangeiro

O interessante sobre o Castelo de Chenonceau é que ele foi construído, renovado, ampliado sempre por mulheres.Por causa disso, ele foi apelidado de Castelo das Damas (le château des Dames, em francês).

Segunda parada no Vale do Loire: o Castelo de Amboise

O Castelo de Amboise fica a apenas 20 minutos de distância de carro do Castelo de Chenonceau. Amboise é um castelo construído nas margens do rio Loire, mas bem no alto. Lá de cima dos jardins do castelo se tem uma linda vista panorâmica da pequena  cidade de Amboise. Uma curiosidade é que o pintor Leonardo da Vinci morou no domínio do castelo de Amboise durante seus últimos anos de vida.

 

Jardim

Jardim do Castelo de Chenonceau. Foto @drieliluz

Castelo de Cheverny e seu canil

No domingo, e último dia de viagem, começamos o dia cedo para visitar mais dois castelos. O primeiro foi o Castelo de Cheverny.

Castelo de Cheverny

Castelo de Cheverny. Foto @drieliluz

O Castelo de Cheverny tem uma arquitetura mais simples que os outros porém, a decoração interior é mais caprichada.

O que tem de mais curioso nessa castelo é o seu canil com centenas de cães da mesma raça (um cruzamento entre Fox Hound inglês e o Poitevin francês). O canil existe desde 1850. Outro fato sobre o castelo é que ele foi inspiração para o castelo da história de quadrinhos do Tintin. E por isso tem uma exposição permanente sobre o Tintin no domínio do castelo. 

Castelo de Chambord: para fechar com chave de ouro

Eu já tinha ouvido falar e visto fotos do Castelo de Chambord pela internet. Quando estávamos chegando no domínio do castelo de carro, conseguimos avistá-lo de longe e daí eu entendi tudo. O castelo é simplesmente magnífico e imagino que deve ser considerado por muitos como o mais bonito do Vale do Loire! Eu deixo aqui algumas fotos que falam por elas mesmas:

Castelo de Chambord

Castelo de Chambord. Foto @drieliluz

Visitar o Vale do Loire é um passeio encantador com a promessa de final de semana repleto de história e beleza. Fazendo as contas, ainda me faltam 2446 castelos para visitar 😀 E por isso, pretendo voltar em breve! E você? Qual seu castelo favorito?

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: