Mulher segurando macaron entre os dedos
Home Morar no ExteriorVida na EuropaCuriosidades da Europa 8 Doces franceses que você deve experimentar

8 Doces franceses que você deve experimentar

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 julho 2022 por Suellen Kyl

Os doces franceses vendidos nas boulangeries e pâtisseries são de dar água na boca, mas é claro que não dá pra provar todas de uma só vez. Pensando nisso, o Guia do Estrangeiro criou uma seleção com os doces franceses famosos que você não pode deixar de provar. Alguns deles você pode aprender a fazer aqui mesmo no nosso site. Confira todas as nossas receitas de doces franceses.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Torta coberta com morangos

Foto: Unsplash por Reuben Mcfeeters

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Os doces franceses que você deve experimentar

Você é amante de chocolate ou prefere um creme? Saiba que tem doces para todos os gostos. Qual deles você já experimentou ou quer experimentar?

1. Canelés Bordelais (ou cannelé)

Canelé cortado ao meio

Foto: Pixabay por ryokouruma

Esses doces franceses com cara de mini flan estão sempre presentes nas confraternizações na França. Com um interior mais macio sabor baunilha e o exterior mais durinho, difícil mesmo é comer só um. São fáceis de serem preparados, o diferencial é não errar no tempo de cozimento ao forno.

O cannelé ou canelé é uma especialidade francesa da região de Bordeaux. Ele pode ser consumido a qualquer hora do dia, desde o café da manhã até o jantar. Com um cafézinho então, é uma delícia.

2. Tartelette

Tartelettes com amoras

Foto: Pixabay por virin000

Tartelette é como chamamos as tortinhas em porção única. Podem ser tanto salgadas como doces, mas nesse caso falaremos apenas das doces. A tartelette é formada por uma crosta durinha que vira uma forma, dando base à torta.

Essa crosta é recheada com um creme de baunilha levemente amendoado, uma calda de frutas e finalizando por uma camada de frutas frescas (morangos, mirtilos, framboesas). A escolha das frutas depende da época do ano, sendo mais comum utilizar frutas da estação.

3. Opéra

Pedaço do bolo opéra

Foto: Pixabay por takedahrs

 

Uma opção para quem não dispensa um bom chocolate e café. A base desse bolo é uma fina camada amendoada crocante, coberta por uma camada de creme de café amanteigado, ganache de chocolate, coberta por chocolate.  O interior é feito de pão-de-ló (joconde em francês).

4. Tarte au citron meringuée

Torta de limão com merengue

Foto: Pixabay por la-fontaine

 

Um clássico da culinária francesa, a tarte au citron é composta por uma crosta crocante recoberta por um creme de limão e um merengue. Os amantes de frutas cítricas vão adorar.

5. Macaron

Mulher segurando macaron entre os dedos

Foto: Pixabay por silviarita

 

Um dos doces franceses mais populares dos últimos tempos, os macarons tem feito a sua fama no mundo todo. Sabe aquele doce francês pequeno, redondo e recheado que todo mundo fala? Eles vem em todas as cores, e sabores e não são nem um pouco baratos.

Se você for à Paris, na Champs-Elysées você vai encontrar a loja dos macarons mais famosos do mundo, a Ladurée. Só é preciso dedicar tempo e paciência, pois a fila de espera é longa.

6. Paris Brest

Doce francês Paris Brest

Foto: Pixabay por PrivetFrance

 

Este doce foi criado em 1910 para comemorar o circuito de bicicleta que fazia o trecho Paris-Brest e se tornou rapidamente popular. O doce é composto de uma massa bem leve e aerada em forma de rosquinha (pâte à choux), com um recheio de creme de baunilha e coberto com amêndoas. Existe de todos os tamanhos.

7. Éclair

Vários éclairs de chocolate um doce francês

Foto: Unsplash por Didi Miam

Conhecido no Brasil por Bomba, o éclair é uma massa leve recheada com um creme de chocolate ou café, coberta por um glacê de chocolate ou caramelo. Não dá pra resistir.

8. Mille-feuille

Bolo francês mil folhas

Foto: Pixabay por lucilaturqueto

 

Este bolo é dos deuses! Ele é uma mistura de uma massa bem fina e crocante (massa folhada) e um creme de baunilha. A cobertura é uma fina camada de açúcar de confeiteiro, o que deixa o bolo um pouco mais doce (o creme de baunilha não é muito doce).

O mille-feuille é fácil de ser preparado na França, pois basta comprar alguns rolos de massa folhada que são vendidos no mercado, assar e preparar o creme para o recheio. Na França um rolo de massa folhada não chega a 2 euros. Isso é ótimo porque a preparação caseira da massa folhada pode ser bem longa e nem sempre dá certo.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

2 comentários

Sonua 11 de março de 2018 - 22:39

Quero receber suas receitas

Reply
Suellen Kyl 12 de março de 2018 - 20:01

Olá Sonia,
Você pode nos seguir adicionando o seu email no menu que se encontra no lado direito da página. Assim você receberá todos os nossos posts.
Um abraço.

Reply

Deixe um Comentário 🙂