Home Receitas do MundoEuropa Como fazer macaron perfeito, a receita francesa

Como fazer macaron perfeito, a receita francesa

by Suellen Kyl
Atualizado em 7 maio 2022 por Suellen Kyl

O macaron é uma espécie de bolinho recheado, originalmente criado na Europa na idade média. Derivado do merengue, o macaron é uma delícia para ser saboreada em qualquer hora do dia e pode ter uma infinidade de sabores e cores, agradando todos os paladares.

Apesar de ser uma receita que demanda paciência e dedicação, é possível sim fazê-la em casa e obter um ótimo resultado. Preparado para se lançar à esta aventura?

Macaron caseiro

Como surgiu o macaron

A história do macaron data de muito tempo atrás, lá na idade média. Assim, ele teria a sua origem na Itália e teria surgido na França no começo do século XVII. Durante muito tempo, os macarons eram compostos apenas das cascas sem nenhum recheio. Apenas em 1830 é que macaron passou a ser recheado com geléias e outros cremes, tornando-se o que conhecemos hoje.

Quer conhecer mais da gastronomia francesa? Aprenda a preparar croissant, outro clássico da culinária francesa.

Descubra o método cardápio versátil

Diminua o desperdício de comida e melhore a sua qualidade de vida aprendendo a organizar cardápios fáceis e práticos. Alimente-se de forma equilibrada e saudável mesmo sem ter experiência na cozinha. Conheça os segredos do planejamento, preparação e conservação de alimentos de forma eficiente para comer bem todos os dias. Invista em você!

Como fazer macarons perfeitos

Fazer macarons perfeitos exige paciência e um preparo muito cuidadoso da massa para que ela fique no ponto. Colocar muitos ingredientes úmidos ou muitos ingredientes secos pode interferir no resultado final. Siga a risca a quantidade de ingredientes usando uma balança de precisão. Muito importante também é não fazer substituições: se algum ingrediente faltar em quantidade, pense em dividir em 2 a receita ao invés de compensar com outro ingrediente.

Se a massa ficar muito líquida, os macarons poderão ficar achatados e não formarem a collerette, que é a parte de baixo das casquinhas. Uma bela collerette faz toda a diferença no visual final dos macarons (ela é formada logo no início do cozimento). Outro ponto importante é caprichar no merengue que deve estar no ponto. O merengue que usamos na receita abaixo é o merengue italiano, um merengue um pouco mais complicado de fazer mas que garante um melhor resultado e menores chances de errar na textura da massa.

Macarons no ponto certo

Diferentemente de outras receitas, o macaron é um doce que deve ser preparado com antecedência para que seu gosto seja ainda melhor. Por exemplo, você pode separar as claras das gemas um dia antes e guardá-las na geladeira em um recipiente hermético para que elas percam um pouco da viscosidade.

Outro ponto é deixar os macarons “descansarem” antes de levá-los ao forno. Esta etapa é importante para que a collerette se forme e evitar que a parte de cima das casquinhas rachem. Espere o tempo necessário para que esta pequena crosta se forme de maneira uniforme para que os macarons tenham uma bela casquinha lisa.

Depois de rechear os macarons, leve-os à geladeira por 24h a 48h. Este tempo os macarons poderão amadurecer e ficarão com a textura e gosto perfeitos! Se você provar os macarons logo depois prepará-los, a textura não vai ser muito agradável pois será um pouco grudento.

Sobrou macaron? Congele!

Isso mesmo, os macarons podem ser congelados. Tanto as casquinhas sem recheio como os macarons já congelados. No entanto, o melhor é congelar apenas as casquinhas e rechear depois para a ganache não perder o sabor. Você pode recheá-los logo que tirar do congelador e deixar eles descongelarem naturalmente. Não é uma maravilha poder comer um delicioso macaron sempre que tiver vontade?

Dicas para preparar um delicioso macaron

  • Torrar a farinha de amêndoas não é um passo obrigatório, mas é recomendado pois isso faz com que o sabor das amêndoas fique mais evidente
  • Os ovos podem ter diferentes tamanhos, logo as claras podem estar em menor ou maior quantidade. Por isso o recomendado é separar as claras das gemas e pesar as claras até obter a quantidade necessária
  • Obter uma mistura fina e peneirar os ingredientes é essencial para obter a textura ideal. Não deixe esta etapa de lado.
  • Prefira os corantes em gel aos corantes líquidos. Além de ser necessário uma grande quantidade dos corantes líquidos, eles podem alterar a consistência da massa e também vai ser necessário uma grande quantidade de corante para obter uma bela cor.
  • Quanto maior o diâmetro do macaron, mais longo é o tempo no forno.

Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!

Como fazer macaron

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

Aprenda a preparar deliciosas guiozas | Guia do Estrangeiro 16 de fevereiro de 2016 - 19:27

[…] Leia também: Aprenda a fazer uma deliciosa receita de macarron […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂