Dúvidas ao chegar na França: coisas estranhas

by Suellen Kyl

Várias dúvidas ao chegar na França devem ter passado pela sua cabeça. Um país novo, com uma cultura diferente e também objetos do cotidiano que antes não faziam parte do seu repertório. Você deve ter se deparado com alguns objetos curiosos e situações estranhas. Você lembra delas?

Capa de edredon francesa, como funciona?

Dúvidas ao chegar na França

Olhando para este pedaço mais comprido de tecido num primeiro momento, pode não fazer sentido nenhum mas existe uma utilidade. Além de fazer perder mais tempo para colocar a capa no edredon, claro. A parte comprida vai pra baixo do colchão nos pés da cama, assim você não corre o risco de acordar com os pés descobertos ou ficar com o edredon arrastando no chão.

Nem vou comentar que quando vi esta capa pela primeira vez, achei que fosse uma espécie de capa para colchão e só depois fui entender para quê servia. Aliás, eu até cheguei a vestir no colchão e depois tive que tirar tudo. Prefiro as capas de edredom tradicionais mesmo.

Como tomo banho com este chuveiro?

Dúvidas ao chegar na França

Em muitas casas na França, este chuveiro simplesmente não tem um suporte para segurá-lo na parede, o que obriga você a tomar banho com ele na mão. Pensando por outro lado, ele é até econômico, já que não tem como lavar os cabelos ou se ensaboar e segurar o chuveiro ao mesmo tempo. Assim você é obrigado a se molhar, desligar o chuveiro, passar o sabonete e ligar novamente para se enxaguar.

Um ponto positivo é que não precisa daquela duchinha que vêm nos chuveiros no Brasil que vivem estragadas. Bem mais prático para dar banho nas crianças com uma ducha de verdade.

Por que separar o toilete do chuveiro?

Dúvidas ao chegar na França

Quando fui ao banheiro na casa de um amigo francês pela primeira vez, achei muito engraçado ter apenas esse cubículo com o vaso sanitário. Discutindo com um francês sobre o assunto, eles acham muito conveniente ter o vaso sanitário separado da ducha. Porque se alguém estiver tomando banho você não precisa ficar esperando.

Ao mesmo tempo, muitos desses cubículos não tem a pia para lavar as mãos, o que acaba não sendo muito prático. Um costume francês que precisa ser melhorado.

Para que serve este aparelho elétrico?

raclette

Das dúvidas ao chegar na França que foi ao mesmo tempo triste e feliz. Quando fui passar o ano novo pela primeira vez na França, meu amigo disse que iríamos jantar um prato muito conhecido e muito apreciado pelos franceses, também um de seus favoritos. Quando chegamos vi algumas dessas máquinas na mesa e umas vasilhas cheias de batata cozida. Eu que estava esperando por uma ceia de ano novo fiquei bastante desapontada.

O aparelho era um aparelho para raclette. Com uma espécie de prancha na parte de cima que você pode deixar as batatas para não esfriarem ou dar uma fritadinha no seu presunto. Na parte inferior, você coloca o queijo de raclette para derreter e quando estiver pronto, você coloca sobre a sua porção de batata e voilà.

Meio de locomoção para todas as idades?

patinete

A febre do patinete marcou a infância de muita gente. Mas na França, patinete não é só um brinquedo de criança não. É também um meio de locomoção usado por todas as idades. É comum ver homens de terno usando seus patinetes nas calçadas. Também não resisti e resolvi entrar na onda do patinete e tenho que confessar que realmente é uma mão na roda.

Esta tábua de queijos antes da sobremesa?

queijos

Você comeu o aperitivo, a entrada, o prato principal. Já estava pronto para a sobremesa para fechar com chave de ouro o jantar. De repente você se depara com uma tábua de queijos e baguetes. A sobremesa só vem depois dos queijos.

Os queijos são realmente uma tradição na França. No menu da escola as crianças tem todos os dias uma porção de queijo. E quando não tem queijo, é iogurte na sobremesa.

Você também pode se interessar...

5 comentários

8 coisas que mais irritam em um hotel - Guia do Estrangeiro 29 maio 2016 - 15:02

[…] Leia também: Perguntas que você fez ao chegar na França […]

Reply
Opção de lazer (24 Velib') para fugir das inundações em Paris - Guia do Estrangeiro 4 junho 2016 - 13:50

[…] Veja também: Perguntas que você fez ao chegar na França […]

Reply
Opção de lazer para fugir das inundações em Paris - Guia do Estrangeiro 7 junho 2016 - 20:45

[…] Veja também: Perguntas que você fez ao chegar na França […]

Reply
Palavras em francês que confudem os brasileiros - Guia do Estrangeiro 21 julho 2016 - 21:52

[…] Leia também: Perguntas que você fez ao chegar na França […]

Reply
Enviar dinheiro para o Brasil de forma simples e rápida - Guia do Estrangeiro 27 julho 2016 - 12:50

[…] Confira também: Perguntas que você fez ao chegar na França […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂