Os 300 queijos franceses

by Drieli
Atualizado em 2 julho 2022 por Suellen Kyl

Os queijos franceses são mundialmente conhecidos e possuem uma boa reputação. Os franceses adoram queijos e tem muito orgulho deles, não é para menos! Eles possuem uma rica e célebre história e uma cultura profundamente enraizada em queijo, além de mais de 300 tipos de queijos diferentes.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

queijos franceses

Fromagerie em Paris (Loja de queijos)

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

Meus 3 queijos franceses preferidos

Eu adoro queijos! Mas tem uns que prefiro mais do que outros. Os queijos típicos franceses que eu mais gosto são:

1° lugar: Brie. Ele é um queijo francês de massa mole e crosta branca, tem um sabor neutro comparado com a maioria dos queijos. Significa que é fácil de saboreá-lo não importa a ocasião, prato ou vinho. Ele é macio e as vezes cremoso!

2° lugar: Tomme au truffe. Esse queijo francês prensado é feito com leite não-pasteurizado e trufas. Se você tiver a oportunidade, prove esse queijo. Não é todo mundo que gosta de trufas mas eu simplesmente acho irresistível. Seria meu queijo favorito se não fosse o fato dele ser tão caro haha

3° lugar: Roquefort. Esse tem um gosto bem típico. Ele é um queijo francês feito com leite de ovelha podendo ser feito com leite pasteurizado ou não pasteurizado. Não é qualquer um que curte. Já começa pela “cara” do queijo com os famosos fungos azuis. Não tem muito cheiro, mas o sabor é inconfundível.

Três famílias principais de queijos franceses

Os queijos franceses podem ser dividido em três famílias:

  • Queijos prensados (ou duros)
  • Queijos de pasta mole também chamados de queijos de massa mole (macios)
  • Queijos azuis

O queijo é tradicionalmente feito a partir de três tipos de leite:

  • Leite de vaca
  • Leite de cabra
  • Leite de ovelha

Pode ter duas origens:

Eles são divididos em queijos da fazenda (Fromages Fermiers) ou queijos fabricados industrialmente.

Queijos prensados

São todos feitos a partir do leite de vaca. Os mais conhecidos são o Cantal, Comté, Emmental e Mimolette. O emmental é bastante utilizado em massas e gratinados, como o suflê de queijo e quiche lorraine.

queijos franceses
Cantal
queijos franceses
Comté
queijos franceses
Emmental
queijos franceses
Mimolette

Queijos de pasta mole

Há literalmente centenas de queijos franceses macios, cada região tem as suas especialidades. Entre eles estão o Brie e Camembert. O camembert é um queijo francês de massa mole e sabor amendoado bem característico. Outro queijo de massa mole é o reblochon, utilizado na receita de tartiflette muito consumido no inverno.

queijos franceses
Brie
Camembert
Camembert

Queijos azuis

São todos feitos a partir de leite de vaca, com exceção do Roquefort, que é feito com leite de ovelha. Sua produção é mais elaborada e envolve a injeção de culturas de um fungo que lhe confere a cor e sabor característico. Ex: Roquefort, Bleu d’Auvergne, Bleu de Bresse.

Roquefort
Roquefort

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂