Conheça a basílica do sagrado coração de Paris

by Suellen Kyl

A basílica do Sagrado Coração de Paris (basilique du Sacré Cœur de Paris) está situada no topo do bairro de Montmartre, o ponto mais alto da cidade de Paris, no 18° arrondissement. A ideia da basílica surgiu em 1870 após a guerra Franco-Prussianano, como promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury caso a França sobrevivesse às investidas do exército alemão.

basílica do sagrado coração
Foto: Guia do Estrangeiro

Como surgiu a basílica do Sagrado Coração

A basílica do sagrado coração foi projetada pelo arquiteto Paul Abadie depois de vencer um concurso concorrendo com mais de 77 arquitetos. Infelizmente ele morreu em 1884 e não chegou a ver a basílica finalizada em 1919.

Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com três arcos, é adornado por duas estátuas de Santa Joana D’Arc e do Rei São Luís IX e o sino de dezenove toneladas, refere-se à anexação de Saboia em 1860.

Foi construída em pedra de travertino do Château-Landon, que fica na região Seine-et-Marne. Essa pedra dispersa cálcio e garante que a basílica continue branca mesmo com chuvas e poluição. No ápice da catedral há um mosaico que se chama Cristo em majestade, e é um dos maiores do mundo. A basilique du Sacré Cœur possui um jardim para meditação e uma fonte.

Como visitar a basílica do Sacré Coeur

A basílica é aberta ao público e recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, sendo um dos monumentos mais visitados na França (mais do que a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo). Ela possui o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de 80 metros de altura, e reserva uma vista espetacular de Paris.

basílica do sagrado coração
Foto: Guia do estrangeiro

Como chegar, tarifas e regras

É possível visitar a basílica das 6h da manhã às 22h30 sem pagar nada para entrar, mas é proibido o uso de câmera fotográfica e aparelho celular. Preste atenção para não usar roupas muito decotadas ou que mostrem muito o corpo para não ter a entrada recusada.

Você pode se arriscar e subir as escadarias (mais de 500 degraus) ou subir de elevador, pagando o valor de um ticket de metrô normal. O elevador funciona das 9h30 às 17h30.

Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018, Paris.

Metrô: Linha 2, estação Anvers ou linha 12 estação Abbesses

Ônibus: Linhas 30, 31, 80 e 85.

Um lugar de visitas e orações

É possível visitar a basílica durante as missas. Se você deseja assistir a uma missa, elas são realizadas regularmente nos seguintes horários:

  • De segunda à sexta: 7h, 11h15 (15h às sextas), 18h30 e 22h
  • Aos sábados: 7h e 22h
  • Aos domingos: 7h, 11h, 18h e 22h.

O grande órgão pode ser ouvido nas missas do sábado (22h) e domingo (11h, 18h e 22h).

Visitar a cúpula e a cripta da basílica do Sagrado Coração

Para ter uma vista ainda mais espetacular de Paris, você pode subir para visitar a cúpula e a cripta. São mais de 300 degraus à subir sem elevador disponível. O preço da visita pode variar, se situando em torno de 6 euros.

Atualizado em 13/03/2021

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂