Curiosidades sobre a França e o humor francês

Existem várias curiosidades sobre a França, um país que cativa pessoas no mundo todo. Entre elas, quantas vezes você já não ouviu durante uma discussão sobre nacionalidades que os franceses são arrogantes e mal educados? Ou então que são um povo esnobe, que não sabe acolher os turistas, detesta dar informação e não gosta de falar francês.

E assim como o estereótipo de que franceses não tomam banho, esses clichês se disseminaram e se tornaram mundialmente conhecidos. Será que é mesmo verdade?

curiosidades sobre a França

Franceses não são calorosos e acolhedores

Uma das curiosidades sobre a França que todo mundo sempre pergunta se é verdade ou não. A resposta? Bom, depende...

Nós, brasileiros, temos uma cultura muito acolhedora, gostamos da proximidade e do contato humano. Bom humor é um elemento do cotidiano e estamos sempre comemorando por tudo (às vezes até comemoramos em excesso). Os franceses são mais fechados, eles têm um jeito mais especial para se aproximar. É preciso dar abertura e incentivo à conversa.

Tive uma experiência recente na cantina do meu trabalho. A pessoa que valida os cartões era uma novata, bem séria e fechada. Eu não sei dizer bonjour sem dar um sorriso, então depois de alguns dias, percebi que ela começou a retribuir o meu bonjour com um sorriso. Decidi então soltar um ça va? e para a minha surpresa ela sorriu novamente, respondeu e devolveu a pergunta. Ao devolver o meu cartão com o ticket do dia, me desejou uma bom dia. Sabe quando você tem a impressão que uma simples pergunta fez toda a diferença para alguém? A sensação foi essa.

Aliás, um bonjour, ça va? (bom dia, tudo bem?) é a chave para uma aproximação e dá uma boa chance de que você seja bem tratado por colegas de trabalho.

Franceses são fechados e arrogantes

Algo natural do ser humano é sempre esperar receber algo, sem antes "dar" algo em troca. Não é todo dia que estou com vontade de puxar conversa, sorrir ou ser sociável. Tem dias que sou fechada e arrogante e nem percebo. Depois de um tempo morando na França, posso garantir que conheci muito mais franceses legais e interessantes do que fechados e arrogantes. E existe até as coisas que mais irritam os franceses que você deve uma hora ou outra ouvir eles falando a respeito.

É preciso aprender a respeitar os indícios que a outra pessoa passa durante uma interação. Quando a conversa não está fluindo, ou quando você vê que o outro não está interessado, é melhor não ficar insistindo. Isso pode ser encarado como um ponto negativo do ponto de vista de um turista, mas é preciso levar em conta que viver em Paris é um tanto complicado: trens lotados e atrasados, tráfego congestionado... O cérebro está sempre à mil pensando em caminhos alternativos para chegar ao trabalho, entre outras coisas do cotidiano...

A chave de tudo é: Seja gentil e educado ao pedir uma informação e escolha bem a sua "vítima". Tentar pedir informação para aquele homem de terno que está saindo do trem apressado (porque deve estar atrasado) não é uma boa ideia.

Franceses não gostam de dar informação e não sabem falar inglês

Diferente de algumas cidades no Brasil, se um francês não conhece o caminho para chegar onde você quer ir, ele vai certamente responder que não sabe ao invés de tentar dar uma resposta.

Logo quando cheguei em Paris, achava estranho quando eu falava de uma estação de metrô e sempre ouvia a pergunta "fica perto do quê?". Hoje em dia vejo que é realmente impossível ter o mapa de Paris na cabeça sempre que alguém pergunta sobre uma estação. Para não ficar perdido em Paris, aprenda como usar o metrô de Paris.

Uma das curiosidades sobre a França que mais incomodam os turistas é o fato dos franceses não falarem bem inglês. Muitos nem falam nada. Um grande problema é o sotaque francês quando eles falam inglês. É realmente forte e às vezes é praticamente impossível de entender de primeira. Uma dica: ao se aproximar de um francês para perguntar algo, comece com um bonjour ao invés de um hi, do you speak English? Para os franceses é agressivo e mal educado começar uma conversa sem nem antes cumprimentar.

Curiosidades sobre a França e a vida dos franceses

1- Na França as pessoas costumam sair de casa muito cedo, aos 18 ou 19 anos, quando vão para universidade. Isso é muito bom por um lado, pois ganham independência muito cedo. Porém, é visível o distanciamento que existe entre as famílias, que são menos ligadas e menos afetivas.

2- Os franceses desconhecem a nossa receita do pão francês. O pão que todos conhecem é a baguette!

3- Os franceses fumam muito! É bem normal ver jovens de 15 e 16 anos fumando durante o intervalo da escola. Na universidade também, durante os intervalos. É até estranho quando saímos com um grupo e de repente todos decidem fumar, quem não fuma acaba ficando de fora do momento "confraternização". Fumar é um momento de socialização e tem horas que você acaba se sentindo obrigado de ficar lá fora com os fumantes mesmo que você não fume.

4- Para entrar em uma boate na França geralmente é preciso estar muito bem vestido, de preferência não estar em um grupo grande e homem só entra acompanhado de mulher. Os seguranças podem simplesmente barrar alguém, não importando se essa pessoa está com amigos e será o único excluído. Conheça as melhores baladas de Paris.

5- O transporte público funciona muito bem, pelo menos nas grandes cidades. Os pontos de ônibus têm um painel informando quanto tempo falta de espera e até entradas USB para recarregar os aparelhos eletrônicos. Os metrôs e trens funcionam muito bem, exceto se acontece algum acidente ou incidente técnico. Saiba como usar o metrô de Paris.

6- Muitas pessoas preferem ir ao trabalho de bicicleta ou patinete, assim fazem um pouco de esporte e ainda evita a poluição saindo de carro ou de transporte público. O uso do patinete elétrico cresceu muito nos últimos anos. Saiba como alugar uma bicicleta em Paris.

7- A maioria dos franceses acham que os brasileiros falam brésilien ou espanhol e são os portugueses que falam português. Ok que é meio lógico, já que os espanhóis falam espanhol, os russos falam russo, os italianos falam italiano, os portugueses falam português... Quando me perguntam se no Brasil falamos brasileiro, eu jogo a pergunta de volta perguntando se em Toronto eles falam canadense. Geralmente respondem que não é a mesma coisa.

8- Os franceses são muito educados com as palavras e não com os gestos. falam pardon no metrô mas já chegam empurrando. Ou então dizem um désolé com ar de "desculpa mas agora sai do meu caminho que eu tenho mais o que fazer".

9- Os franceses são muito fechados. É muito difícil entrar em um grupo de amigos que se conhecem depois de 10 ou 20 anos. Eles não costumam "misturar" pessoas que acabaram de conhecer com os velhos amigos. Com exceção apenas das namoradas. E mesmo que você seja integrado ao grupo, volta e meia vai sempre se sentir meio excluído.

10- Paris fica praticamente vazia em agosto, pois quase todo mundo tira férias e viaja. Ótima dica para quem quer visitar a cidade sem a agitação normal do cotidiano. Veja ideias de passeios gratuitos em Paris.

Atualizado em 05/11/2020

Leave a reply