Os defeitos dos franceses mais irritantes

by Suellen Kyl

Todos nós temos defeitos, então vamos falar um pouco sobre os defeitos dos franceses que são mais irritantes. É claro que existe muita coisa boa sobre a França: a sua culinária divina, as suas encantadoras cidades, os charmes da cultura francesa, entre muitos outros assuntos que você pode dar uma olhada pesquisando na lupa no canto direito da página.

Mas como tudo tem o seu lado positivo e negativo, o comportamento dos franceses não foge à regra. Conheça quais são as áreas que os franceses deveriam ter um pouco mais de atenção e que deixam a desejar no dia a dia.

defeitos

Quer aprender francês online de forma fácil e interativa? Conheça os cursos da Babbel, um dos cursos mais confiáveis do mercado.


Atendimento ao cliente

Um dos defeitos dos franceses mais evidentes no dia-a-dia é no atendimento ao consumidor. O cliente é quem deveria ter razão no final das contas, não é mesmo? Os franceses não são muito suscetíveis a ouvir os comentários negativos dos clientes, parecem estar sempre levando as críticas para o lado pessoal.

Um simples comentário dizendo que o peixe não estava bem fresco acaba virando discussão e o dono do estabelecimento parece lutar para mostrar ao cliente que ele é quem tem razão. Ao contrário, se você fizer um elogio, é como se você abrisse brecha para uma amizade.

Experiência pessoal

Uma vez comprei uns sonhos em uma padaria perto de casa. Comprei para levar, então nem olhei o que tinha no saquinho. Só pedi a quantidade, a moça colocou no saquinho, eu paguei e levei para casa. Quando cheguei em casa e fui comer, os sonhos estavam mofados. Tirei foto, fui na padaria no dia seguinte e levei os sonhos do jeitinho que estavam.

Pedi para falar com o gerente e expliquei a situação. Ele não queria acreditar, fez uma cara de incrédulo e ofereceu os sonhos que estavam na vitrine de graça. Não teve nenhum pedido de desculpas nem nada, eles simplesmente deu mais sonhos de graça como se nada estivesse acontecido.

Atendimento nos órgãos públicos

Se fossemos parafrasear Forest Gump, poderíamos dizer que o atendimento público na França é como uma caixa de chocolates – você nunca sabe o que vai tirar. Existem pessoas gentis e educadas que fazem muito bem o seu trabalho, mas é raro. Os atendentes do serviço público estão sempre emburrados e respondem com poucas palavras. E se você não entendeu, a paciência para explicar novamente e dar instruções é zero. O jeito é contar com a sorte.


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?

Pilhas e pilhas de papel

O sistema francês parece relutar contra a informatização. Ao invés de preencher o dossiê online, é comum ter que imprimir o formulário no site, preencher e enviar por correio. A resposta também vem por correio. Existem lugares que até recusam receber os papéis em mãos – você deve seguir o procedimento que diz que deve ser enviado por correio. Aí lá vai envelope, tempo e dinheiro… Além do risco de perderem o que você enviou e você acabar tendo que reenviar tudo de novo.

Poucas explicações, olhares subliminares

Um dos defeitos dos franceses é que eles parecem não gostar muito de explicar, mas adoram que nós expliquemos tudo tintin por tintin. Um exemplo?

Uma vez recebi uma convocação da préfecture para me apresentar no dia tal e levar a cópia de certos papéis. Conferi várias vezes e levei tudo direitinho. Quando chegou a minha vez, entreguei todos os papéis e a moça me pede “cadê a foto?” Respondi surpresa dizendo que na convocação que foi enviada não dizia que tinha que levar foto. Ela parou e ficou olhando uns 10 segundos fixamente pra mim sem dizer nada (um costume francês bem comum), até que fala “e você vai ir tirar a foto ou não?”. O olhar estava dizendo implicitamente que eu deveria ir tirar a foto… Não era mais fácil dizer que precisava da foto e que eu poderia ir tirar e voltar depois?

Reclamar de tudo

Isso até eles mesmos reconhecem. Quando começo a reclamar demais, os próprios franceses me dizem que “estou agindo como uma francesa”. Quer ver os franceses reclamando e bufando, dizendo oh là là e putain a cada 5 minutos? Quando tem problema nos transportes, tráfego interrompido e supressões.

Tá certo que todo mundo reclama, mas ficar insistindo na reclamação não vai fazer o trem andar mais rápido, além de estressar quem está por perto. Senão, em geral os franceses estão sempre reclamando de algo – o governo é um dos assuntos preferidos.


17 comentários
0

Você também pode se interessar...

17 comentários

Christophe 10 novembro 2015 - 13:43

Eu sou francês e eu concordo plenamente com você mas imagino que você mora em Paris. A qualidade de vida em Paris e péssima e as pessoas vivam mal humoradas e deprimidas. Quando você sai de Paris, os comportamentos mudam. No sul da França, você não acha que as pessoas são mais alegres, tem tempo de conversar e de tentar ser agradável ?

Reply
Sidney Rocha de Almeida 13 novembro 2015 - 19:11

Ou eu sou muito distraído ou tenho dado sorte. Nas vezes em fui a Paris sempre fui bem tratado. Não reparei nesses defeitos.

Reply
simone margerin 10 novembro 2015 - 16:55

povinho hirritante

Reply
Carol 12 novembro 2015 - 13:53

Discordo. Nada mais irritante do que viver num país em que as pessoas chegam atrasadas nos compromissos, dirigem feito loucas- recorde de mortes no trânsito-; são analfabetas funcionais; adoram fazer justiça com as próprias mãos- tipo, bandido bom é bandido morto-,tem burocracia que não gera benefício algum; como consumidor vc é o palhaço que paga tudo mais caro, vive com medo de assalto… e vcs vem dizer que um olhadinha de alguém que acordou de mal humor e as reclamações do dia a dia são irritantes????? Putain!!!!

Reply
Guia do Estrangeiro 13 novembro 2015 - 19:38

Agradecemos a sua opinião Carol. Claro que certos aspectos são mais irritantes para certas pessoas do que outros, mas o inutuíto do post é expor de uma forma geral, sem comparar a cultura brasileira com a francesa. Cada cultura tem a sua particularidade e seus defeitos, mas o defeitos dos brasileiros nós já conhecemos muito bem, não é mesmo?

Reply
Mai Mini Me 13 novembro 2015 - 6:53

Na França existem vários problemas irritantes, mas desses citados só concordo com o último ponto, onde a citou que os franceses reclamam muito…
Irritante seria se não tivesse formulário para completar, não o fato de completar á mão. Seria irritante se não tivesse atendimento público É verdade que no Brasil não tem formulário para completar porque não tem nenhuma forma de estrutura social, então fica difícil pra entender ou criticar. Esse post não tem credibilidade alguma….sem interesse…

Reply
Guia do Estrangeiro 13 novembro 2015 - 19:35

Entendemos o seu ponto de vista e é claro que o Brasil tem muito a melhorar. O intuíto do post é mostrar os defeitos que os franceses deveriam repensar e ameliorar, e não comparar a França com o Brasil.

Reply
dekkko 14 novembro 2015 - 4:27

Bjs

Reply
Roberto Corrêa Gomes 3 janeiro 2016 - 5:59

Nas cinco vezes que fui à Paris e mesmo percorrendo a França sempre fui muito bem tratado. Eles adoram e auxiliam inclusive o meu esforço de me comunicar francês, mesmo não sendo fluente, e quando eles se oferecem para falar em inglês comigo, recuso gentilmente e peço que continuem em francês. Quando lá estou, uso o mesmo tom de voz deles, não invado espaços pessoais de ninguém, aliás adoro a formalidade deles. Não finjo ser francês e deixo bem claro que sou um brasileiro que ama a França. Nota para todas as minhas viagens para lá? 10. Merci!

Reply
Guia do Estrangeiro 5 janeiro 2016 - 12:16

O problema é quando precisamos resolver algum problema burocrático!!
Abraço 😉

Reply
Relacionamento amoroso com os franceses | Guia do Estrangeiro 22 fevereiro 2016 - 12:06

[…] Os franceses em geral não são super pontuais, mas também não é nada tão exagerado como conhecemos no Brasil. Se atrasar mais de 15 minutos, eles geralmente ligam ou mandam mensagem avisando. Nas grandes cidades como Paris, às vezes nem sempre dá pra ser pontual por causa do trânsito e dos problemas no transporte público. Mulheres chegarem atrasadas é tolerável e até esperado, mas deixar uma mulher sozinha esperando não é costume. Leia também: Os defeitos mais irritantes dos franceses […]

Reply
Sidnei 13 abril 2017 - 13:28

Olá.
Vocês acham os franceses “enrolados”? do tipo sempre atrasados, ou que adiam tudo?
É que não convivo com franceses, e estou tendo aulas particulares e à distância com uma francesa, mais ela “só pega no tranco”, sempre atrasando, adiando….e as desculpas não colam. Mas mesmo assim adoro as aulas, ela é excelente!
Me tirem a dúvida. rsrsrsrs

Reply
Drieli Luz 14 abril 2017 - 12:24

Olá Sidnei,
Na minha opinião isso não é normal. Principalmente no meio profissional e se você estiver pagando por esse serviço. Os franceses não se atrasam mais que os brasileiros não 😀 Mas, de qualquer forma, esse comportamento não me surpreende, existem pessoas assim sejam elas francesas, brasileiras, chinesas… pouco importa. Vai ver ela é bastante ocupada e as vezes não é culpa dela 🙂

Reply
Sidnei 15 abril 2017 - 17:01

Obrigado Drieli, realmente, podem haver os motivos dela. 😀
Ela é excelente, esse é o único problema. Mas é bom saber que isso não se generaliza.
Valeu pela resposta….Bjs

Reply
Antoine 6 novembro 2017 - 23:20

Da França só conheço Paris,e já vou dizendo de cara, a maioria dos franceses são antipáticos, mas isso nãotira a beleza da cidade!

Reply
Suellen Kyl 6 novembro 2017 - 23:43

Olá Antoine,
Infelizmente este é um dos problemas das grandes cidades, as pessoas estão sempre com pressa e passam a impressão de não serem muito calorosas. Mas Paris continua sendo mesmo uma belíssima cidade.

Reply
Claire 23 maio 2018 - 8:25

Concordo plenamente com todos os defeitos aqui apresentados de forma generalizada.
Já fui a Paris várias vezes e tenho tido muita convivência com eles devido ao meu trabalho.
Recentemente recebi um pedido de desculpas após 4 meses de troca de emails a informá-los que não recebi nenhuma transferência bancária a meu favor. Estou desde Janeiro a contactar 4 pessoas diferentes que fazem parte da instituição organizadora, mostrando com factos e sugerindo que eles verifiquem os procedimentos porque todo o ser humano é susceptível de erros. Só depois que eu solicitei o banco do meu país a dar uma resposta por email e copiar todos intervenientes nessa estoria para que os financeiros franceses tivessem a humildade de verificar as suas transacções e reconhecer o erro. Sou cristã e vou testemunhar na minha igreja por esse feito. Tenho tudo documentado.

Reply

Deixe um Comentário 🙂