Como funciona o jeitinho francês

by Suellen Kyl
Atualizado em 30 junho 2022 por Suellen Kyl

Você já ouviu falar no jeitinho francês? Os brasileiros estão acostumados a recorrer ao jeitinho brasileiro para resolver aquela situação complicada ou para fugir um pouco da burocracia. E será que em outros países o jeitinho também funciona? Na França, o jeitinho francês também existe e é bem conhecido, a diferença é que nem sempre funciona. Conheça também um pouco sobre os hábitos franceses do cotidiano.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

jeitinho francês

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

Conheça o jeitinho francês

O serviço público francês é um pouco bagunçado, com muita burocracia, muitos papéis, tudo é feito pelo correio ou pessoalmente e sempre exigindo cópias e mais cópias de documentos que você já deve ter apresentado diversas vezes. Cada préfecture funciona de um jeito e tem a liberdade de exigir diferentes documentos para um mesmo tipo de requerimento. No final das contas, ninguém tem a certeza de nada.

A burocracia do serviço público francês: até os franceses reclamam

Se ninguém sabe a informação correta, o que acaba acontecendo? Dependendo da pessoa que for lhe atender, a informação passada pode ser diferente. E se você precisar de algo e a pessoa estiver com boa vontade, ela pode fazer na hora. Ou você vai ter que voltar outras vezes para fazer o mesmo pedido e alguém mais gentil resolver fazer o que você precisa.

Não é incomum relatos de pessoas que tiveram que ir mais de uma vez enfrentar filas e horas de espera para depositar um dossiê para uma certa demanda porque cada vez faltava um documento. Até que finalmente alguém com boa vontade resolveu tratar o que deveria ter sido tratado na primeira vez.

Usando o jeitinho francês no cotidiano

E o jeitinho francês, como funciona? Se você tiver sorte de ser atendido por alguém disposto a fazer o necessário, tudo certo. Se não, você precisa usar o jeitinho francês de argumentar gentilmente para tentar fazer a pessoa do outro lado do guichê mudar de opinião. E nessa hora é preciso juntar os seus melhores argumentos, fazer uma leitura rápida corporal para saber se você deve ter um tom mais sério ou mais calmo e usar os argumentos certos. E insistir, insistir bastante até ser ouvido.

Para fundamentar os seus argumentos, vale de tudo: procure por documentos e artigos oficiais na internet, documento assinado por alguém conhecido que tenha influência no serviço que você está usando e até outra pessoa que valide os seus argumentos.

Nessas horas, vale tudo, só não pode perder a paciência. Insultar não entra no mode d’emploi do jeitinho francês. Aliás, faltar com respeito aos servidores públicos na França pode dar até cadeia.


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

Como sao as soirées francesas - Guia do Estrangeiro 17 de março de 2016 - 23:18

[…] Leia também: Como funciona o jeitinho francês […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂