Como funciona o jeitinho francês

by Suellen Kyl

Você já ouviu falar no jeitinho francês? Os brasileiros estão acostumados a recorrer ao jeitinho brasileiro para resolver aquela situação complicada ou para fugir um pouco da burocracia. E será que em outros países o jeitinho também funciona? Na França, o jeitinho francês também existe e é bem conhecido, a diferença é que nem sempre funciona. Conhea também um pouco sobre os hábitos franceses do cotidiano.

jeitinho francês

Conheça o jeitinho francês

O serviço público francês é um pouco bagunçado, com muita burocracia, muitos papéis, tudo é feito pelo correio ou pessoalmente e sempre exigindo cópias e mais cópias de documentos que você já deve ter apresentado diversas vezes. Cada préfecture funciona de um jeito e tem a liberdade de exigir diferentes documentos para um mesmo tipo de requerimento. No final das contas, ninguém tem a certeza de nada.

A burocracia do serviço público francês: até os franceses reclamam

Se ninguém sabe a informação correta, o que acaba acontecendo? Dependendo da pessoa que for lhe atender, a informação passada pode ser diferente. E se você precisar de algo e a pessoa estiver com boa vontade, ela pode fazer na hora. Ou você vai ter que voltar outras vezes para fazer o mesmo pedido e alguém mais gentil resolver fazer o que você precisa.

Não é incomum relatos de pessoas que tiveram que ir mais de uma vez enfrentar filas e horas de espera para depositar um dossiê para uma certa demanda porque cada vez faltava um documento. Até que finalmente alguém com boa vontade resolveu tratar o que deveria ter sido tratado na primeira vez.

Usando o jeitinho francês no cotidiano

E o jeitinho francês, como funciona? Se você tiver sorte de ser atendido por alguém disposto a fazer o necessário, tudo certo. Se não, você precisa usar o jeitinho francês de argumentar gentilmente para tentar fazer a pessoa do outro lado do guichê mudar de opinião. E nessa hora é preciso juntar os seus melhores argumentos, fazer uma leitura rápida corporal para saber se você deve ter um tom mais sério ou mais calmo e usar os argumentos certos. E insistir, insistir bastante até ser ouvido.

Para fundamentar os seus argumentos, vale de tudo: procure por documentos e artigos oficiais na internet, documento assinado por alguém conhecido que tenha influência no serviço que você está usando e até outra pessoa que valide os seus argumentos.

Nessas horas, vale tudo, só não pode perder a paciência. Insultar não entra no mode d’emploi do jeitinho francês. Aliás, faltar com respeito aos servidores públicos na França pode dar até cadeia.

Você também pode se interessar...

3 comentários

Músicas francesas que fizeram sucesso no passado - Guia do Estrangeiro 14 março 2016 - 12:27

[…] Leia também: Como funciona o jeitinho francês […]

Reply
Como sao as soirées francesas - Guia do Estrangeiro 17 março 2016 - 23:18

[…] Leia também: Como funciona o jeitinho francês […]

Reply
Perguntas que você fez ao chegar na França - Guia do Estrangeiro 29 março 2016 - 22:53

[…] Confira: Como funciona o jeitinho francês […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂