Centro Pompidou, o complexo cultural de Paris

by Suellen Kyl

Um dos museus mais visitados de Paris depois do Museu do Louvre e do Museu de Orsay é o Centro Pompidou localizado no centro de Paris. Por abrigar diferentes espaços, o centro Pompidou é considerado um complexo cultural. Nele podemos encontrar o Museu Nacional de Arte Moderna, a Biblioteca pública de informação, o IRCAM e o ateliê Brâncusi.


Ao viajar para o exterior, não se esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e obtenha nosso desconto exclusivo


 

centro Pompidou

História do Centro Pompidou

Georges Pompidou foi um presidente da França entre 1969 e 1974 e foi ele quem lançou a ideia de tirar o projeto de complexo do papel para a realidade. Depois da realização de um concurso público para escolher um projeto para a obra, o complexo que hoje vemos foi o ganhador entre as 681 propostas recebidas.

Finalizado e inaugurado em 1977, o Centro Pompidou foi um verdadeiro sucesso desde o início. Embora tenha recebido muitas críticas quanto ao seu design bem diferente para a época. Sua estrutura em aço, as tubulações externas e as escadas rolantes externas tornam a sua arquitetura única e contrastam com as antigas construções parisienses. Confira dicas de passeios em Paris para conhecer ainda mais sua arquitetura.

centro Pompidou

O que visitar no Centro Georges Pompidou

Para ter acesso à livraria e à biblioteca não é preciso comprar um bilhete. Mas se você quiser visitar as exposições é necessário pagar a entrada. Veja o que você pode encontrar em cada andar do Centro Pompidou:

  • Piso -1: Sala de atividades para crianças de 13 à 16 anos, galeria de fotos, sala de cinema e 2 salas para conferências e espetáculos.
  • Piso térreo: Livraria, lojinha, ateliê das crianças e um espaço para demonstração de técnicas de fabricação de obras de arte
  • Piso 1: 2 galerias de exposição, galeria das crianças, primeiro piso da biblioteca, sala de cinema e um café
  • Piso 2: Segundo piso da biblioteca
  • Piso 3: Terceiro piso da biblioteca, centro de documentação e pesquisas
  • Pisos 4 e 5: Museu de arte moderna
  • Piso 6: 2 galerias de exposições temporárias, restaurante e um terraço

Atividades para as crianças no Centro Pompidou

O Centro Pompidou não é um museu convencional e é um ótimo lugar para passear com as crianças. Diversas atividades são proporcionadas para crianças de 2 à 12 anos e também para os adolescentes de 13 à 16 anos. Você pode conferir aqui a agenda dos eventos nesse momento.

Para as crianças de 3 à 10 anos são propostas atividades interativas e lúdicas, exposições-ateliês que ensinam um pouco da arte de forma criativa e interessante. Gratuito para as crianças, os adultos devem ter um bilhete. Outro tipo de evento interessante são os eventos em família que ocorrem entre outubro e junho das 15h às 18h e eles são gratuitos.

Informações práticas

Chegar no Centro Pompidou é super fácil e é bem provável que você acabe passando por ele mesmo não tendo colocado na sua lista. Sendo assim, por que não aproveitar e visitar?

Como chegar

Endereço: Place Georges Pompidou, 75004 Paris.

Indo de metrô: linhas 1, 4, 7, 11 14. RER A e B.

Ônibus: 29, 38, 47, 75.

Horário de abertura

O centro é aberto todos os dias exceto às terças das 11h às 20h. No entanto, os diferentes espaços tem um horário de abertura diferenciado.

  • Ateliê Brancusi: das 14h às 18h
  • Galerie des enfants: das 11h às 19h
  • Biblioteca pública de informação (Bpi):
    • durante a semana: das 12h às 19h
    • finais de semana e feriados: das 11h às 19h

Tarifas

Você deve adquirir o seu bilhete antecipadamente pela internet. As visitas são feitas com horário marcado. Nós recomendamos a compra dos bilhetes com a Get Your Guide que oferece entre outras vantagens, o cancelamento grátis. Outra opção interessante para visitar os museus de Paris é adquirir o The Paris Pass, um passaporte com entrada para mais de 60 museus e atrações em Paris.

  • Adultos maiores de 18 anos que não sejam residentes das União Européia pagam tarifa inteira que custa 14 €
  • Entre 18 e 25 anos residentes da União Européia pagam 11 €
  • Gratuito para menores de 18 anos e o primeiro domingo do mês.

 

Booking.com

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂