A carta convite chamada attestation d’accueil em francês é um documento emitido pela mairie da cidade da pessoa que acolherá o visitante. Ele é um documento oficial, impresso em papel timbrado contendo todas as informações do visitante e do anfitrião. O pedido de emissão da carta convite pode ser negado, caso o prefeito julgue nem todas as condições estejam sendo cumpridas. Ou então, caso algum documento esteja faltando.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Como solicitar uma carta convite
Não é preciso provar nenhum parentesco com o visitante. É necessário apenas estar consciente que ao aceitar acolher o visitante em sua casa, você está assinando um compromisso.
Cada mairie tem o seu próprio modo de funcionamento. Pode ser preciso marcar um horário antecipadamente. A lista de documentos exigidos também pode variar. Lembre-se sempre de levar uma cópia juntamente com os documentos originais. Uma cópia simples é o suficiente pois a conferência com os originais é feita na hora. Use sempre uma folha de papel para cada documento, não imprima frente e verso.
Para facilitar o atendimento, separe os documentos originais das cópias em duas pastas diferentes. Todas as cópias devem estar legíveis.
Lista de documentos necessários
Os documentos exigidos podem variar de acordo com a mairie. O mínimo exigido é:
- Um documento de identidade do anfitrião (passaporte, titre de séjour, carteira de identidade francesa);
- Um documento que comprove que o anfitrião é proprietário ou locatário (contrato de locação);
- Um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone fixo, recibo de aluguel);
- Comprovante de recursos financeiros do anfitrião (3 últimas fiches de paie, última declaração de impostos);
- Timbres fiscaux no valor de 30 euros (podem ser adquiridos online ou nos bureaux de tabac);
- Informações sobre o visitante: data da chegada e da partida, nome completo, nacionalidade, número do passaporte.
Outros documentos como a cópia das passagens, seguro saúde, cópia do passaporte do visitante também podem ser exigidos.
Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança
Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.
Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!
Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:
- Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
- Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
- Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
- Garantia de comprar em um site seguro.
Emissão da carta convite
Dependendo da época do ano, o tempo necessário para receber o documento pode variar. Entre julho e agosto por exemplo, o efetivo é reduzido por ser um período de férias. Não deixe para a última hora, as mairies não tratam nenhum tipo de pedido urgente.
O pedido pode ser recusado pelo prefeito caso ele julgue que o anfitrião não possui meios suficientes para arcar com as despesas do visitante, caso este acabe ficando sem dinheiro durante a estadia. Ou que a casa/apartamento não é adequada para alojar uma pessoa a mais. A taxa de 30 euros não será reembolsada caso o pedido seja recusado.
Lembre-se também que o visitante terá que trazer em mãos a carta original. O envio internacional de documentos pode ser um pouco lento e sofrer atrasos.
Quais são as vantagens da carta convite?
É um conforto a mais para quem está visitando. Com a carta convite, os recursos financeiros exigidos caem para 32,50 euros por dia, ao invés de 65€ (com a apresentação de uma reserva de hotel) ou 120€ (sem reserva). Saiba como reservar hospedagem na Europa.
É um documento oficial que não será contestado pela imigração (desde que o documento original seja apresentado). Ela é válida para uma estadia inferior a 3 meses. A carta convite deve ser apresentada junto com os demais documentos ao passar pela imigração.
Carta convite não oficial é válida?
Uma carta convite feita à mão pelo anfitrião não tem valor legal para a imigração. Ela pode ser útil caso você não fale francês ou inglês e tenha dificildade de responder às perguntas do agente da imigração.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
2 comentários
Bonjour, illustre
Je présente mes questions suivantes
La lettre d’appel facilite-t-elle l’obtention d’un visa?
Et pourquoi la période est-elle inférieure à trois mois?
Merci!
Olá Caetano,
A carta convite é exigida para a obtenção do visto em certos casos. Ela é inferior a 3 meses pois corresponde à duração máxima da estadia em caso de entrada como turista.
Uma abraço