Home Morar no ExteriorVida na EuropaMorar na Europa Como conseguir fiador na França

Como conseguir fiador na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 1 outubro 2022 por Suellen Kyl

Para alugar um apartamento, é preciso ter um fiador na França. Esta é uma das maiores dores de cabeça dos estrangeiros que vêm morar na França e em especial dos estudantes. Nem sempre é fácil conseguir um quarto em uma residência estudantil ou conseguir alguém para dividir o apartamento. E nesse caso, o que fazer?

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

conseguir fiador na França

Para alugar um apartamento é necessário um fiador na França

Assim como no Brasil, existem certos requisitos mínimos exigidos para conseguir alugar um apartamento na França. E um deles é ter um fiador. Agora você deve estar pensando: mas eu não conheço ninguém, como vou conseguir um fiador na França?

Felizmente existem sim algumas opções para que o sonho de ter um cantinho só seu seja possível, mesmo não conhecendo ninguém. Vamos conhecer algumas delas.

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Visale – Connecte emploi et logement

A Visale é uma plataforma para jovens e trabalhadores do setor público e privado que precisam de um fiador para alugar um quarto ou apartamento. Para fazer o pedido de fiador com a Visale é necessário preencher um dossiê online com as seguintes informações:

  • Suas informações pessoais
  • Suas fontes de renda
  • Cópia do passaporte e titre de séjour válido
  • Se estudante: carteira de estudante ou certificat de scolarité. Caso seja estagiário, deve apresentar a convention de stage. Se tiver for trabalhador, deve apresentar um contrato de trabalho
  • Últimos 3 contracheques caso seja trabalhador ou estagiário. Bolsistas devem apresentar uma justificativa que contenha o valor da bolsa.

Se todas as informações necessárias estiverem completas, uma resposta é dada em até 72h. Saiba que este procedimento deve ser realizado antes de começar a sua procura por apartamento. Todo o processo é feito online.

Desde junho de 2021, a Visale também é acessível a trabalhadores do serviço público e privado que ganhem até 1.500 euros líquidos mensais, sem limite de idade. Desta forma, a Visale garante aluguéis atrasados até 36 meses,  degradações no local (equivalente até 2 meses de aluguel).

Condições:
  • Ser a residência principal
  • Ter o aluguel entre 1.500 (máximo em Île-de-France) ou 1.300 no resto da França
  • Respeitar as regras sanitárias (RSD)
  • Ter um contrato de locação

Garantme

Outra plataforma para conseguir fiador na França é a Garantme. Seu modo de funcionamento é um pouco diferente da Visale. Com a Garantme, o locatário deve pagar uma porcentagem calculada sobre o valor mensal do aluguel e a quantidade de locatários. Por exemplo, para um aluguel de 500 euros mensais, você deve pagar um total de 210 euros por ano para estar coberto.

Para fazer o pedido você deve preencher um formulário online. Um certificado é enviado no mesmo dia comprovando que garantme pode ser seu fiador. O pagamento só é realizado quando o contrato de locação tiver sido assinado. Os seguintes documentos são exigidos:

  • Passaporte ou visto válido
  • Cerficat de scolarité ou lettre d’admission
  • Atestados que comprovem os recursos financeiros dependendo da situação

Uma diferença em relação à Visale é que não existe uma idade máxima para fazer o pedido.

Funciona mesmo?

Sim, ambos são normalmente aceitos pelas agências e proprietários. Especialmente em grandes cidades, é importante ter um dossiê bem completo para aumentar as chances de ser escolhido. Os critérios para escolher o locatário dependem de cada agência e se o seu dossiê for recusado é pouco provável que você saiba o motivo.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂