Home Estudar no ExteriorEstudar na Europa 5 Dúvidas sobre mestrado na França

5 Dúvidas sobre mestrado na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 21 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

A lista de dúvidas sobre mestrado na França são intermináveis. Neste artigo, nós iremos responder as 5 dúvidas sobre mestrado na França mais frequentes de todo estudante.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

dúvidas sobre mestrado na França

É difícil conseguir um vaga de mestrado na França?

Essa deve ser a primeira pergunta que vem à tona. Será que é difícil conseguir uma vaga? Preciso ter um percurso acadêmico excepcional? E se eu não tiver sido um estudante exemplar na universidade, ainda assim tenho chances de conseguir uma vaga? Faça uma boa carta de motivação e aumente as suas chances.

Universidade pública ou Grande École

Primeiramente, tudo depende. Depende da instituição na qual você pretende estudar, o curso escolhido e se existe uma bolsa de estudos em jogo. Instituições de prestígio francesas são mais exigentes quanto ao seu currículo. Boas notas, assiduidade, boa apresentação e um bom plano de carreira são essenciais para ser admitido. Elas são geralmente conhecidas como Grandes Écoles.

Esse nível de exigência não desmerece de forma alguma as instituições de ensino público. As universidades públicas francesas possuem um ensino de boa qualidade e também têm suas exigências. Pela minha experiência, as universidades públicas são mais focadas no plano de carreira do que por um currículo com belas notas.

É preciso mostrar que tudo que você vivenciou na sua vida acadêmica até hoje, tem como objetivo uma carreira X. É o famoso “o que você quer ser quando crescer?”. Por quê você quer fazer esse mestrado? Como ele vai ser importante na sua carreira profissional? Onde/com o quê você se vê trabalhando ao terminar o mestrado? Os fins precisam justificar os meios.

É preciso falar francês fluente para estudar na França?

Não necessariamente, mas é recomendado. Vai depender do curso e da instituição. É possível encontrar cursos totalmente ou parcialmente ministrados em inglês. Eles são mais comuns nas instituições privadas. Mas o interesse em explorar outras culturas, tem feito com que as universidades públicas adaptem cada vez mais seus cursos.

Alunos estrangeiros e o nível de francês

Eu fiz um mestrado voltado para a área internacional. Ao menos 50% dos alunos eram de origem estrangeira e isso era intencional. O curso era totalmente ministrado em francês. Na hora de formar os grupos de trabalho, os professores sempre colocavam ao menos um estudante francês em cada grupo. O interesse era explorar o multiculturalismo e ao mesmo tempo ajudar a melhorar o francês dos estrangeiros.

Se o curso for ministrado em francês, um nível mínimo equivalente ao C1 na maior parte dos casos é exigido. Ele deve ser comprovado através do TCF ou Delf, que são testes de nivelamento oficiais da língua francesa. Os níveis de francês são baseados no CECRL.

 

Quando devo enviar minha inscrição para o mestrado na França?

Essa é uma das dúvidas sobre mestrado na França mais frequentes. Cada curso determina a sua data limite para o envio das candidaturas. Fique atento às datas.

As inscrições são feitas na maior parte dos casos por correio. Certos cursos exigem apenas uma carta de motivação, um CV em francês e outros exigem também um questionário. Ambos devem ser feitos com muito capricho, o que leva bastante tempo.

Como acontece o processo de inscrição no mestrado na França

Ao enviar o seu dossiê, invista no envio com accusé de réception. É um pequeno formulário com os seus dados e os dados do destinatário que é anexo à correspondência. Um comprovante fica com você, e ao entregar a correspondência, o carteiro vai recolher a assinatura da pessoa que a recebeu. Esse comprovante será enviado ao seu endereço e é uma prova de que o seu dossiê foi recebido.

Eu recomendo que você envie o seu dossiê ao menos 1 mês antes do término das inscrições. Assim, caso ocorra alguem problema na entrega, você ainda terá tempo de reenviar.

Quantas candidaturas devo mandar?

Não existe um limite, você pode mandar uma candidatura para cada curso que achar interessante. Porém, é interessante investir em qualidade e não quantidade. Fazer uma carta de motivação “padrão” para usá-la em diferentes cursos não é recomendado. E não adianta querer dar uma de esperto. Os responsáveis pelos cursos estão acostumados a ler esse tipo de carta e vão detectar em segundos uma carta de motivação plagiada ou padrão para ser enviada a diferentes cursos.

Escolha com carinho e invista na candidatura aos cursos que realmente são interessantes. Você vai precisar ser convincente na sua carta de motivação, mas também na sua entrevista frente-à-frente com o responsável pelo curso.

É difícil fazer mestrado na França?

Vai depender do seu nível de francês/inglês. Sempre vão existir aulas mais fáceis e aulas mais difíceis de serem acompanhadas. Cada professor tem uma didática e são mais ou menos compreensivos com os alunos estrangeiros.

Eu tive professores que forneciam o material para as aulas, com um calendário e um resumo de cada aula. Tive também professores que chegavam na sala, sentavam e começavam a falar. Nenhum material de suporte, o jeito era anotar tudo que ele dizia. Os colegas eram bem solidários e compartilhavam entre si as anotações de cada um. Ser sociável é super importante.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

2 comentários

Pamela 11 de julho de 2018 - 18:00

Olá, li seu post sobre enviar documentos para a França, e gostaria de saber se para enviar um doc com o “accusé de réception” devo ir em algum lugar em específico aqui no Brasil, ou consigo fazer a solicitação em qualquer correio?

Obrigada

Reply
Suellen Kyl 12 de julho de 2018 - 21:04

Olá Pamela,
Você pode fazer em qualquer correio, é só pedir para enviar o documento com aviso de entrega (AR).
Um abraço.

Reply

Deixe um Comentário 🙂