Atestação de estágio na França: um documento necessário

by Suellen Kyl

Você já ouviu falar na atestação de estágio (attestation de stage)? Ao concluir o seu estágio em uma empresa na França, você deve lembrar de pedir para que ela forneça a sua attestation de stage. As empresas não são obrigadas a emitir este documento, então cabe a você fazer o pedido ao seu maître de stage ou setor de RH no seu último dia de estágio.

atestação de estágio

Por que devo pedir minha atestação de estágio?

A atestação de estágio é um documento que valida a sua experiência, indicando as habilidades adquiridas, as missões que faziam parte do seu trabalho e a nota que lhe foi confiada pelo seu trabalho. Este documento pode ser exigido pela sua universidade e também para um futuro emprego, pois alguns recrutadores costumam considerar a atestação como uma carta de recomendação.

Ao pedir este documento durante a entrevista, o recrutador busca saber informações que as pessoas costumam maquiar, como quando o estágio não termina com bons resultados, pois a empresa geralmente não fornece este documento se o resultado do estagiário não for satisfatório (ou emite um documento genérico sem nenhuma menção).

Um outro motivo para pedir a sua atestação de estágio, é poder contabilizar o tempo de estágio para a sua aposentadoria. Para dar entrada no pedido, a atestação é obrigatória.

O que deve conter na minha atestação de estágio?

Não existe um modelo oficial, mas alguns elementos devem constar. São eles:

  • Nome e endereço da empresa
  • Nome, cargo e telefone/email do maître de stage
  • Nome do seu posto ocupado durante o estágio e as suas missões
  • Seu nome completo e endereço
  • Duração do estágio com a data de início e término
  • Nome da universidade/école
  • Salário mensal

Em alguns casos, o maître de stage pode também deixar um parágrafo falando um pouco sobre você e o seu desempenho. E se você por acaso esquecer de pedir ao final do estágio, pode pedir até alguns anos após o término dele.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂