O sistema de ensino superior francês

O ensino superior na França, começa após o bac e é organizado em torno de três níveis: licença, mestrado e doutorado. Esta organização é conhecida como LMD (Licence Master Doctorat). Ela aumenta a mobilidade de estudantes da comunidade européia entre disciplinas e entre formação profissional geral.

sistema de ensino na França

O que é Bac (le baccalauréat)?

O bac é um diploma recebido através de um exame no fim do ensino médio (como o Enem no Brasil). Ser aprovado nesse exame é condição indispensável para poder começar o ensino superior na França.

Licenciatura (la licence)

Os três primeiros anos de estudos são chamados de licence e classificados como bac+1, bac+2 e bac+3, respectivamente. Outros tipos de diploma de nível técnico podem dar ao estudante um diploma de um bac+1 ou +2 e ser validados mais tarde, caso o estudante decida entrar em um curso de nível universitário.

Mestrado (le master)

Os dois últimos anos de estudos universitários são divididos em master 1 (M1) ou master 2 (M2). Eles garantem a obtenção de um diploma bac+4 e bac+5 respectivamente. Os mestrados são divididos em master professionnel e master recherche. O master professionnel não é reconhecido pelo MEC como mestrado, mas como uma pós-graduação. Apenas o master recherche, que envolve um nível maior de pesquisa, é reconhecido como mestrado pelo MEC.

Se você possui um diploma universitário de 4 anos no Brasil e quiser se candidatar a um mestrado na França, é possível uma validação por parte da universidade que poderá garantir o acesso direto a um M2. Pois seu 4º ano de estudos no Brasil é considerado como um M1. No entanto, o acesso ao M2 é mais restrito e considerado mais difícil.

Doutorado (le doctorat)

Após o mestrado, os alunos podem se inscrever para fazer doutorado. Todos os estudantes titulares de um diploma de mestrado (M2) podem se candidatar para um doutorado, tendo concluído o master professionnel ou master recherche ou ter concluído uma école d'ingénieur ou école de commerce que confira o grau de Mestre.
A duração da preparação do doutorado é geralmente de três anos (que corresponde a 8 anos de estudo ou bac +8).

O ano letivo na França

Os cursos universitários são organizados em semestres. O ano letivo na França é dividido em dois semestres, distribuídos da seguinte forma:

  • Primeiro semestre: do início de outubro ao final de janeiro
  • Segundo semestre: do início de fevereiro ao final de maio

Os períodos de provas são no final de cada semestre. Em setembro, a rattrapage ou exame final, para aqueles que não conseguiram obter a média, ocorre geralmente entre a 2ª e 3ª semana do mês.

estudantes na França

8 comments

  1. Fernando 6 agosto, 2017 at 03:23 Responder

    Boa noite Suellen.
    Uma vez eu ouvi um professor de história dizer que, na França tu pagas pela faculdade caso a pessoa tenha renda pra isso. Mesmo que ela seja pública.
    Isso é verdade?

    • Suellen Kyl 13 agosto, 2017 at 18:10 Responder

      Boa noite Fernando,

      O preço é o mesmo para todos. O que pode acontecer é de receber uma ajuda de custo caso a pessoa tenha uma renda muito baixa.
      Cada universidade tem o seu processo, é dificil dizer que o mesmo se aplica à todas.
      Um abraço

  2. Pam 26 Janeiro, 2018 at 11:58 Responder

    Olá Suellen. Eu quero fazer a licenciatura em França. Consegues me indicar alguma universidade c residência universitária? Obrigada

    • Suellen Kyl 29 Janeiro, 2018 at 16:03 Responder

      Olá Pam,
      Em que região da França você está interessada? Existem outros tipos de lojamentos para estudantes que não se situam dentro da universidade.
      Um abraço

  3. Jaque 24 Março, 2018 at 17:45 Responder

    Boa trade Suellen,

    Eu conclui o curso superior de tecnologia na Fatec em 3 anos, para estudar na França eu teria que fazer o licence ou o master 1?

    Obrigada

    • Suellen Kyl 26 Março, 2018 at 12:51 Responder

      Olá Jaque,
      O ideal é fazer uma equivalência de diploma para ver se as aulas e a carga horária se encaixam e dão direito à ingressar diretamente no master 1. Depende muito da àrea e da carga horária. Você pode conferir como fazer esse procedimento no site http://www.ciep.fr/enic-naric-france
      Um abraço

  4. Cláudia 20 Abril, 2018 at 19:08 Responder

    Boa tarde Suellen,

    No caso de uma licenciatura pré-Bolonha em Portugal (informática de gestão), de 5 anos, que equivalência ao sistema francês posso colocar no cv?
    Obrigada

    • Suellen Kyl 23 Abril, 2018 at 14:27 Responder

      Olá Cláudia,
      Para ter certeza, é preciso fazer a equivalência de diplomas. Senão, olhando só pela duração do curso ele seria equivalente ao bac+5.
      Um abraço

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: