Mulher segurando várias notas de dólar americano
Home Morar no Exterior Como enviar dinheiro do exterior para o Brasil

Como enviar dinheiro do exterior para o Brasil

by Suellen Kyl
Atualizado em 8 setembro 2022 por Suellen Kyl

Enviar dinheiro do exterior para o Brasil costuma ser um dos objetivos de muitos brasileiros quando decidem trocar o país natal e se instalar no exterior. Algumas pessoas acabam mantendo vínculos financeiros com a família e uma hora ou outra vai acabar precisando enviar dinheiro para o Brasil.

Por isso, nesse artigo vamos falar tudo sobre enviar dinheiro do exterior para o Brasil: quais as opções, quanto tempo demora e onde enviar dinheiro pagando as menores taxas. Assim você vai poder fazer a melhor escolha e economizar enviando dinheiro para o Brasil da melhor forma.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Mulher segurando várias notas de dólar americano

Como enviar dinheiro do exterior para o Brasil

Eu participo de vários grupos do Facebook e sempre vejo alguém a procura de um meio fácil e rápido para enviar dinheiro para o Brasil. Existem várias agências de câmbio e é muito fácil encontrar informações na internet.

Mas o que eu vejo é que eles procuram praticidade, muita gente não tem tempo de ir até uma agência e sem falar que algumas cobram taxas muito altas e isso só dificulta as coisas.

Sendo assim, existem diversas formas de enviar dinheiro para o Brasil, tanto usando os métodos tradicionais e indo até um local físico, como usando serviços de envio de dinheiro pela internet. As plataformas online evoluíram bastante nos últimos anos, tornando o serviço rápido e seguro.

Formas de enviar dinheiro para o Brasil

É possível enviar dinheiro do exterior para o Brasil através de agências físicas, mas o mais prático e seguro é o envio de dinheiro pela internet. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de transação e as taxas variam.

Os bancos também oferecem esse serviço, embora as taxas cobradas sejam bem mais altas e o recebimento mais demorado. Vale lembrar que seja qual for a forma que você escolha para enviar dinheiro, sempre haverá taxas.

Enviando dinheiro para o Brasil pelos métodos tradicionais

Existem pessoas que preferem meios físicos para fazer a sua transação. Nesse caso, é preciso ficar atento aos arnaques que existem por aí e usar apenas métodos conhecidos e seguros.

Transferência bancária

Para efetuar uma transferência bancária, é possível fazer pela internet caso o seu banco permita, ou ir até a agência física. 

Apesar de parecer cômodo, enviar dinheiro do exterior para o Brasil usando transferência bancária é uma das opções menos avantajosas. Além das taxas serem elevadas, esse tipo de transação costuma ser lenta.

Pelos Correios

Usando o vale postal eletrônico, é possível fazer envio de dinheiro para o Brasil. No entanto, essa opção só é possível se o país de onde você está fazendo o envio tiver convênio com os Correios. Saiba que o número de países é bem limitado e a maior parte deles está na Europa. Você pode conferir a lista completa aqui.

Ao fazer o envio por este método, a pessoa poderá fazer a retirada do dinheiro diretamente em um agência dos Correios

Enviando dinheiro pela internet

Wise (TransferWise)

É uma das maiores e mais usadas para fazer o envio de dinheiro para o Brasil. A Wise envia para mais de 750 divisas no mundo todo. A taxa cobrada depende do valor a ser enviado, mas no geral é bem inferior aos concorrentes.

Você pode optar por usar o seu cartão, debitando o valor diretamente da sua conta bancária, ou usando outros modos de pagamento como PayPal. A taxa de câmbio deles é geralmente bastante interessante.

Ao se inscrever, a primeira transferência é livre de taxas. Se você usar a indicação de um amigo, o seu amigo ganhará também um bônus. O interessante da Wise é a rapidez no envio. O dinheiro pode cair na conta em até 3 dias, mas geralmente é bem menos do que isso se você optar por pagar diretamente com o seu cartão.

Faça agora a sua simulação e comece a enviar dinheiro desde já.

Em relação ao limite, é possível enviar até 250 mil reais por envio.

Western Union

A Western Union é uma das pioneiras a oferecer este serviço. Ela ficou bem menos popular depois da entrada de outras plataformas como Wise e Xoom, que ofereciam taxas bem mais atrativas. Entretanto, a empresa realizou melhoras nos seus serviços e enviar dinheiro com a Western Union se tornou bem interessante.

Um dos pontos positivos da Western Union, é a possibilidade de receber ou enviar dinheiro através de uma agência física. Isso é interessante para quem não tem conta bancária no Brasil e precisa enviar dinheiro do exterior. O melhor de tudo é que fazendo esse tipo de transação, é possível sacar o valor logo em seguida no Brasil. Ótimo para quem precisa de uma solução rápida.

Xoom

A Xoom é uma empresa que foi comprada pelo PayPal em 2015 e realiza o envio de dinheiro dos Estados Unidos para diversos países do mundo. Utilizei bastante o Xoom quando morava nos Estados Unidos e sempre gostei do serviço.

Dentre os serviços para o recebimento do dinheiro estão: o depósito em conta corrente, retirada em alguma loja parceira ou até mesmo a entrega à domicílio dependendo da localidade. Eles garantem o reembolso caso o dinheiro não seja recebido.

MoneyGram

A MoneyGram realiza o envio de dinheiro para mais de 190 países. Não é preciso ter uma conta bancária para o envio, você pode usar a loja online para fazer o envio e definir o ponto de retirada. As taxas vão depender da quantidade de dinheiro enviada e do país de envio.

Assim como a Western Union, o saque pode ser feito rapidamente após o envio.

Remessa Online

Essa é uma plataforma recente e brasileira, mas que possui um serviço mais interessante para os brasileiros que desejam enviar dinheiro para o exterior. O tempo de envio e as taxas são interessantes para quem quer fazer esse tipo de transação.

Já para quem quer enviar dinheiro do exterior para o Brasil, A Remessa Onlina não é tão interessante por conta das taxas e do tempo de transferência.

Receber dinheiro do Brasil

Sabia que você também pode receber dinheiro do Brasil? Isso mesmo! Dica muito boa, principalmente para os estudantes que recebem ajuda dos pais.

Funciona igual. É só selecionar a moeda do país de envio e o do país do destinatário e preencher os dados bancários. Muito simples e prático! Os valores são atualizados em tempo real e automaticamente será mostrado o valor que o beneficiário irá receber e a taxa de conversão será aplicada. Praticamente todas as plataformas que fazem o envio para o Brasil também fazem o envio de dinheiro do Brasil para o exterior.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂