Visto americano de turista

Como tirar o visto americano de turista

by Drieli Luz

O visto americano de turista (B2) é o visto mais comum de entrada nos Estados Unidos. É essencial informar-se como obter o visto e como preencher o formulário DS 160 corretamente para evitar perda de tempo e dinheiro.

visto americano de turista

Visto americano

Para começar, saiba que obter o visto de turista para os Estados Unidos não é tão difícil de conseguir mas também não é um direito seu. Ele é um benefício concedido pelo governo americano. O visto é uma permissão de entrar no país como turista, mas a permissão definitiva é dada na imigração do aeroporto em que você chega.

Preço

O processo custa caro, principalmente se você não mora em uma das capitais com postos consulares como Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Pois além da taxa do visto americano de $160, também terá que arcar com despesas de transporte e acomodação no dia da entrevista.

Requisitos

Tenha em mente que o consulado recebe centenas de pedidos de vistos todos os dias. O visto pode ser negado pelo motivo que eles acharem certos e não tem como recorrer. As vezes pode não parecer justo, mas a única forma de evitar um visto negado é estar preparado.

Há vários quesitos importantes a considerar antes de começar o processo do visto americano, entre eles:

  • Passaporte: Possuir passaporte válido.
  • Estar trabalhando no Brasil: Se você for maior de 18 anos e não for estudante, é importante comprovar um emprego fixo. Isso demonstra que você possui uma vida estável e não está querendo ir trabalhar ilegalmente nos Estados Unidos.
  • Fundos suficientes: Ter dinheiro suficiente na sua conta (ou de quem você indicará como patrocinador) para arcar com as despesas da viagem (passagem aérea, hospedagem, etc).
  • Roteiro da viagem: Pesquise sobre as cidades que você pretende visitar e as atrações turísticas, além de reservar os hotéis.
  • Não dar informações falsas: Bom, eu aposto que os cônsules são formados em identificar/extrair mentiras. Nem tente.

Esses são requisitos básicos pois cada pessoa possui circunstâncias diferentes, o importante é ter bom senso. Entenda que o consulado defende os interesses do seu país e nesse sentido ele defende a lei de imigração. Para receber o benefício do visto você deve estar dentro dos conformes.

O próximo passo é completar o formulário de pedido de visto, o DS 160, em inglês

Como preencher o formulário DS 160?

O formulário deve ser preenchido online e em inglês. Caso você não saiba inglês não se desespere. Os campos a serem preenchidos são traduzidos por uma ferramenta do próprio site . Veja o passo-a-passo a seguir. Qualquer dúvida estamos disponíveis para ajudá-lo a preencher o famoso DS 160!

Documentos necessários

Vamos começar! Primeiramente, tenha em mãos seu passaporte, roteiro da viagem, datas das suas últimas viagens para os Estados Unidos (se for o caso) e currículo.

Importante:

  • Todas as respostas devem ser em inglês, com caracteres em inglês, ou seja, não se deve utilizar acento, til, etc… A não ser quando solicitado para escrever seu nome na sua língua nativa.
  • Não é preciso preencher tudo no mesmo dia, o formulário é salvo online e pode ser finalizado em outro momento.

Preenchendo o formulário DS 160 em português

Acesse o site do governo americano para começar a preencher o DS 160

  1. Em “Get Started” clique na aba para selecionar a cidade onde você irá requerer o visto. No momento em que você seleciona uma cidade do Brasil, a ferramenta de tradução passa automaticamente para português.
  2. Selecione “Start an application”. Observe que ao posicionar o cursor do mouse sobre qualquer frase da página em inglês ela é traduzida.
  3. Em seguida, você recebe o código do requerimento, anote-o. Você precisará dele e da pergunta secreta caso queira continuar a preencher o formulário mais tarde. Se você pretende continuar a preenchê-lo apenas 30 dias mais tarde, é necessário fazer o download do requerimento no link “Save” que aparecerá na borda inferior da página a partir da etapa seguinte.
  4. Clique no pequeno botão de informação (como mostra a figura) para obter a tradução de cada pergunta disponível.
  5. Escolha uma “Security Question” Pergunta Secreta.
  6. Dê uma resposta que você irá se lembrar caso você queira retomar o preenchimento mais tarde. Lembre-se que você deverá dar exatamente a mesma resposta. Clique em “Continue”.

O formulário em si começa a partir daqui e o tempo estimado é de 75 min. Você começará preenchendo seus dados pessoais.

IMPORTANTE: Preencha no mínimo seu Sobrenome e Data de Nascimento antes de fechar a página, esses dados são necessários assim como o código do requerimento e a resposta da pergunta secreta para retomar o preenchimento mais tarde.

Para retomar o preenchimento na página inicial clique em “RETRIEVE APPLICATION”:

Em “Your Application ID is” insira o seu código de requerimento:

Em seguida, as primeiras 5 letras do seu sobrenome, data de nascimento e resposta da pergunta secreta:

Para facilmente traduzir o formulário DS 160 para português, basta selecionar a língua e utilizar o mouse como mostra o vídeo:

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂