A prisão de Alcatraz e os mistérios da ilha de Alcatraz

by Suellen Kyl

A ilha de Alcatraz é um dos pontos turísticos que você não pode deixar de fora da sua lista de viagem ao visitar San Francisco. Localizada ao norte de San Francisco e no centro da Baía de San Francisco, a ilha de Alcatraz abriga a prisão de Alcatraz que tem muita história pra contar.

De base militar à presídio federal

Inicialmente usada com base militar, foi transformada em presídio federal nos anos 30. Alcatraz abrigou criminosos famosos e ficou conhecida pelo seu regime disciplinar rígido. A prisão era de segurança máxima e a rotina disciplinar visava reintegrar os presos à sociedade. Ela funcionou ativamente como prisão durante 29 anos. Foi fechada por conta do alto custo de manutenção e por não oferecer vantagem em relação às prisões mais modernas.

ilha de Alcatraz
Prisão de Alcatraz. Foto: Guia do Estrangeiro

A sua localização era um fator interessante. Alcatraz era conhecida como uma prisão de onde era impossível fugir. E isso devido ao seu alto nível de segurança, à sua localização e às águas geladas da Baía de San Francisco.

Fuga de Alcatraz

Mas nem mesmo com todos esse fatores negativos não houveram tentativas de fuga do presídio de Alcatraz. Várias foram registradas, mas nenhuma até hoje foi confirmada. Os fugitivos foram mortos durante a fuga ou morreram afogados. No entanto, 3 de seus fugitivos nunca foram encontrados. Seus corpos não foram achados na água e os 3 fugitivos nunca foram localizados. Eles ainda constam como desaparecidos.

ilha de Alcatraz
Visitando o interior da prisão. Foto: Guia do Estrangeiro
ilha de Alcatraz
Detalhe das celas: apenas o espaço mínimo necessário para cada prisioneiro. Foto: Guia do Estrangeiro

A visita à ilha de Alcatraz

Uma dica importante é comprar o seu bilhete com antecedência. Os tours estão sempre lotados e é praticamente impossível conseguir comprar um bilhete na hora. Os bilhetes são vendidos por horário, sendo o mais caro o que volta mais tarde, para que você possa desfrutar do pôr-do-sol na ilha.

Os preços variam de acordo com a época do ano. Crianças abaixo de 4 anos não pagam. O tour consiste de um áudio-guia que conta a história da ilha e as várias fases da prisão. Um guia coordena o grupo e dá informações complementares sobre a prisão e o seu funcionamento. O áudio-guia é disponível em várias línguas, enquanto que o guia fala apenas em inglês.

Confira os preços dos bilhetes e os diferentes tours oferecidos.

ilha de Alcatraz
San Francisco vista de Alcatraz. Foto: Guia do Estrangeiro

Duração da visita

Após a visita guiada você pode andar pela ilha, que é cheia de história. Os bilhetes tem hora marcada pra sair de San Francisco e chegar em Alcatraz, mas a volta pode ser feita quando você preferir. O barco que faz o trajeto Alcatraz – San Francisco sai a cada 20 minutos. Existe apenas um limite máximo para deixar a ilha dependendo da hora de saída do seu bilhete.

A duração da visita vai depender de cada um. Se você é do tipo que adora descobrir todos os detalhes e aproveitar ao máximo a sua visita, recomendo guardar ao menos meio dia apenas para Alcatraz.

Os tours estão sempre lotados, com exceção do early bird que sai às 8:45 da manhã. Eu fui no período da tarde e achei um horário bem bom. O clima estava agradável e deu pra explorar todos os cantos. Não deixe de ir se não tiver companhia. Eu fui sozinha e tive uma experiência incrível!

Ilha de Alcatraz vista da balsa. Foto: Guia do Estrangeiro

Atualizado em 23/11/2020

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂