casal de noivos de mãos dadas
Home Morar no Exterior Como obter o visto K1 para os Estados Unidos

Como obter o visto K1 para os Estados Unidos

by Suellen Kyl
Atualizado em 20 julho 2022 por Suellen Kyl

Obter o visto K1 para os Estados Unidos é a primeira etapa para quem está prestes a se casar com um cidadão americano. O visto de noiva(o) é diferente de outros tipos de vistos para não imigrantes e tem exigências específicas que devem ser respeitadas.

Entrar nos Estados Unidos com este tipo de visto é a forma legal de se casar com um cidadão americano e fazer o pedido de Green Card. Apesar de ser possível entrar com um visto de turista, esta não é a forma correta para quem já tem em mente o desejo de realizar um casamento. Sendo assim, o descumprimento dessa etapa pode fazer com que o ajustamento de status após o casamento seja bem mais longo e custoso.

Venha saber tudo o que você precisa saber sobre a obtenção do visto K1 para os Estados Unidos. Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Saiba tudo sobre como é o relacionamento amoroso com americanos.

Noivos de mãos dadas - visto K1 para os Estados Unidos

O que é necessário para casar nos Estados Unidos?

Para um estrangeiro casar nos Estados Unidos, é preciso apresentar praticamente os mesmo documentos que um cidadão americano. A única diferença é o número de segurança social (Social Security Number) que não é exigido quando a pessoa que pretende casar não é americana.

Para se casar nos Estados Unidos, é necessário obter uma Marriage License (licença de casamento) no county em que você deseja se casar. Esteja certo de ver com o county todos os documentos exigidos e a taxa a ser paga, pois ela pode variar.

Como funciona o visto K1 para os Estados Unidos

Ao obter o visto K1 para os Estados Unidos, o casamento deve ser realizado em até 90 dias após a entrada nos Estados Unidos. Somente assim é possível fazer o pedido do Green Card que garante o status de residente em solo americano.

Fique atento pois esse tipo de visto só é válido para quem planeja vir para os Estados Unidos realizar o seu casamento. Caso você já seja casado(a) ou pretenda casar fora dos Estados Unidos, este tipo de visto não é válido.

Durante o processo de emissão do visto K1, diversas verificações são feitas para comprovar a veracidade dos documentos enviados e confirmar que o casamento trata-se de um casamento legítimo. Além disso, são efetuadas verificações criminais e de conduta para confirmar que ambos são elegíveis a estabelecerem residência nos Estados Unidos.

Confira as tradições do casamento americano.

Lista de documentos necessários para o visto K1

  • Formulário DS-160 preenchido e folha de confirmação impressa
  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses além da data de estadia nos Estados Unidos
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de óbito ou divórcio do ex-cônjuge se for o seu caso
  • Certificado de antecedentes criminais
  • Certificado médico
  • Evidência de suporte financeiro (formulário I-134)
  • Duas fotos 2×2
  • Evidências que comprovem o seu relacionamento
  • Pagamento das taxas

Atenção: todos os documentos que não estejam em inglês, devem estar acompanhados da tradução. Faça facilmente a sua tradução usando a Yellowling.

Checklist visto K1 para os Estados Unidos

Faça um orçamento online em menos de 1 minuto para as suas traduções com a Yellowling, a maior plataforma de traduções da América Latina. Lá você pode fazer:

  • Traduções juramentadas
  • Traduções técnicas
  • Traduções certificadas

É rápido, seguro, 100% online e você pode acompanhar todo o processo através do portal do cliente.

>> Faça agora mesmo o seu orçamento <<

Como conseguir o visto K1 para os Estados Unidos: passo a passo

Primeiro passo: Envio do formulário I-129 ao USCIS

O primeiro passo é se encaixar nos requisitos mínimos exigidos, que são:

  • Ambos serem solteirosm divorciados ou viúvos;
  • Tenham se encontrado pessoalmente nos últimos 2 anos.

Caso você se encaixe nesses requisitos, o cônjuge americano deve dar entrada no pedido de visto K1 para os Estados Unidos preenchendo o formulário I-129. Este pedido só pode ser feito nos Estados Unidos.

O envio do formulário I-129 deve ser feito ao USCIS que deve reconhecer o relacionamento como elegível ao visto K1 para os Estados Unidos. Durante esse processo, é comum que provas adicionais sejam pedidas, como fotos, cartas ou qualquer outra coisa que possa provar a existência do relacionamento. Somente após a aprovação pelo USCIS é que o pedido de visto pode ser feito.

Segundo passo: Aplicando para o visto K1 nos Estados Unidos

Assim que o formulário é aprovado, ele é enviado ao centro nacional de vistos (NVC), que em seguida vai enviá-lo ao consulado da sua região no Brasil. Logo após isso, você será notificado pelo consulado que marcará a data da sua entrevista. Esteja certo de arrumar todos os documentos necessários para a entrevista. É recomendado também que o seu cônjuge esteja presente se possível.

Caso seja aprovado, você receberá um visto com validade de 6 meses válido para uma única entrada. No entanto, caso o cônsul decida que você não possui provas suficientes que comprovem o relacionamento de vocês, o pedido é negado. Nesse caso é necessário dar entrada em um novo pedido.

Ao receber o seu visto, você receberá também um envelope lacrado contendo documentos. Não abra este envelope! Você deve trazer consigo quando for para os Estados Unidos e ele só deve ser aberto pelo oficial da imigração.

Terceiro passo: Hora de comprar as passagens e arrumar as malas

Com o visto em mãos, você pode enfim comprar as passagens aéreas e preparar a sua partida. Eu recomendo que você leia nosso artigo sobre como encontrar passagens aéreas mais baratas para que você possa fazer economia. E esse dinheiro extra vai ser muito bem utilizado no seu casamento. Mas se você quer comprar passagens aéreas pelos menores preços sem ter que se preocupar em ficar procurando muito, faça a sua pesquisa pelo Passagens Promo. Vai valer a pena!

Então vamos lá. Algo que você deve ter em mente, é que mesmo tendo um visto aprovado no seu passaporte, isso não garante em 100% as suas chances de passar pela imigração sem problemas. Isso porque a imigração tem o direito de recusar a entrada caso eles notem alguma coisa suspeita que façam eles recusarem a entrada.

Por isso, leve todos os seus documentos certinhos caso tenha a necessidade de apresentar algo a mais. Lembre-se: documentos nunca serão demais.

Quarto passo: Casamento e pedido do Green Card

Depois de entrar em solo americano, você tem até 90 dias para realizar o casamento. Caso contrário, você ficará impossibilitado de fazer o pedido de ajuste de status (troca do visto K1 para o visto de residência).

Para fazer o pedido de ajuste de status, você deverá preencher o formulário I-485. Esse é um formulário bem longo e complicado que faz muita gente recorrer a serviços de consultoria para preencher tudo corretamente. É muito importante que esse formulário seja preenchido corretamente, ou os riscos de esperar muito tempo e até mesmo ter o Green Card negado são altas.

Quando você envia o formulário, você pode acompanhar online o avanço do processo. Antes de ser chamado para a entrevista, é possível que o USCIS peça mais provas do relacionamento. Somente quando eles acharem que possuem provas suficientes de que o relacionamento é verdadeiro, você e seu cônjuge serão chamados para a entrevista presencial.

Quinto passo: Entrevista e obtenção do Green Card

A entrevista é o momento chave do processo. É esse o momento em que é decidido se o seu Green Card será concedido ou não. Embora, nem sempre o entrevistador diga claramente que o seu pedido foi aprovado. Isso vai depender da boa vontade de quem te entrevistar.

A entrevista geralmente consiste em uma entrevista com o casal e depois uma entrevista individual. Assim eles podem ter uma ideia um pouco melhor se vocês realmente se conhecem, fazendo perguntas do cotidiano que só quem realmente moraa junto sabe as respostas.

Vale lembrar que a quantidade de perguntas e o grau de intimidade delas vai depender do entrevistador. Alguns sentem confiança no dossiê e fazem apenas algumas perguntas. Mas se eles tiverem alguma dúvida, é bem provável que façam uma chuva de perguntas.

Se tudo estiver certo e o seu pedido for aprovado, o seu Green Card será emitido com uma validade de 2 anos. Antes que essa validade expire, você deve fazer o pedido para a residência permanente.

Agora que você mora nos Estados Unidos de forma permanente, confira quais são os feriados nos Estados Unidos.

Pode trabalhar com o visto K1?

É possível fazer o pedido de autorização de trabalho logo após obter o visto K1. Nesse caso, a autorização é temporária válida apenas por 90 dias. Para fazer o pedido, você deve preencher o formulário I-765.

No entanto, você pode fazer o pedido de autorização de trabalho no mesmo momento em que entregar o formulário para o pedido do Green Card. Nesse caso, a autorização de trabalho é válida por 1 ano podendo ser extendida.

Quanto tempo demora o visto K1 para os Estados Unidos

O processo para a emissão do visto K1 pode ser um pouco longo, variando entre 6 e 18 meses até a obtenção para poder viajar para os Estados Unidos. Após o casamento, a emissão do Green Card demora entre 6 e 9 meses contando a partir do momento da entrega do dossiê.

Em certos casos, a demora é maior porque o dossiê não está completo ou os documentos complementares que foram pedidos estão incompletos.

Visto K1 negado

Existem razões claras pelas quais o visto K1 é negado. Entre elas, são:

  • Envolvimento em tráfico de drogas
  • Ter permanecido em solo americano além do tempo permitido em uma estadia anterior
  • Enviar documentos falsos ou tentar de alguma forma fraudar o sistema

Caso o seu visto K1 seja negado, você poderá recorrer se existirem formas de recorrer no seu caso. Isso é algo que pode ser informado pelo cônsul no momento que você receber a informação.

Quando requerer o visto K3?

Os vistos K3 e K4 foram criados para que esposas(os) de cidadãos americanos e seus filhos possam ir para os Estados Unidos ficarem reunidos. Estes vistos serviam para dimunuir o tempo de espera do processamento do pedido através do formulário I-130. Com o processamento mais rápido desse tipo de pedido, os vistos K3 e K4 tornaram-se bem raros.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂