Home Morar no ExteriorMaternidade Como usar cachecol infantil de forma segura

Como usar cachecol infantil de forma segura

by Suellen Kyl

O cachecol infantil é um acessório pouco usado no Brasil onde o inverno não é tão rigoroso. Mas em países onde as temperaturas são bem baixas durante o inverno, o cachecol infantil é praticamente essencial. É ele que mantém as crianças quentinhas e protegidas para sair quando as temperaturas estão baixas. Mas o cachecol não é perigoso para as crianças?

Se for usado da forma correta e com supervisão de um adulto, o cachecol infantil não é perigoso. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas sobre como, quando e onde usar esse acessório de forma segura para garantir que as crianças fiquem protegidas, mas sem riscos de se machucarem.

Usar o cachecol infantil de forma segura

Saber usar o cachecol infantil de forma segura é muito importante. Devemos lembrar que se trata de uma faixa longa de tecido que pode ser perigoso para as crianças se não for usado da forma correta.

Por exemplo, um criança nunca deve ficar brincando sozinha usando um cachecol. Ele deve ser usado apenas ao sair de casa e retirado assim que entrar em casa. Lembre-se que ele é um acessório usado para proteger do frio e não deve ser usado para incrementar o look como os adultos fazem.

Além disso, confira outras dicas essenciais para usar o cachecol infantil sem erros.

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Ajuste de forma confortável em torno do pescoço

O cachecol deve ficar próximo ao pescoço de forma que o vento frio não passe. Mas ao mesmo tempo, ele não deve ficar muito apertado para não sufocar a criança. Isso é muito importante para evitar acidentes e para que ela se sinta confortável usando.

Prefira cachecol infantil sem pontas e sem detalhes que possam enroscar em outros tecidos. Quanto mais simples, melhor e mais seguro ele será.

Apesar de ser tentador um cachecol fofo e cheio de detalhes, é melhor guardar os detalhes para outra peça do guarda-roupa. Lembre-se que as crianças vão estar correndo, brincando e se divertindo e precisando estar livres de riscos denecessários.

Confira atividades de inverno para crianças que você deve experimentar.

Ajuste o comprimento

Além disso, fique atento ao comprimento. O cachecol infantil não deve ficar com as pontas longas demais. Dê preferência a modelos curtos ou ajuste bem o comprimento para que as crianças não tropecem no cachecol. Uma forma de tornar o cachecol ainda mais seguro, é prendendo as pontas para trás ou para o lado.

Retire sempre que não for necessário

Em ambientes internos, no carro, longe da supervisão de um adulto. Em todas essas ocasiões, o cachecol infantil deve ser retirado e guardado. É importante não deixar as crianças brincarem com esse tipo de acessório, pois elas podem facilmente enrolar de forma perigosa em torno do pescoço.

Cachecol infantil a partir de qual idade

Existem modelos infantis a partir de 12 meses, mas tudo depende do quanto você se sente confortável para utilizá-lo e em qual idade. Pode ser que não haja realmente necessidade para um bebê ou criança pequena de usar um cachecol, já que eles estarão protegidos dentro do carrinho de outras formas.

Saiba que existem modelos para crianças pequenas que são bem simples e já vem com um lugar para passar a ponta do cachecol. Esse tipo de modelo já tem o comprimento ideal para a idade, por isso preste atenção na idade recomendada antes de comprar.

Além desse modelo, existem os snoods, um tipo de cachecol que não é em forma de uma faixa comprida e sim em forma circular. Assim, você só precisa passar ele pela cabeça e ele já fica com o tamanho ideal em torno do pescoço. A vantagem é que esse modelo não tem pontas e protege melhor do frio.

Você sabia que os homens também podem usar cachecol? Veja diferentes formas de usar o cachecol masculino.

Qual modelo de cachecol infantil escolher?

Dependendo da idade da criança e do clima, você pode optar por um modelo que seja mais adequado. Confira abaixo alguns modelos.

Cachecol tradicional



Touca com cachecol para bebês



Conjuntos de touca, snood e luvas



Como as crianças francesas usam o cachecol infantil no inverno

Você já deve ter ouvido falar que os franceses são adeptos ao cachecol no inverno. Tanto os homens franceses usam cachecol quanto as mulheres, para se proteger do inverno mas também para incrementar o visual. E é claro que as crianças também crescem com esse costume.

Já desde pequenas, podemos ver os francesinhos de touca e cachecol para todo lado. Nas escolas, as crianças podem ir de cachecol mas devem tirar junto com o casaco e deixar guardado até o momento de voltarem para casa. Em algumas escolas o cachecol não é aceito e você deve retirar e levá-lo de volta caso a criança utilize no trajeto até a escola.

Confira como as francesas se vestem no inverno em Paris.

Como lavar e guardar o cachecol

Caso o tecido seja de lã, lave com um sabão neutro e água fria para que não corra o risco de encolher. Lembre-se de sempre lavá-los antes de guardar, pois pode ficar algum resto de comida e isso pode atrair insetos.

Ao guardar, pense sempre em tirar as peças de inverno do armário de vez em quando para tomar um pouco de ar. Isso faz com que elas não fiquem com cheiro ruim e evita que você tenha surpresas desagradáveis quando o inverno chegar.

Além do mais, guarde as peças de inverno em sacos adequados, de preferência de tecido ou TNT pois o plástico pode juntar umidade e estragar as peças.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂