Como são as festas francesas noturnas

O franceses também gostam de fazer festa e as festas francesas noturnas são sempre regadas a um bom vinho. As festas francesas noturnas são chamadas de soirées e podem ser feitas entre amigos ou entre a família. Esses encontros festivos são bem diferentes do que conhecemos no Brasil, desde a comida até o comportamento das pessoas e a festa em si.

festas francesas

Todo mundo sabe que os franceses são educados e gentis, as soirées são tranquilas e a música normalmente não muito alta, assim é possível manter uma conversa sem precisar gritar com a pessoa que esta ao seu lado.

Como são as festas francesas noturnas

De maneira geral, os franceses são educados e gentis. As festas são tranquilas e a música normalmente não é muito alta, assim é possível manter uma conversa sem precisar gritar com a pessoa que esta ao seu lado. É comum também que nem haja música. Cada um encontra o seu grupo para bater papo enquanto bebe algo e come um aperitivo.

As festas de estudantes na França

As soirées dos estudantes são um pouco mais agitadas, eles gostam de faire la fête (fazer a festa), pois é muito mais econômico reunir os amigos em casa. Ainda mais no inverno em que ninguém quer deixar o aconchego do lar e ir enfrentar o frio do lado de fora. Então é nessa época que os franceses abrem suas portas para receber os amigos.

Os jovens franceses apreciam mais as festas com música do que os adultos. Eles também gostam de beber muito e dançar até altas horas da madrugada. Nas festas estudantis é comum cada um trazer algo para comer e beber, assim ninguém fica com a responsabilidade de alimentar a festa toda sozinho. Ou fazem uma vaquinha e o anfitrião compra tudo de uma vez só. O interessante é que não fique pesado para ninguém.

As soirées começam por volta das 20h, já que o metrô fica aberto até 1h em Paris. Quem decide ficar até mais tarde precisa chamar um táxi ou esperar até as 5h, horário que o metrô abre.

As festas dos adultos e festas familiares

As festas dos adultos e festas familiares são bem semelhantes às festas dos estudantes, apenas um pouco mais formais.

Cada convidado chega com uma garrafa de vinho para acompanhar as batatinhas (conhecidas como chips) servidas pelos anfitriões. Além das batatinhas são servidos queijos, presuntos, castanhas, amendoins, pistaches e blinis, que é um tipo uma panqueca com algum tipo de patê e salmão defumado. Tudo depende do anfitrião.

blinis

Blinis

 Os franceses gostam de aproveitar as soirées e reunir amigos, conversar e comer. Isso não quer dizer que eles não curtam uma balada, curtem sim, mas preferem aproveitar a companhia dos amigos a sair para uma balada de vez em quando. Quando vão, normalmente vão em grupo.

A organização da noite francesa

A noite começa com os aperitivos e as bebidas. Depois passam à mesa, quando é servida a entrada. Depois que todos terminaram a entrada, é a vez do prato principal. Todos permanecem à mesa enquanto os outros ainda estão comendo. Terminado o prato principal, é a vez dos queijos. Os queijos são servidos em uma tábua com uma faca para cada um cortar o pedaço da sua preferência. Junto com eles são servidos também as baguettes para acompanhar. Por último vem a sobremesa.

Claro que nem todo mundo segue à risca essa ordem. É comum entre jovens passarem do aperitivo direto à mesa com a entrada e o prato principal servidos juntos. Os queijos também não são muito comuns, eles passam diretamente à sobremesa.

Dicas sobre a cultura francesa

  • A primeira pessoa a se servir do vinho, deve servir todo mundo e só depois se servir, o mesmo serve para a comida;
  • Na hora do brinde tem que olhar nos olhos. Senão serão 7 anos de sexo ruim. Todo mundo leva a sério haha.
  • Todo mundo que chega deve cumprimentar todos, na chegada e na saída.
  • No final da festa, se sobrou comida a pessoa que trouxe o que sobrou pergunta se o anfitrião vai querer, senão ela deixa um pouco e leva o resto para casa. O que não pode é desperdiçar. Já as bebidas é normal deixar com o anfitrião, mesmo que as garrafas estejam fechadas.

1 comment

Leave a reply