Home Planejar ViagemDicas de viagem Como usar o cartão wise de forma inteligente

Como usar o cartão wise de forma inteligente

by Suellen Kyl
Atualizado em 26 setembro 2022 por Suellen Kyl

Para aproveitar de todas as suas vantagens, você precisa aprender como usar o cartão wise de forma inteligente. É com o cartão Wise que você pode dar fim às taxas sem fim que deixam tudo muito mais caro quando você viaja ao exterior.

O cartão Wise permite que você faça uma economia significativa nas suas compras ao viajar além de facilitar o pagamento, as viagens e a vida de quem é brasileiro e vive no exterior. Quer conferir todas as vantagens do cartão wise e como fazer para ter o seu cartão Wise se você ainda não tem?

Se você ainda tiver dúvidas, confira nosso vídeo no YouTube onde mostramos o passo a passo para criar a sua conta Wise e fazer o pedido do cartão. Acompanhe também o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Vantagens do cartão Wise no exterior

O cartão Wise tem diversas vantagens, e uma delas é ser aceito em praticamente qualquer lugar que aceite cartões de débito com a bandeira VISA. Aí você pode dizer “ah, mas meu cartão de crédito também tem bandeira Visa e é aceito em praticamente qualquer lugar, então qual é a vantagem do cartão Wise?”

Bom, a diferença entre o cartão Wise e o seu cartão de crédito são as taxas que você vai pagar. Enquanto o IOF para compras internacionais do cartão de crédito é de 6,38%, o cartão wise é de 1,1%. E sim, isso faz muita diferença! Sem contar nas taxas que são cobradas a cada utilização do cartão de crédito no exterior, o que acaba deixando tudo mais caro. Com a Wise, não existe taxa a cada utilização. Uma vez carregado, você pode usar de forma ilimitada dentro do valor que você creditou no seu cartão sem ter que pagar taxa por cada transação.

Além disso, poder sacar em moeda local em qualquer caixa eletrônico é algo que facilita muito a vida. Lembra de todas as vezes que você teve que ficar correndo atrás de uma casa de câmbio para trocar o seu dinheiro? E ainda tomar prejuízo com o câmbio nada interessante que você encontrou? Isso agora pode ficar no passado.

Cartão físico ou cartão virtual?

Além do cartão físico, você tem também o cartão virtual que você pode adicionar no seu Apple Pay ou Google Pay e que é bem prático. Pois caso você esqueça a sua carteira ou talvez tenha a infelicidade de ter a sua carteira roubada, você ainda tem a possibilidade de usar o seu cartão.

É seguro, pois além de tudo, o número não é o mesmo do cartão físico e você tem a possibilidade de congelar esse cartão virtual quando quiser (assim como o cartão físico). Essa é uma opção para quem está com pressa e não tem tempo para esperar o cartão físico chegar ou mesmo quem não quer ter um cartão físico. Você pode fazer o seu cadastro agora mesmo e já ter o seu cartão virtual disponível para comprar online ou onde quiser.

Uma outra vantagem do cartão virtual é que ele não pode ser clonado. Isso é um problema bem comum e muita gente tem problema com cartão clonado, uma verdadeira dor de cabeça. Então nesse ponto, o cartão virtual da Wise é uma grande vantagem para evitar esse tipo de problema que em alguns casos é bem difícil de resolver.

Saiba quais são as melhores formas de enviar dinheiro para o exterior.

Diferentes formas de como usar o cartão wise

Como pedir o cartão Wise

Para fazer o pedido do cartão, você deve primeiro criar uma conta na Wise. Se você já tiver enviado dinheiro para o exterior antes usando a Wise, você já tem uma conta.

Ao logar na sua conta, você verá a opção de pedir o cartão. Existe um valor mínimo que você precisa ter na sua conta que é de 100 reais e diferentemente daqui da Europa que existe uma taxa para emitir o cartão, no Brasil ele é gratuito. Caso você esteja na Europa, a taxa é de 7 euros.

Caso a sua conta seja antiga, pode ser possível que a Wise peça documentos de identidade e comprovante de residência. A verificação desses documentos é rápida, basta tirar uma foto do que é pedido e fazer o upload no site.

Já para adicionar dinheiro na sua carteira, basta fazer o pagamento usando o seu cartão de crédito ou débito. Assim que o valor chegar, o envio do cartão é liberado e ele chega em até 7 dias na sua casa.

Desbloqueando o cartão Wise

Para desbloquear o seu cartão Wise, basta fazer uma compra usando o seu cartão. Pode ser uma compra pequena, você só precisa usar a senha (que você mesmo criou no site) e o seu cartão é desbloqueado.

É importante fazer o desbloqueio do cartão logo que ele chegar. Assim você tem a garantia que não existe nenhum problema técnico e que você pode usar o seu cartão no exterior sem problemas. Claro que é raro que o cartão venha com algum defeito, mas você não vai querer arriscar e descobrir se ele funciona corretamente quando já estiver viajando.

Utilizando o cartão Wise

Com o cartão ativado, você já pode colocar dinheiro na moeda que você deseja. Vamos dizer que você vai para a Europa e precisa de Euros. A primeira coisa a fazer, é criar a sua carteira em Euro. Só depois você poderá adicionar dinheiro à essa carteira.

É importante saber que você pode adicionar quantas carteiras diferentes você quiser. Como o cartão Wise é multimoedas, você pode abrir diferentes carteiras e adicionar dinheiro na carteira que você precisará usar.

Ao adicionar dinheiro à sua carteira, o valor será convertido na moeda que você escolheu. Funciona exatamente como o envio de dinheiro para o exterior, só que dessa vez você estará enviando para você mesmo. Ao efetuar o pagamento, o valor convertido já estará disponível imediatamente para fazer compras tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

A vantagem da Wise é que você pode converter o seu dinheiro em mais de 50 moedas diferentes.

Veja como criar um carteira na Wise e como adicionar dinheiro ao seu cartão.

Clique aqui para criar a sua conta e pedir o seu cartão Wise. Saia aproveitando todas as suas vantagens antes mesmo que ele chegue na sua casa.

>> Quero o meu cartão Wise <<

 

Como usar o cartão Wise no exterior

Saiba que o cartão Wise não serve apenas para efetuar pagamentos. Mas você tem a opção de fazer saques também. Sendo assim, você tem até 2 saques gratuitos por mês com um limite mensal de 1 400 reais (ou 200 euros).

Mas e se você for para países com mais de uma moeda diferente? Você pode sim ter mais de uma moeda no mesmo cartão. O sistema tem uma inteligência que detecta a moeda que você está fazendo o pagamento, e assim, utiliza a moeda local caso você tenha o valor suficiente para cobrir a compra. Caso contrário, ele fará automaticamente a conversão da moeda que está disponível no seu cartão.

Vamos dar um exemplo: se você tiver euros e libras no seu cartão e estiver fazendo uma compra em euro, o valor que será debitado será da carteira em euro. Caso você não tenha o suficiente em euro, a conversão das libras para o euro será feita de forma automática.

Vale lembrar que essa função não está disponível para pagamentos em reais. Sendo assim, é preciso ter o valor necessário em reais no seu cartão Wise, caso contrário o pagamento será recusado mesmo que você tenha saldo em outras moedas.

Cartão Wise é seguro?

Algo que eu gosto bastante da Wise é que todo o sistema é bem seguro: a cada conexão você é informado recebendo um sms com um código de uso único (ou confirmação de conexão no aplicativo caso voê tenha instalado no seu telefone) e cada transação também é informada. Caso tenha alguma transação suspeita na sua conta, a Wise manda uma notificação para que você possa aprovar. E como eu disse anteriormente, você pode congelar e descongelar o seu cartão quando quiser. Não precisa ficar ligando, mandando mensagem ou perdendo tempo. Você mesmo tem acesso e controla o seu cartão.

Se você precisar de um novo cartão, é preciso pagar uma taxa de 30 reais. O cartão vai chegar no seu endereço e você deverá fazer um pagamento para ativar o cartão assim como fez com o primeiro.

Quais são os limites do cartão Wise?

Existem os limites máximos padrões e um limite máximo global. Também é possível desabilitar uma modalidade de pagamento caso queira (como por exemplo desativar pagamento por aproximação). Vale lembrar que os limites variam de acordo com o país onde o cartão foi emitido.

Saiba que os limites diários são atualizados todos os dias à meia-noite e os limites mensais todo primeiro dia do mês.

Limites para cartões emitidos no Brasil:

Limites por transferência:

  • Chip e senha: até 20 mil reais
  • Saques: Até 5 mil reais
  • Por aproximação: Até 2.500 reais
  • Compra Online: Até 75 mil reais

Limites diários:

  • Chip e senha: até 75 mil reais
  • Saques: Até 11.500 mil reais
  • Por aproximação: Até 5 mil reais
  • Compra Online: Até 75 mil reais

Dicas de como usar o cartão Wise de forma inteligente

  • Você pode comprar aos poucos a moeda estrangeira que vai usar e ir acumulando no cartão, aproveitando quando o câmbio estiver mais lucrativo. Toda vez que o dólar ou o euro baixar por exemplo, você pode ir lá, converter no seu cartão e ir acumulando. Assim, quando for o momento da sua viagem você já vai ter uma boa quantia de dinheiro. O valor não vai se valorizar e nem desvalorizar. Fique atento para não passar do limite (3000 euros) ou você terá uma taxa mensal sob o valor;
  • É interessante que você leve dinheiro em espécie também durante a sua viagem, por mais tentador que toda essa facilidade que a Wise oferece possa parecer. Tanto porque na imigração eles podem exigir que você prove que tem um valor mínimo para a sua estadia e pode ser que eles exijam que pelo menos parte dessa quantia mínima esteja em espécie, além do extrato do seu cartão wise mostrando o seu saldo. E também por que mais que os pagamentos sem contato estejam cada vez mais frequentes, certos lugares exigem um valor mínimo ou algumas vendinhas e pequenos estabelecimentos só aceitam o pagamento em espécie. Além do que, trocar dinheiro no aeroporto ou localmente em casas de câmbio geralmente vai custar bem mais caro;
  • Uma dica a mais é também trazer sempre mais de uma forma de pagamento na hora de viajar. Então além do seu cartão Wise e de uma quantia em espécie, traga também o seu cartão de crédito apenas como emergência, caso você tenha algum problema. É sempre bom estar prevenido.

Como usar o cartão Wise morando no exterior

Existem vantagens de usar o cartão Wise morando no exterior? Sim, e uma das vantagens é poder receber o dinheiro que você ganha no Brasil em reais convertido em euros para você usar aqui na Europa. É muito fácil e prático.

Não esqueça de alguns detalhes importantes como ativar o seu cartão antes de viajar para ter certeza que tudo está funcionando certinho e também carregar o seu cartão antes de viajar para ter tudo já em mãos. Pode ser que a internet onde você estiver não funcione direito e você tenha problemas para adicionar dinheiro a sua conta. Então faça tudo com antecedência.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂