como enviar dinheiro para o exterior
Home Planejar ViagemDicas de viagem Enviar dinheiro para o exterior: 5 coisas que você deve saber

Enviar dinheiro para o exterior: 5 coisas que você deve saber

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 agosto 2023 por Suellen Kyl

Existem 5 coisas que você deve saber antes de enviar dinheiro para o exterior porque elas podem influenciar a forma como você envia e também vai possibilitar que você faça o seu envio de dinheiro para exterior pagando menos. Isso certamente é algo que você está procurando, não é mesmo?

Além de evitar dores de cabeca no futuro, o valor que você vai mandar também importa. Afinal, você não quer sair perdendo, não é mesmo?

Então vem comigo que eu explico nesse artigo tudo o que você precisa saber antes de dar o primeiro passo. Ou mesmo para você que já fez algum envio mas não entendeu direito como funciona, veja em detalhes alguns pontos importantes.

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Antes de enviar dinheiro para o exterior: Pesquisar sobre as plataformas, vantagens e desvantagens

As plataformas para fazer envio de dinheiro entre diferentes países e diferentes moedas tem crescido muito. Você já deve ter percebido que diversos nomes surgiram nos últimos 10 anos, propondo maiores vantagens do que conhecíamos antigamente.

Então na hora de escolher, pode ser que você fique um pouco confuso sobre qual plataforma utilizar. Qual é a mais segura, qual é a mais confiável. O que fazer então?

O melhor a fazer é pesquisar as opções disponíveis para a sua necessidade. Nem todas as plataformas fazem envio de onde você está para o país e a moeda que você quer enviar. Então antes de qualquer coisa, veja as possibilidades que você tem e só então pesquise mais a fundo as vantagens desvantagens, onde você consegue um melhor câmbio e uma melhor taxa.

Se for um envio pontual por exemplo, muitas plataformas oferecem um desconto ou fazem o primeiro envio sem taxas, você pode aproveitar desse benefício por exemplo. Se você quer aproveitar esse tipo de vantagem, eu recomendo a Wise que você acessar através desse link.

Nesse vídeo aqui eu trouxe um comparativo entre as principais empresas de envio de dinheiro para o exterior, vale a pena dar uma conferida.

Pesquisar as formas de enviar dinheiro para o exterior e os diferentes preços

Dependendo da forma de envio, você vai pagar mais ou menos taxas e o envio vai ser mais avantajoso ou menos avantajoso e você precisa saber disso antes de decidir como vai enviar dinheiro. Geralmente os envios 100% online são os que tem taxas mais interessantes, mas isso implica que tanto você como a pessoa que vai receber tenha uma conta bancária ou que pelo menos um dos dois, seja o remetente ou o destinatário tenha uma conta bancária e nem sempre é o caso.

Se você precisa enviar dinheiro do exterior para o brasil sem conta bancária, confira esse vídeo aqui onde eu explico como funciona e quais são as empresas mais confiáveis e mais utilizadas para fazer esse tipo de envio.

Escolha a moeda para fazer o envio de dinheiro

Você pode se supreender, mas nem sempre é possível enviar dinheiro na moeda local. Explicando melhor: o que geralmente você faz é enviar o dinheiro na moeda local. Por exemplo, você está na França e vai enviar para o Brasil, você faz o pagamento em euro e esse valor vai ser convertido para ser sacado no Brasil em real.

Mas esse não é o caso para todos os países. Em certos países, você não consegue enviar em moeda local. Assim, você vai ter que escolher o dólar americano por exemplo o que é o mais recomendado nesses casos.

Já conhece o cartão Wise? Com ele, as suas compras no exterior ficam bem mais fáceis e baratas. Confira aqui as vantagens e faça já o seu.

como enviar dinheiro para o exterior
Foto: Unsplash por Tech Daily

Limites de envio de dinheiro

Para receber dinheiro do exterior, se o valor for até 10 mil reais você, pode fazer sem burocracias apenas apresentando documento de identidade e CPF na maior parte dos casos. Já se a quantia for superior a 10 mil reais, você deverá apresentar a declaração de imposto de renda e outros documentos que comprovem a procedência do dinheiro.

Mas existe outro ponto também que você deve prestar atenção ao fazer envio de dinheiro para o exterior caso seja um grande valor. Dependendo da empresa que você escolher vai existir um valor máximo por transação que pode ser realizado (por dia, mês, por envio, por forma de envio). Sendo assim, pode ser que você tenha que enviar em várias vezes.

A forma como você vai fazer esse envio também conta, geralmente o pagamento via TED é o que garante a possibilidade de enviar uma quantia maior de dinheiro para o Brasil.

Já em outros casos, o limite vai se basear na declaração do imposto de renda apresentada. Mas também pode existir empresas que tem um limite de envio por usuário, então antes de fazer o envio preste atenção nisso. Leia atentamente o site da empresa que você escolher e se tiver dúvidas, entre em contato com eles.

E como já citei anteriormente, quanto maior o valor que você envia, mais documentos serão exigidos para comprovar a origem daquele dinheiro.

Resumindo: existe um limite que é imposto pelo modo de pagamento e um limite definido pela empresa de envio de dinheiro. Preste atenção nesses dois pontos.

Taxas e Impostos ao enviar dinheiro para o exterior ou para o Brasil

Você percebeu que cada empresa de envio de dinheiro cobra uma taxa e que você pode perder bem menos dinheiro usando essa ou aquela empresa. Mas quais são as taxas que essas empresas aplicam? Geralmente são as seguintes:

  • Margem na taxa de câmbio (onde elas lucram);
  • Tarifa cobrada pelo envio (o primeiro envio geralmente exclui essa taxa, os outros envios vão ter a taxa baseado no valor que está sendo enviado);
  • IOF;
  • Taxas SWIFT (nem todas cobram);

Vale lembrar que todo envio de dinheiro é sujeito ao IOF (que vai variar se vc estiver enviando a si mesmo ou a um terceiro) e à declaração no imposto de renda na aba “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física e do exterior”.

Se ainda estiver com dúvidas, confira a playlist no nosso canal no YouTube falando sobre envio de dinheiro para o exterior

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars. Uma grande variedade de empresas de aluguel de carros garante que você encontre o preço que cabe no seu bolso e nas suas necessidades.
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Viaje tranquilo com os melhores pacotes de viagem. Confira as promoções.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂