A baguete (baguette) é um pão tradicional francês bem simples, pois ele leva poucos ingredientes. Apesar de ser popularmente consumido na França e de ter as suas origens francesas, este é um pão bastante consumido em outras partes do mundo. Por ser fácil e barato, a baguete pode ser utilizada das mais variadas formas, tanto doce quanto salgadas.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Como surgiu a baguete
A sua origem não é realmente conhecida, mas existem boatos de ela tenha surgido na época de Napoleão. Até então, os pães tinham uma forma arredondada para facilitar o armazenamento. Mas essa forma não favorecia o transporte pelos soldados, então aí teria surgido a ideia de fazer pães de forma alongada, como bastões.
Outra versão diz que a invenção teria tido origem quando uma lei, impedindo que os padeiros trabalhassem antes das 4h da manhã foi imposta. Com isso, a fabricação dos pães tradicionais não seria possível e uma nova forma de pão teria sido inventada para se adaptar.
Existe ainda outra versão que diz que a sua criação surgiu com a construção do metrô de Paris. A explicação seria que os pãezinhos redondos necessitavam que os trabalhadores carregassem uma faca para cortá-los. Então, para evitar que objetos perigosos descessem nos túneis, teria sido pedido para que o pão fosse feito de uma forma que não precisasse de faca para cortar. Aliás, esse é uma tradição seguida por muitas pessoas: nunca cortar a baguete com uma faca e sim com a mão.
Como a baguete é usada na França
Um dos símbolos da França, este delicioso pão é usado de inúmeras formas. Por exemplo, nas padarias francesas é comum encontrarmos os sanduíches feitos com esse pão. O mais comum deles é o jambon-beurre, um sanduíche composto de manteiga e presunto. Seja qual for o sanduíche, ele deve ser servido frio, pois a baguete ficaria mole e enborrachada se fosse aquecida.
No dia a dia é comum ver os franceses carregando uma baguete. Quem não lembra daquela imagem do francês carregando pão embaixo do braço? Pois sim, essa imagem é real e acontece no cotidiano. É comum ver longas filas nas padarias no finalzinho da tarde, pois é quando os franceses saem do trabalho e passam para levar o pão para o dia seguinte.
Já na culinária francesa, a baguete é usada para acompanhar a maior parte dos pratos durante o jantar. Entretanto, ela também é servida durante o aperitivo, especialmente nos restaurantes e acompanha também os queijos antes da sobremesa. Outro lugar que ela sempre marca presença, é nas festas francesas. Resumindo: falou de culinária francesa, o símbolo dos franceses está presente.
Café da manhã francês
Estima-se que cerca de 30 milhões de baguetes são produzidas e consumidas por dia na França. É comum na França comé-la com geléia ou manteiga ou de molhá-la no café ou chocolate quente pela manhã. Por ser um pão com um validade curta, ele costuma ser comprado somente quando vai ser consumido.
A parisiense, pão francês (não confundir com a pão francês brasileiro), flute são alguns dos seus nomes. Tudo vai depender da região. Em todos os casos, você vai encontrar um pão com uma crosta bem crocante e um interior bem macio. Ainda mais delicioso quando acaba de sair do forno.
Quanto custa
Por ser um pão de fabricação fácil e por necessitar de poucos ingredientes, o seu preço é bastante atrativo. Por 0,90€ ou 1€ é possível comprar um pão de 250g. Os preços vão variar conforme a padaria (orgânico, farinhas especiais) e a região da França onde o custo de vida é mais ou menos elevado.
Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!
Receita de baguete francesa
Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Mexa bem Adicione o fermento e comece a mexer, incoporando a água pouco a pouco Hora de sovar a massa. O ideal é sovar 10 minutos à mão ou se você estiver usando uma máquina, começar sovando na velocidade baixa durante 3 minutos e aumentar a velocidade para sovar por mais 3 minutos. A massa deve estar uniforme, mas ainda deve colar nos dedos. Deixe a massa descansando pour 30 minutos. Depois descole a massa, vire e dobre das bordas ao centro. Deixe repousar por mais 30 minutos. Corte a massa em 4 partes iguais Enrole os pedaços formando um bastão da forma de uma baguette Coloque os bastões em uma forma e faça cortes diagonais com uma faca. Deixe descansar por mais 30 minutos Preaqueça o forno a 230C Antes de levar as baguettes ao forno, coloque uma forma com gelo na parte de baixo do forno e vaporize água sobre as baguettes Deixe assar por 15 minutos até que elas fiquem douradas. Para dar um ar rústico, salpique farinha sobre as baguettes antes de levar ao forno.
Caso não tenha fermento fresco, o fermento em sachê pode ser utilizado.
Se quiser dar um sabor diferente aos pães, você pode adicionar uvas passas e outras frutas secas na massa.Baguette francesa tradicional
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
DICAS