Francês básico para viagem: dicas práticas

by Suellen Kyl

Vai viajar para a França mas não fala francês? Aprenda um pouco de francês básico para viagem e não passe apertos. Antes de viajar, é essencial ter pelo menos um conhecimento básico da língua do país para o qual estamos viajando.

Pensando nisso, o Guia do Estrangeiro traz para você que vai viajar para a França ou para algum país francófono, um guia de francês básico para viagem para você chegar com tudo na terra do oh la la. Aproveite para treinar a escuta ouvindo podcasts em francês.

francês básico

Francês básico: Iniciando e terminando uma conversa

Essas duas palavras são essenciais ao começar e terminar uma conversa: bonjour e bonne journée. Jamais pergunte algo a um francês sem antes dizer bonjour. Faz parte da educação e todo mundo leva muito a sério. Desde pequenas, as crianças são orientadas a dar bonjour ao chegar em algum lugar ou quando encontram algum adulto. E ao sair, deseje sempre uma bonne journée (tenha um bom dia) a quem você estava conversando. Melhore a sua pronúncia em francês com dicas práticas.

Não se esqueça: Ao parar alguém na rua para pedir informação, falar com um vendedor/caixa/ começar uma conversa, diga sempre bonjour. Ao ir embora, se despeça com um bonne journée.


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?


Palavras de cortesia em francês

Essas palavrinhas mágicas abrem muitas portas em qualquer idioma e, no francês, a história não é diferente. Em alguns lugares ser bem educado além de demonstrar respeito e melhorar o atendimento, também pode fazer você pagar mais barato. A falta de cortesia é uma das coisas que mais irritam os franceses.

  • S’il vous plaît – Por favor
  • Merci – Obrigado(a)
  • Excusez-moi – Com licença
  • Pardon – Desculpa

Não se esqueça: Sempre que pedir algo em uma loja/restaurante, coloque um s’il vous plaît no final da frase. Quando o garçom trouxer o seu prato ou retirar os pratos da mesa, diga merci.


Quer aprender francês online de forma fácil e interativa? Conheça os cursos da Babbel, um dos cursos mais confiáveis do mercado com mais de 10 milhões de usuários.


Fazendo o pagamento nas lojas

Ao fazer compras, no restaurante, você sempre vai ouvir da atendente “vous payez comment?“(qual a forma de pagamento?). Se for com o cartão do banco, responda “par carte“. Se for em dinheiro, responda “en liquide“. Se for com cheque, responda “par chèque“. Lembrando que a maior parte dos estabelecimentos não aceita o pagamento em cheque. As notas de 500 euros também não são aceitas em muitos estabelecimentos.

E depois?

Ela vai te passar a maquininha para que você insira o seu cartão e a senha. No visor da maquininha, insira sua senha quando a palavra “code” (senha) aparecer e aperte o botão verde. Pode ser que a atendente pergunte logo de cara “par carte?” caso veja que você está com o cartão na mão, ou simplesmente porque é o modo de pagamento mais comum. Não se esqueça de pedir o reembolso ns compras no exterior antes de voltar para casa.

Modos de locomoção: você vai de quê?

Se você estiver numa grande cidade como Paris, é importante saber o nome dos meios de transporte. Quando você perguntar “como faço para chegar no Louvre” por exemplo, vai receber instruções como “pegue o trem da Ligne U direção La défense, desça em La Défense, pegue o metrô 1 direção Château de Vincennes e desça na estação Palais Royal/Musée du Louvre”.

  • En mètro – De metrô
  • En voiture – De carro
  • En bus – De ônibus
  • En train – De trem
  • En RER – De RER
  • En Tram/ tramway – De tramway (metrô de superfície)
  • En vélo – De bicicleta
  • À pied – à pé

Fique atento: O metrô é um trem, mas os “trains” são as linhas que ligam as cidades da região Île-de-France à Paris. São grandes trens que passam numa frequência menor que os metrôs. Aprenda a usar o metrô de Paris.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂