Home Morar no ExteriorVida na EuropaCuriosidades da Europa Como é celebrado o Dia de Reis na França

Como é celebrado o Dia de Reis na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 maio 2022 por Suellen Kyl

Também chamado de Épiphanie, o dia de reis na França é comemorado no dia 6 de janeiro. Nesse dia, segundo a tradição, os três reis magos teriam vindo visitar o recém-nascido Jesus, trazendo presentes e anunciando a boa nova.

No Brasil este dia é comemorado com uma grande festa, conhecida como Folia de Reis. Na Espanha, o dia de reis é um dos dias mais esperados do ano. Já na França, este dia é celebrado com com uma torta conhecida como Galette des Rois. Aprenda como fazer uma galette des rois.

dia de reis na França

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

 

Tradições do dia de Reis na França

Para comemorar o dia de reis na França, os franceses põem a mão na massa fazendo uma galette des rois. Esta torta contém um pequeno brinde dentro, conhecido como fève. A tradição diz que a pessoa que tirar o pedaço que contém a fève será coroado o rei ou rainha.

Estas tortas acompanham uma pequena coroa de papel para coroar o rei ou rainha, que deverá ser o responsável por oferecer a próxima galette. A tradição também diz que a pessoa mais jovem deve se esconder embaixo da mesa e escolher os pedaços que cada um deverá ganhar.

Uma variação da galette des rois: bolo de reis

Ela tem diversas variações em cada região da França. Originalmente, é feita de massa folhada levemente dourada ao forno, acompanhada por geléia de diversos sabores. No sul da França, a galette des rois é um tipo de brioche em forma de coroa e coberto com frutas secas.

dia de reis na França

Onde comprar galettes des rois na França

A galette des rois é um produto facilmente encontrado nos supermercados nessa época do ano. Cerca de 80% das galettes consumidas nessa época são industrializadas. A fève encontrada dentro das galettes são feitas em porcelana (já que a galette geralmente é aquecida no forno antes de ser cortada) e pode ter diversas formas, o que atrai os colecionadores (sim, eles existem e podem chegar a pagar até 2000 euros por uma fève rara).

Uma festa celebrada por todos

A tradição de consumir a galette des rois é bastante presente na França. Ela não tem apenas o caráter religioso cristão mas sim de algo que é consumido em um certo período do ano. As crianças adoram!

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂