Mulher com mão no rosto e outra na frente simbolizando pare
Home Planejar ViagemEuropa 10 coisas para não fazer em Paris

10 coisas para não fazer em Paris

by Patricia
Atualizado em 14 julho 2022 por Suellen Kyl

Você já sabe o que quer fazer em Paris, mas você sabe quais coisas deve não fazer em Paris? Que todo parisiense tem a fama de estressado e mal humorado muita gente sabe, porém o que muitos não sabem são as coisas que irritam um parisiense.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Mulher com mão no rosto e outra na frente simbolizando pare

Foto: Pexels por Karolina Grabowska

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

1. Parar no lado esquerdo da escada rolante e ficar lá sem se mover.

Tudo bem que se for sua primeira vez em Paris você vai acabar passando por isso, digo, vai ficar parado no lado esquerdo da escada rolante. Afinal quem nunca fez isso, certo? Isso é umas das coisas que mais irritam os parisienses, ao ponto de você ouvir um PARDON meio grosso nas suas costas caso não continue andando.

O lado esquerdo da escada rolante é para quem está com pressa e prefere subir ou descer os degraus sem ficar parado na escada. Se você não está com pressa, fique do lado direito.

2. Iniciar uma conversa no metrô

Os trens em Paris sempre estão com algum problema, além de estarem lotados nos horários de pico. Tentar puxar um papo para passar o tempo pode não ser uma boa ideia. Não ouse fazer isso, eles vão te olhar como se você fosse um extraterrestre (brincadeira).

A verdade é que você vai ouvir as pessoas reclamando, mas elas dificilmente vão falar com outras pessoas. O que geralmente acontece é você ouvir elas falando sozinha ou dando as típicas “bufadas”francesas.

3. Continuar sentado ao lado da porta quando o metrô está cheio

A maioria dos trens possui assentos rebatíveis perto das portas que devem ser usados somente quando os trens não estiverem cheios, para não atrapalhar a circulação. Caso você estiver sentado e não perceba, eles vão te olhar querendo te fuzilar e alguém vai vir e pedir para você levantar.

4. Não deixar as pessoas saírem do metrô

A regra da física é clara: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Então, para que outras pessoas possam entrar, é preciso deixar quem está dentro sair. Não fique na porta do trem atrapalhando a passagem, pois os parisienses ficam a ponto de mandar você sumir de Paris.

Aliás é bom não dormir no ponto na hora de entrar ou sair dos trens, especialmente no horário de pico. Atenção redobrada nos seus pertences pessoais durante essas horas que o metrô está lotado.

Saiba quais são os golpes mais comuns em Paris.

5. Olhar fixo para as pessoas

Se você observar, as pessoas não se olham no metrô. Ficam mexendo no celular ou olhando para o chão, mas nunca olham para as outras pessoas, pois isso é considerado constrangedor para os parisienses. E pode ter até algum paranóico que venha procurar encrenca com você.

Acredite ou não, já ouvi muitos relatos de pessoas que tiveram problemas no metrô com algum paranóico que achou que a pessoa estava fazendo vídeo ou tirando foto dele.

6. Não dar bom dia ou boa noite

Ao entrar nos lugares, cumprimente sempre as pessoas com um bonjour ou bonsoir. Antes mesmo de começar uma conversa, ou pedir uma informação por exemplo, diga sempre “bonjour” antes de sair perguntando o que precisa. 

Faça isso e você verá como as pessoas vão ser muito mais simpáticas e abertas com você.

7. Pedir informações em inglês

Eles vão te olhar e pensar tipo: eu sei como ir ao Louvre, apenas não tenho tempo ou não tenho vontade de dizer. Uma das coisas para não fazer em Paris é pedir informações na rua, principalmente se você não fala francês.

Por isso, tente aprender pelo menos o básico antes de ir para a França. Mesmo que o seu francês seja bem ruim, você verá como as pessoas serão bem mais prestativas quando veem que você está se esforçando para falar a língua delas.

8. Parar no meio do caminho

Não pare nunca de andar, ok? Você pode ser atropelado pelos apressados! Ou se precisar parar para olhar algo no celular, não pare no meio do caminho.

Especialmente nos locais onde a concentração de pessoas é grande. E saiba que na França as pessoas não tem a menor vergonha de falar para você que você está atrapalhando, em alto e bom tom.

9. Ser desagradável com os garçons

O atendimento ao consumidor muitas vezes deixa a desejar. Tudo bem algumas vezes os garçons não são nada educados, mas não ouse ser desagradável. Você pode não ter uma boa experiência.

A educação é a base da cultura francesa. Então se você quer reivindicar os seus direitos ou reclamar, saiba como fazer com classe.

10. Ficar parado no meio da passarela rolante em Les Halles ou Montparnasse

Você vai receber olhares fuzilantes, acompanhados de xingamentos que provavelmente nem vai entender. Se não for andar, fique na direita sempre.

Assim como na escada rolante ou até mesmo nos corredores do metrô, fique sempre na direita caso esteja carregando malas ou andando mais devagar que as outras pessoas.

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Hospedagem barata em Paris

Confira nossas dicas de hotéis baratos em Paris para economizar em hospedagem durante a sua viagem:

Hotel Darcet

Hotel Paris Louis Blanc

Hotel de la Mare

Hotel Astoria – Astotel

Hotel Eiffel Turenne

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

6 comentários

Nádia Guerreiro 5 de janeiro de 2015 - 20:47

Já ouvi xingamentos,hahahah,porque fiquei estacionada do lado esquerdo da escada rolante,e o mais suave que eu ouvi foi um pardon,hahaha…

Reply
Patricia Alves 5 de janeiro de 2015 - 22:32

hahahaha exatamente assim Nádia, a sutileza francesa 🙂

Reply
Jeferson 6 de janeiro de 2015 - 1:41

Quem nunca hahaha… mas não é pra menos… quem nunca perdeu o metro por lá por causa do folgado estacionado do lado esquerdo da escada rolante? hahah

Reply
Hábitos franceses que parecem estranhos para os brasileiros - Guia do Estrangeiro 26 de março de 2016 - 14:29

[…] Veja também: 10 coisas para NÃO fazer em Paris […]

Reply
Alerta aos turistas em Paris - Guia do Estrangeiro 26 de março de 2016 - 14:57

[…] Veja também: 10 coisas para NÃO fazer em Paris […]

Reply
Flavio 25 de abril de 2017 - 19:28

Paris é um dos lugares (senão o mais) mais lindos que já fui na minha vida!!
Mas os franceses são extremamente podres e desnecessários.
Não pretendo voltar nem com hospedagem grátis!!

Reply

Deixe um Comentário 🙂