Galette des Rois, o bolo de reis francês

by Bárbara Ellen

A Galette des Rois é uma torta tradicional vendida e consumida na França, Suíça e Bélgica para a comemoração da Épiphanie (Dia de Reis), um feriado cristão que comemora a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, celebrado em 6 de janeiro.

Como a galette des rois é feita?

Consiste de uma torta doce à base de massa folhada e recheio de frangipane, um creme feito com farinha de amêndoas, ovos, manteiga e açúcar. Acompanhado do recheio de frangipane ela pode conter também frutas ou compota de frutas e até mesmo chocolate.

A galette des rois contém um pequeno brinde dentro, conhecido como fève (fava) e a tradição diz que a pessoa que tirar o pedaço que a contém será coroado o rei.


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


A origem do bolo de reis francês

A origem do bolo remonta ao tempo da Roma antiga, quando os romanos tinham por hábito eleger o rei da festa durante os banquetes festivos da Saturnália (festival em honra ao deus Saturno), o que era feito tirando à sorte com grãos de fava. A Igreja Católica aproveitou a tradição para o Dia de Reis e a partir de 1870 a fava começou a ser substituída por figuras de porcelana, que podem ter diversas formas.

Para saber mais sobre a tradição da galette de rois, confira nosso post sobre o Dia de Reis na França. Enquanto isso, vamos à receita dessa delícia?! 🙂

galette des rois
Foto: afmsp.org

Quer conhecer outras delícias da culinária estrangeira? Adquira a apostila de receitas estrangeiras com mais de 180 receitas de vários países do mundo.


Receita de galette des rois

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂