O tempura de legumes é um prato clássico da culinária japonesa e consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos numa massa bem fina. O tempura é uma das comidas japonesas mais apreciadas pelos estrangeiros. A massa de tempura deve ser feita com água bem gelada e a fritura é realizada em óleo muito quente, para que o choque térmico garanta a crocância do tempura.
Como surgiu o tempura
A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses, ativos particularmente na cidade de Nagasaki durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim ad tempora quadragesimae, preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.
No Japão, restaurantes especializados em tempura são chamados tenpura-ya e variam de cadeias de fast food a restaurantes cinco estrelas. Os ingredientes e modos de preparar e servir tempura variam muito em todo o país, porém é sempre importante o uso de ingredientes frescos e sazonais.
Para a receita pode-se usar os legumes de sua preferência e até acrescentar camarão. Os tempuras ficam bem crocantes e podem ser servidos como aperitivo ou acompanhamento! Para acompanhar o seu aperitivo, você pode preparar um drink como o negroni.
Como fazer tempura de legumes
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de repolho cortado em tiras
- 1 xícara (chá) de batata cortada em palitos
- 1 xícara (chá) de vagens cortadas ao meio
- 1 xícara (chá) de cenoura cortada em palitos
- 1 x ícara (chá) de cebola cortada em fatias
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água bem gelada
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Numa panela média, coloque bastante óleo (como se fosse fritar batatas) e leve ao fogo.
- Coloque os legumes em uma tigela grande e acrescente o sal e a água bem gelada. Misture tudo com as mãos e adicione a farinha de trigo e o bicarbonato.
- Misture novamente e, se precisar, acrescente mais água ou farinha. Deve ser possível fazer montinhos grudados com os ingredientes, a massa deve ser grossa e todos os legumes devem estar envoltos por ela.
- Quando o óleo estiver quente, coloque porções de massa com o auxílio de um garfo ou pegador de salada.
- Frite dos dois lados até ficarem dourados.
- Escorra o óleo dos tempuras e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo.
- Sirva como aperitivo, acompanhado de shoyu, ou como acompanhamento.
[…] Leia também: Receita de Tempura de legumes […]