Home Receitas do MundoÁsia Receita de comida japonesa: tempura de legumes

Receita de comida japonesa: tempura de legumes

by Bárbara Ellen
Atualizado em 7 maio 2022 por Suellen Kyl

O tempura de legumes é um prato clássico da culinária japonesa e consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos numa massa bem fina. Esta é uma das comidas japonesas mais apreciadas pelos estrangeiros. A massa deve ser feita com água bem gelada e a fritura é realizada em óleo muito quente, para que o choque térmico garanta a crocância.

Como surgiu o tempura

A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses, ativos particularmente na cidade de Nagasaki durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim ad tempora quadragesimae, preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.

No Japão, restaurantes especializados em tempura são chamados tenpura-ya e variam de cadeias de fast food a restaurantes cinco estrelas. Os ingredientes e modos de preparar e servir tempura variam muito em todo o país, porém é sempre importante o uso de ingredientes frescos e sazonais.

Para a receita pode-se usar os legumes de sua preferência e até acrescentar camarão. Os tempuras ficam bem crocantes e podem ser servidos como aperitivo ou acompanhamento! Para acompanhar o seu aperitivo, você pode preparar um drink como o negroni.

tempura de legumes

Descubra o método cardápio versátil

Diminua o desperdício de comida e melhore a sua qualidade de vida aprendendo a organizar cardápios fáceis e práticos. Alimente-se de forma equilibrada e saudável mesmo sem ter experiência na cozinha. Conheça os segredos do planejamento, preparação e conservação de alimentos de forma eficiente para comer bem todos os dias. Invista em você!

 

Como fazer tempura de legumes

Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

Conheça a principal sobremesa da Dinamarca: Rødgrød med fløde - Guia do Estrangeiro 31 de maio de 2016 - 12:00

[…] Leia também: Receita de Tempura de legumes […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂