Estudar nos Estados Unidos: quanto custa uma graduação

by Suellen Kyl

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos jovens. Mas a questão financeira acaba fazendo com que outras opções de países se tornem mais acessíveis. Já que o preço pago por um residente é muito inferior ao preço pago por um estrangeiro, é mais comum que os estudantes brasileiros escolham outros países.

Existem meios de fazer uma graduação a um preço mais em conta e o ponto principal para o sucesso é ter um ótimo desempenho escolar.

estudar nos Estados Unidos

Quanto custa estudar no Estados Unidos

O preço dos cursos vai depender do tipo de universidade que você estiver interessado, podendo variar de mais de 30 mil dólares por ano a pouco mais de 3 mil. As universidades particulares estão no topo da lista das mais caras, seguido pelos state colleges e community colleges.

O preço do curso também varia se você for residente americano ou não. Isso se aplica para as universidades públicas, o que torna o acesso muito mais em conta para aqueles que possuem residência (como green card).


Precisando enviar ou receber dinheiro do exterior? Utilize a Wise, a melhor plataforma online para enviar ou receber dinheiro do exterior com as melhores taxas do mercado.


 

Qual a forma mais em conta para fazer um bacharel?

Uma dica muito usada pelos estudantes estrangeiros, é de fazer os 2 primeiros anos da graduação em um community college (que possui as taxas anuais mais baratas). E depois pedir transferência para um state college para terminar os anos restantes. Os dois primeiros anos da graduação correspondem ao associate degree. É fundamental ter excelentes notas e um currículo bastante atrativo para conseguir uma transferência, pois a concorrência é acirrada.

Como arcar com os custos para estudar no Estados Unidos

É bom lembrar que os estudantes estrangeiros não tem direito a trabalhar nos Estados Unidos (diferentemente da Europa). Portanto, é bom colocar tudo na ponta do lápis antes de se lançar à aventura. Para requerer o visto de estudante, é preciso provar que você ou quem se propuser a pagar pelos seus estudos tenha uma certa quantia em conta.

Se um estudante for denunciado e ficar provado que ele trabalha com o visto de estudante, ele corre o risco de ter o visto cancelado. Apesar do perigo, muitos estudantes estrangeiros acabam tendo que procurar uma renda extra para poder pagar suas despesas como aluguel e alimentação.

Estimação de preços

Para dar uma ideia geral, este é o preço pago anualmente (contando com moradia e alimentação). Os preços para estudar nos Estados Unidos podem variar dependendo da cidade e da universidade (e também das necessidades básicas de cada pessoa). Os preços estão em dólares.

  • Community College: 16 mil/ano
  • State College (não residentes): 38 mil/ano
  • Universidades particulares: 47 mil/ano
grafico
fonte: trends.collegeboard.org/

Você pode também fazer uma estimação de preços através deste site.


Você também pode se interessar...

1 comentário

Patricia Cerqueira 1 fevereiro 2016 - 13:22

texto maravilhoso

Reply

Deixe um Comentário 🙂