A shakshouka é um prato de ovos escalfados em um molho de tomates, pimentão e cebola, muitas vezes temperado com cominho. Seu nome significa "uma mistura" em árabe líbio ou em outros dialectos árabes. Sua forma atual com ovos e vegetais é de origem tunisiana e marroquina judaica, sendo agora popular entre muitos grupos étnicos do Oriente Médio e do Magreb.
História da Shakshouka
Tradicionalmente servida em uma panela de ferro fundido ou tajine, acompanhada de pão, a shakshouka apresenta muitas versões. Algumas incluem corações de alcachofra, batatas, feijões ou queijos, mas as receitas tradicionais são muito básicas, consistindo apenas em ovos, tomates picados, pimentão, alho, sal, azeite e páprica. Como os ovos são o ingrediente principal, o prato é frequentemente servido como brunch, mas em Israel também é uma refeição popular durante a noite.
De acordo com alguns historiadores de alimentos, o prato foi inventado no Império Otomano, espalhando-se por todo o Oriente Médio e Espanha, onde muitas vezes é servido com salsichas picantes. Outra crença é que ele vem do Iêmen, onde é servido com zhug, um molho à base de coentro.
A shakshouka é um prato muito fácil de fazer, que pode ser adaptado ao gosto de cada um e suja apenas uma panela! Tem como ser mais prático? Para acompanhar este prato, você pode também preparar uma deliciosa panna cotta.
Como fazer Shakshouka
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 pimentão vermelho ou verde picado
- 4 tomates picados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá) de páprica
- 1 pitada de pimenta caiena
- Sal e pimenta do reino à gosto
- 6 ovos
- Salsinha picada à gosto
Modo de preparo
- Aqueça uma frigideira grande e profunda e coloque o azeite. Adicione a cebola picada e refogue até começar a dourar. Junte o alho e refogue por mais um minuto.
- Adicione o pimentão e refogue por 5-7 minutos até amolecer.
- Adicione os tomates e mexa até misturar. Junte o extrato de tomate e os temperos (sal, pimenta do reino, cominho, páprica e pimenta caiena), misture bem e deixe ferver em fogo médio por alguns minutos até que comece a reduzir.
- Prove e, se necessário, acerte os temperos e coloque um pouco de água. Se o molho estiver ácido adicione uma pitada de açúcar ou de bicarbonato de sódio.
- Quebre os ovos, um de cada vez, diretamente sobre o molho, certificando-se de espaçá-los uniformemente.
- Tampe a panela e deixe os ovos cozinharem por cerca de 10 minutos. Fique atento(a) para que o molho não seque e os ovos não cozinhem além do seu gosto.
- Decore com a salsinha picada e sirva acompanhado de pão ou salada de folhas.
- Serve 2-3 pessoas.