A shakshouka é um prato de ovos escalfados em um molho de tomates, pimentão e cebola, muitas vezes temperado com cominho. Seu nome significa “uma mistura” em árabe líbio ou em outros dialectos árabes. Sua forma atual com ovos e vegetais é de origem tunisiana e marroquina judaica, sendo agora popular entre muitos grupos étnicos do Oriente Médio e do Magreb.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
História da Shakshouka
Tradicionalmente servida em uma panela de ferro fundido ou tajine, acompanhada de pão, a shakshouka apresenta muitas versões. Algumas incluem corações de alcachofra, batatas, feijões ou queijos, mas as receitas tradicionais são muito básicas, consistindo apenas em ovos, tomates picados, pimentão, alho, sal, azeite e páprica. Como os ovos são o ingrediente principal, o prato é frequentemente servido como brunch, mas em Israel também é uma refeição popular durante a noite.
De acordo com alguns historiadores de alimentos, o prato foi inventado no Império Otomano, espalhando-se por todo o Oriente Médio e Espanha, onde muitas vezes é servido com salsichas picantes. Outra crença é que ele vem do Iêmen, onde é servido com zhug, um molho à base de coentro.
A shakshouka é um prato muito fácil de fazer, que pode ser adaptado ao gosto de cada um e suja apenas uma panela! Tem como ser mais prático? Para acompanhar este prato, você pode também preparar uma deliciosa panna cotta.
Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!
Como fazer shakshouka
Receita de Shakshouka
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO