Como fazer um bolo de chocolate francês (moelleux au chocolat)

by Suellen Kyl

Você já deve ter se deliciado com aquele magnífico bolo de chocolate francês bem macio com aspecto de brownie servido nos restaurantes, acompanhado ou não por um pouco de crème anglaise ou uma bola de sorvete de baunilha. Esse é o moelleux au chocolat, um bolo que é facilmente encontrado na lista de sobremesas dos restaurantes franceses.

bolo de chocolate

Petit gâteau, moelleux, coeur fondant…

São tantos nomes que confundem a nossa cabeça, não é mesmo? Então vamos lá.

Petit gâteau é o nome brasileiro do que na França é conhecido por coeur fondant ou mi cuit. Ele é uma porção individual  preparada em pequenas formas.

Já o moelleux é um bolo que não tem aquela consistência super macia. Ele é mais grudento e tem um gosto de chocolate mais pronunciado. O aspecto é parecido com brownie.


Quer conhecer outras delícias da culinária estrangeira? Adquira este eBook de receitas estrangeiras com mais de 280 receitas de vários países do mundo.


O moelleux au chocolat macio e molhadinho

O gosto intenso do chocolate, a maciez e o aspecto molhadinho desse bolo é incontestável. E por mais que você já tenha tentado reproduzir essa maravilha em casa, o resultado não é o mesmo. Saiba que é possível seguindo à risca o modo de preparo.

Hoje, o Guia do Estrangeiro vai entrar na sua cozinha para fazer o melhor moelleux au chocolat que você já experimentou. 


Para realizar esta receita, você vai precisar:


Bolo de chocolate francês macio e molhadinho (moelleux) 

Ingredientes:

1 barra de chocolate 70% cacau(em torno de 200g)
125g de farinha de trigo
125g de manteiga
150g de açúcar refinado
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


Modo de preparo:
(atenção: é importante seguir nessa exata ordem os ingredientes para obter um melhor resultado)

1. Preaqueça o forno a 180C.

2. Coloque o chocolate para derreter em banho maria em uma panela de tamanho médio. Depois de derretido, desligue o fogo e adicione a manteiga. Depois que a manteiga tiver se incorporado ao chocolate, adicione a farinha e o fermento. Misture (não bata) até obter uma massa homogênea.

3. Em uma tigela, faça uma espécie de mousse com as gemas, o açúcar e um pouquinho de água, caso esteja muito consistente. Bata bem. Adicione a mistura à massa que você preparou no passo anterior.

4. Bata as claras em neve e adicione à massa, misturando com cuidado e sem bater.

5. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno entre 30 a 35 minutos. Recomenda-se o uso de uma forma redonda (em torno de 22cm de diâmetro).

forma_redonda


Cobertura: um toque brasileiro

Para dar um toque especial ao bolo de chocolate, recomendamos a seguinte cobertura:

gâteau au chocolat

Ingredientes:

7 colheres de achocolatado em pó ou cacau em pó
2 quadradinhos de chocolate em barra 70%
3 colheres de açúcar refinado
1 colher de sopa não muito cheia de manteiga
3 colheres de sopa de leite
Granulado à gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo baixo. Mexa sempre e quando começar a ferver, deixe por mais 1 minuto. Desligue o fogo e adicione a cobertura logo em seguida ao bolo(ela endurece um pouco quando esfria). Se quiser uma cobertura mais líquida, adicione mais leite à receita. Decore com granulado à gosto.


Você também pode se interessar...

1 comentário

Luiza 10 fevereiro 2016 - 13:31

Amei a receita, tudo bem explicado,qual número de forma devemos utilizar…Nota mil…Vou sempre utilizar as receitas…

Abraço.
Lucookier

Reply

Deixe um Comentário 🙂