O sistema de ensino superior francês

sistema de ensino

Como parte da harmonização do currículo europeu no sistema de ensino superior, o ensino universitário francês é organizado em torno de três níveis: licença, mestrado e doutorado. Esta organização é conhecida como LMD (licence master doctorat). Ela aumenta a mobilidade de estudantes da comunidade européia entre disciplinas e entre formação profissional geral.

sistema de ensino

Licenciatura (la licence)

Os três primeiros anos de estudos são chamados de licence e classificados como bac+1, bac+2 e bac+3, respectivamente. Outros tipos de diploma de nível técnico podem dar ao estudante um diploma de um bac+1 ou +2 e ser validados mais tarde, caso o estudante decida entrar em um curso de nível universitário.

Mestrado (le master)

Os dois últimos anos de estudos universitários são divididos em master 1 (M1) ou master 2 (M2). Eles garantem a obtenção de um diploma bac+4 e bac+5 respectivamente. Os mestrados são divididos em master professionnel e master recherche. O master professionnel não é reconhecido pelo MEC como mestrado, mas como uma pós-graduação. Apenas o master recherche, que envolve um nível maior de pesquisa, é reconhecido como mestrado pelo MEC.

Se você possui um diploma universitário de 4 anos no Brasil, é possível uma validação por parte da universidade que poderá garantir o acesso direto a um M2. Pois seu 4º ano de estudos é considerado como um M1. No entanto, o acesso ao M2 é mais restrito e considerado mais difícil. Confira: Como se candidatar a um mestrado na França

Doutorado (le doctorat)

Após o mestrado, os alunos podem se inscrever para fazer doutorado. Todos os estudantes titulares de um diploma de mestrado (M2) podem se candidatar para um doutorado, tendo concluído o master professionnel ou master recherche ou ter concluído uma école d'ingénieur ou école de commerce que confira o grau de Mestre.
A duração da preparação do doutorado é geralmente de três anos (que corresponde a 8 anos de estudo ou bac +8).

O ano letivo na França

Os cursos universitários são organizados em semestres. O ano letivo na França é dividido em dois semestres, distribuídos da seguinte forma:

  • Primeiro semestre: do início de outubro ao final de janeiro
  • Segundo semestre: do início de fevereiro ao final de maio

Os períodos de provas são no final de cada semestre. Em setembro, a rattrapage ou exame final, para aqueles que não conseguiram obter a média, ocorre geralmente entre a 2ª e 3ª semana do mês.

2 comments

  1. Fernando 6 agosto, 2017 at 03:23 Responder

    Boa noite Suellen.
    Uma vez eu ouvi um professor de história dizer que, na França tu pagas pela faculdade caso a pessoa tenha renda pra isso. Mesmo que ela seja pública.
    Isso é verdade?

    • Suellen Kyl 13 agosto, 2017 at 18:10 Responder

      Boa noite Fernando,

      O preço é o mesmo para todos. O que pode acontecer é de receber uma ajuda de custo caso a pessoa tenha uma renda muito baixa.
      Cada universidade tem o seu processo, é dificil dizer que o mesmo se aplica à todas.
      Um abraço

Leave a reply

Você também pode se interessar...

%d blogueiros gostam disto: