A validação de diploma na França pode ser uma etapa importante do processo de candidatura para estudar na França. Ela consiste em enquadrar um diploma estrangeiro na nomenclatura francesa e classificar as matérias conforme as normas européias de certificações.
Saiba que o diploma pode ser validado pela instituição de ensino francesa, que foi o meu caso quando fiz mestrado na França.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Como funciona a validação de diploma na França
O termo validação de diploma na França não é exatamente o termo utilizado, mas sim reconhecimento. Sendo assim, um diploma estrangeiro é estudado e obtém o reconhecimento do ministério da educação, mas não a sua equivalência na França. Conheça melhor como funciona o sistema de ensino superior na França.
O organismo francês que emite o documento da validação de diploma na França é o ERIC-NARIC. Este centro emite dois tipos de documentos: uma atestação que compara os estudos efetuados com os estudos na França e na Europa e o reconhecimento de aulas que você tenha efetuado durante o curso mas que você não obteve o diploma. Esse é o caso de quem começou mas não terminou os estudos no Brasil.
As atestações utilizam critérios como a duração das matérias cursadas e pré-requisitos acadêmicos para a evaluação. Além disso, para emitir uma atestação é realizada um verdadeiro estudo sobre o curso m para que a atestação seja o mais próximo possível dos estudos efetuados. Saiba que o centro ERIC-NARIC possui uma base de dados e contatos com as instituições estrangeiras para confirmar qualquer dúvida que possa existir durante o processo.
Critérios de avaliação do diploma estrangeiro
O centro ERIC-NARIC se baseia em 2 critérios para julgar se um diploma é elegível à validação e 8 critérios para efetuar a validação.
Para ser elegível, o diploma estrangeiro deve:
- Ser reconhecido pelo ministério da educação ou órgão equivalente no seu país de origem;
- O status do estabelecimento de ensino no país de origem – deve ser uma instituição apta e reconhecida.
Critérios para a evaluação do diploma estrangeiro:
- Ter um acordo bilateral ou multilateral com o país. O Brasil não tem acordo bilateral com a França, então os diplomas emitidos no Brasil não são automaticamente validados na França e vice-versa;
- Classificação do diploma em âmbito nacional ou internacional;
- Duracão dos estudos;
- Créditos;
- Pré-requisitos do curso;
- Competências certificadas pelo curso;
- Atuação no mercado de trabalho após a obtenção do diploma;
- Evaluações do curso externas ao estabelecimento de ensino que emite o diploma.
Documentos para a validação de diploma na França
- Documento que atesta a duração dos estudos como o histórico escolar (desde que este contenha a duração em horas das matérias);
- Cópia do passaporte ou outro documento de identificação válido na França (como titre de séjour);
- O diploma original não traduzido.
Atenção: para diplomas em português, não é necessário enviar a tradução juramentada. Outras línguas que dispensam o envio da tradução juramentada: inglês, árabe, espanhol, italiano.
Se estes documentos não forem suficientes, documentos complementares podem ser pedidos.
Como validar o seu diploma na França
Antes de mais nada, verifique se o seu diploma se enquadra dos critérios exigidos para a validação. Diplomas que tenham uma duração inferior a 6 meses ou que façam parte da lista de profissões regulamentadas na França não podem ser validados.
Prepare todos os documentos exigidos para o envio diretamente pelo site do ERIC-NARIC – inscrições. Certifique-se que os documentos estão bem enquadrados e legíveis. Feito isso, é preciso pagar a taxa de 70 euros.
Atenção: Não existe a possibilidade de enviar o dossiê pelo correio.
Uma resposta deve ser comunicada em até 4 meses contando da data de envio do dossiê. É possível conferir diretamente no site através de um link comunicado durante a inscrição a evolução do tratamento do seu pedido. Caso o seu pedido seja negado, você receberá um e-mail detalhando o motivo e um possível reembolso.
Utilidades da validação de diploma emitida pelo ERIC-NARIC
Validar o seu diploma é útil não só para estudar na França mas também na procura de emprego.
Procurar emprego na França
Pensa em trabalhar na França? Validar o diploma estrangeiro pode ser bastante útil se você pensa em morar definitivamente na França e quiser procurar um emprego. Vale lembrar que a validação de diploma no caso de procura de emprego não engloba profissões reglementadas.
Sendo assim, uma atestação emitida pelo ERIC-NARIC é útil durante a procura de emprego para passar mais confiança e credibilidade ao empregador, mas não tem valor jurídico. Confira se a sua profissão se enquadra na lista de profissões reglementadas na França.
Estudar na França
Se você mora no Brasil e deseja estudar na França, o seu processo de candidatura aos estabelecimentos de ensino superior na França deve ser feito pelo Campus France. Ao enviar a sua candidatura para continuar os seus estudos na França os estabelecimentos de ensino podem pedir a validação de diploma emitida pelo ERIC-NARIC. No entanto, existem estabelecimentos que exigem apenas a tradução juramentada do histórico escolar junto com o diploma.
Por isso, antes de quelquer coisa é essencial pesquisar exatamente o que a instituição que você está interessado pede como documento. Prepare o seu dossiê de inscrição às universidades francesas redigindo uma boa carta de motivação.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
6 comentários
Obrigada por esse post, Suellen. Eu só fiquei com dúvida sobre o trabalho no caso da profissão regulamentada, pois não ficou muito claro no meu entendimento. Sou farmacêutica e vi no site que essa profissão é regulamentada na França. Eu preciso validar o diploma ou não para conseguir um emprego na minha área. Obrigada desde já. Eliane.
Olá Eliane,
No caso de profissões regulamentadas, a validação de diploma através do ERIC NARIC não é possível. Na área da saúde geralmente é necessário fazer alguns anos de estudo para se adequar às especificidades na França e também provar um nível de proficiência da língua. Desta forma, você obtém um diploma francês podendo exercer a profissão.
Um abraço
Boa noite.
Tenho curso de auxiliar de saúde – nível 4, em Portugal. Sou portuguesa e não sei como validar o curso para procurar trabalho em lares de idosos ou hospitais.
Será que me consegue tirar essa dúvida?
Obrigada 🙂
Olá! área da saúde é complicado validar diploma. Você teria que ver as matérias que podem ser aproveitadas e o que vai ser necessário para complementar e concluir o curso.
Olá, tudo bem?
No meu caso sou formado em Educação Física, mas não achei minha area na aba de profissões regulamentadas. Então posso fazer o tramite de validação?
Eu tenho as duas formações (licenciatura e bacharelado), e também duas pós graduações. Isso deve dar uma facilitada, não é?
Desde já, muitissimo obrigado por todas as informações.
Olá, se não estiver na lista de profissões regulamentadas, pode ser feito o pedido. Pode haver alguma especificidade, mas aí eles falarão no processo o que precisa ser feito. As formações podem ajudar bastante também.