Receita de bûche de noel, o rocambole francês

by Suellen Kyl

A bûche de noel é uma receita típica do natal e ano novo francês, apreciada por todas as idades. Afinal, depois de um belo jantar, só mesmo uma boa sobremesa pra fechar a noite com chave de ouro e começar o ano com o pé direito.

Você pode encontrar diversas variedades para esta receita típica da ceia de natal na França. Aqui vamos ensinar como fazer a receita tradicional de bûche de noel, mas você pode adaptá-la a seu gosto. Vamos lá:

buche

Para realizar esta receita, você vai precisar:


 

Receita de bûche de noel tradicional

Ingredientes para a massa

100g de açúcar
100g de farinha
5 ovos
15g de açúcar com baunilha

Para o creme:

100g de açúcar em torrões
1/2 xícara de café de água
3 gemas
250g de manteiga sem sal
100g de chocolate meio amargo
2ml de extrato de café


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


Modo de preparo da massa

Misture 4 gemas com o açúcar e o açúcar baunilhado. Quando a mistura estiver cremosa, acrescente um ovo inteiro e misture. Adicione aos poucos a farinha e as claras em neve. Cubra uma placa com papel manteiga levemente untado com manteiga e distribua a massa sobre ele. Leve ao forno à temperatura de 200°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar(sem retirar da placa) sobre uma superfície fria, como o mármore por exemplo. Cubra com um pano de prato.

Modo de preparo do creme

Derreta o açúcar com a água para formar uma calda espessa. Adicione lentamente a calda às gemas, mexendo com um fouet até que esfrie. Adicione a manteiga e mexa bem até formar um creme. Divida o creme em duas partes e adicione o café numa parte e o chocolate derretido na outra parte.

Montagem

Distribua o creme de café sobre a massa e enrole. Cubra com o creme de chocolate e faça ranhuras com um garfo, para imitar o tronco de uma árvore. Você pode cortar as extremidades para obter uma bûche mais bonita visualmente. Deixe repousar na geladeira por algumas horas antes de servir. Esta receita serve 8 pessoas.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂