As tradições francesas de ano novo

ano_novo

Mais um ano está indo embora e, junto com o novo ano que se inicia, ressurgem as velhas tradições de ano novo. Na França não foi sempre que o ano novo foi celebrado no dia primeiro de janeiro. Em várias províncias nos séculos VI e VII, o ano novo era celebrado no dia primeiro de março. Durante o reinado de Charlemagne, o ano começava no natal. O ano novo passou a ser celebrado no dia 1 de janeiro somente em 1564, no reinado de Charles IX.

Diferentes nomes para a mesma data

Na França, você pode ouvir os franceses se referirem ao ano novo de diferentes formas: La Saint-Sylvestre, le jour de l'an, le nouvel an. O mais usado é perguntar aos amigos "Onde eles vão passar o jour de l'an". E cuidado para não confundir na hora dos cumprimentos - felicite a todos desejando "bonne année!"

Uma noite de festa

Assim como no Brasil, a tradição é de uma mesa farta em uma celebração entre amigos, diferente do natal que é considerado um momento para celebrar com a família. A ceia é bem parecida com a do natal, com o foie gras sempre marcando presença. Não é costume esperar dar meia-noite para começar a comer. A meia-noite, a festa para e todos desejam um bonne année dando dois beijinhos no rosto e brindando com taças de champanhe.

Feliz ano novo atrasado?

Se alguém te desejar bonne année na terceira semana de janeiro, não se assuste. Os franceses costumam desejar um feliz ano novo durante todo o mês de janeiro. Isso é que é comemorar o ano que nasceu!

Esteja você no Brasil, na França, ou em qualquer outro lugar do mundo, a equipe do Guia do Estrangeiro (que também está espalhada pelo mundo nesse ano novo), deseja a todos os nossos leitores e a todos que contribuíram e apoiaram nosso trabalho em 2014, um feliz ano novo repleto de realizações e muitas viagens. Nós continuaremos trazendo tudo o que você quer e precisa saber sobre morar no exterior. Viva 2015!

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: