Os falsos cognatos são o terror de quem está aprendendo uma nova língua. O francês é considerado uma das línguas mais bonitas do mundo, tanto escrita como falada. Geralmente ligada ao amor e às boas recordações, aprender francês é uma experiência bastante agradável e a sua semelhança com o português pode ser tanto positiva, como atrapalhar o aprendizado.
Confira uma seleção de falsos cognatos que causam mais confusão para os brasileiros.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Está aprendendo francês? Então não deixe de conferir nossa sessão exclusiva dedicada ao aprendizado do francês.
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Le coco (côco)
Ao olhar para esta palavra pela primeira vez, a sua reação deve ter sido: está faltando um acento. Bom, em francês não tem acento e esta palavra tem apenas um único significado que é o do fruto. Só que a pronúncia é como se o acento fosse no segundo ‘o’, ou seja, “cocô”. Este é o meu dilema toda vez que faço beijinho e os franceses perguntam quais são os ingredientes e eu preciso dizer que é com noix de “cocô”.
O cocô em francês tem um nome bem parecido: caca (com êntonação no último a “cacá”). Este é o nome mais popular usado pelas crianças. Estranho, não é mesmo?
Confuso com os gêneros em francês? Não deixe de conferir nosso artigo.
Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?
Le bois (bosque)
Você está passeando por Paris quando de repente você vê uma placa indicando Bois de Vincennes. Como assim bois em plena cidade? A tradução literal é “madeira”, o que significa que o parque é bem arborizado, como um bosque.
A verdade é que não importa que você saiba o real significado da palavra, você sempre vai pensar em bois mesmo que você saiba que se pronuncia “boá”.
Le cou (pescoço)
Acho que essa é uma das palavras mais constrangedoras para os brasileiros, impossível de pronunciar sem dar uma risadinha. Lê-se “cu” e não, não tem nada a ver com o significado em português. O cou em francês é o pescoço. Então não precisa ficar constrangido se alguém disser j’ai mal au cou. Ele está dizendo que está com dor no pescoço e não em outro lugar. Um dos falsos cognatos mais engraçadinhos esse né?
Le bâton (bastão)
Pronuncia-se do mesmo jeito em francês e em português mas o significado é totalmente diferente. Em francês significa “bastão”, então nem pensar em ir à loja de cosméticos e pedir um bâton, mas sim um rouge à lèvres. A palavra batom em português tem origem na palavra francesa bâton.
Le pansement (curativo)
Machucou e precisa de um curativo? Você precisa de um pansement. Se você quer dizer “pensamento”, a palavra que você procura é pensée.
La tasse (caneca)
Se você quiser tomar um vinho, você vai pedir por uma tasse de vinho, certo? Errado! Em francês, a taça é verre como qualquer outro copo de vidro também é verre. Se você pedir uma tasse de vinho, você vai receber o seu vinho numa xícara ou caneca (tasse = xícara, caneca).
E se for uma taça de champanhe? Aí não é verre, mas sim uma coupe de champagne. A coupe é a forma da taça em questão, mas raramente o champagne é servido em coupes, mas sim em flûtes, aquelas taças compridas. Complicado? Você pode chamar tudo de verre para não correr nenhum risco.
Caso o copo em questão seja de plástico, ele se chama gobelet.
Não perca essas dicas de francês
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.