Como aplicar para o visto de estudante na Alemanha

by Suellen Kyl

Tirar o visto de estudante na Alemanha é o primeiro passo para estudar na Alemanha, juntamente com os outros documentos para a viagem. Para os brasileiros, o visto de estudante é necessário para que você possa trabalhar durante os seus estudos e fazer estágios.

É importante lembrar que não é possível conseguir um visto de estudante já estando na Alemanha com um visto de turista. A entrada de 3 meses concedida aos brasileiros não é considerado como um visto. O visto deve ser requerido no país de origem.

visto de estudante na Alemanha

Tipos de visto de estudante na Alemanha

A alemanha possui diferentes tipos de vistos de estudante dependendo do tipo de estudo que você for fazer.

Visto para estudar línguas

Este visto é concedido somente para o estudo de línguas e tem a mesma duração que o curso. Por isso, é necessário estar matriculado em um curso antes de solicitar o visto. Este tipo de visto não autoriza à trabalhar.

Visto para preparar os estudos

Este visto permite que o estudante participe à eventos, faça um curso de línguas e participe às entrevistas das suas candidaturas. Ele é válido por no máximo 2 anos e não autoriza à trabalhar.

Visto para estudos universitários

Este visto dá direito ao estudante de trabalhar por meio período durante o ano ou metade do ano em período integral. Ele é renovável por toda a duração do curso.

Quais são os documentos necessários para o visto de estudante na Alemanha?

  • Passaporte válido com data validade de mais de 6 meses.
  • Carta de aceitação fornecida pelo estabelecimento de ensino.
  • Diplomas e comprovantes de estudo até o momento.
  • Atestado médico recente.
  • Comprovar ter renda mínima para se manter durante o período de estudos (cerca de 853€ por mês em 2020) ou por meio de um anfitrião que assina uma carta assegurando arcar com as suas despesas ou a carta de confirmação de obtenção de uma bolsa de estudos.
  • Seguro de saúde.
  • Antecedentes criminais (pedido por alguns consulados).
  • 2 Fotos de identidade.

Ao chegar na Alemanha, é necessário se registrar para a autorização de residência (Auftenthaltserlaubnis). Este pedido deve ser feito até 3 meses depois da sua chegada. Os documentos necessários são basicamente os mesmos usados para o pedido do visto. Outro documento que pode ser pedido é o comprovante de proficiência em alemão. A autorização de residência é válida por 2 anos e deve ser renovada antes da expiração se necessário.

Posso trabalhar durante minha estadia?

Estudantes podem trabalhar desde que não excedam a carga horária permitida (120 dias em período integral ou 240 dias em meio período). Após a conclusão do curso de graduação ou mestrado, os estudantes podem pedir a extensão de estadia de até 1 ano para procurar trabalho. Se estiver trabalhando, é preciso que o trabalho esteja relacionado com a graduação cursada.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂