Homem e mulher tocando guitarra
Home Planejar ViagemDicas de viagem Fête de la musique: o que é, quando e onde acontece

Fête de la musique: o que é, quando e onde acontece

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 junho 2022 por Suellen Kyl

A fête de la musique é um dos eventos gratuitos mais animados da França. É nesse dia que a música invade todos os cantos, abrindo portas a todos os gêneros musicais e estilos para apresentarem o seu talento.

Quer saber quando acontece, como participar e onde ir para ver este grande evento que marca o começo do verão? Confira todos os detalhes aqui.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Como começou a fête de la musique?

Em 1981, Maurice Fleuret teve a ideia de trazer a música mais perto dos franceses. Isso porque, praticamente 1 a cada 2 franceses tocam um instrumento musical, enquanto que os eventos musicais como festas e shows só são acessíveis a uma pequena parte da população. Em sua maioria, é o preço que faz com que, mesmo querendo participar a esses eventos, os franceses continuam sem ter acesso.

Sendo assim, surgiu a ideia de trazer a música para perto de todos, de forma acessível e liberal. A ideia era de trazer a música para todo lado e deixar de lado os concertos. Nesse dia, todos os gêneros e estilos musicais teriam o seu espaço para mostrar a sua arte para todas as classes sociais. Assim nasceu, em 1982 a fête de la musique.

Saiba quanto custa e como adquirir ingressos para atrações em Paris.

Artistas tocando na fête de la musique

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Um sucesso absoluto desde o seu lançamento

A ideia de trazer a música para todos e em todo lugar teve um grande sucesso desde a sua primeira edição em 1982. O dia escolhido para o evento foi o dia 21 de junho, dia que marca o solstício de verão no hemisfério norte. É nesse dia que o hemisfério norte tem a noite mais longa do ano. Uma data perfeita para esse evento, não é mesmo?

A fête de la musique tem a particularidade de não ficar apenas nas ruas, mas em todos os lugares onde existe vida. Assim, ela está presente nas prisões, nos hospitais, nos asilos, nas zonas rurais e urbanas… por todo lado!

Outro ponto positivo, é que a festa da música fez com que artistas e corais fosse descobertos, e rítimos musicais surgissem.

O que mais tem de interessante em Paris em junho? Você precisa conferir essas dicas.

A fête de la musique no mundo

Não demorou muito para que o sucesso atraísse olhares do mundo todo. Em menos de 10 anos, o evento foi reproduzido em 85 países. Já em 2017, mais de 120 países no mundo participaram da fête de la musique.

No Brasil, comemorações são feitas nas embaixadas da França todos os anos. Já em países como Luxemburgo, Itália, Grécia, Nova Iorque e México, o evento já é considerado um evento nacional.

Fête de la musique 2022

Em 2022, a festa da música comemora seus 40 anos. E para comemorar seus 40 anos de sucesso, a ideia dos organizadores é de voltar às suas origens. Ou seja, criar um evento animado, popular e que se dissemine por toda a população.

Banner de divulgação da edição 2022

Saiba que os músicos que pretendem se apresentar, podem fazer a sua inscrição diretamente no site oficial. E qual é a vantagem? Pois a principal vantagem é de estar listado na agenda oficial do evento e de ter maior visibilidade através das divulgações por parte do ministério da cultura.

Quer participar de eventos e fazer passeio gratuitos em Paris? Sim, é possível! Assim como é possível também economizar em uma viagem para Paris.

Informações práticas

O evento é gratuito e ocorre em toda a França. Como chegar até lá? Simples: apenas saia nas ruas e deixe os seus ouvidos lhe guiarem. Lá onde houver música, é onde você deve ir 🙂

Informação importante: em grandes cidades como Paris, o sistema de transporte público tem os seus horários modificados, funcionando até mais tarde. Assim, você pode curtir a festa um pouco mais sem se preocupar em como chegar em casa. Saiba tudo sobre o metrô de Paris e como funcionam os tickets de transporte em Paris.

Minha experiência na fête de la musique

É claro que morando na França, esse era um evento que eu não poderia perder. Infelizmente não tenho mais as fotos que tirei nos eventos que participei, mas tenho gravado na memória tudo que aconteceu. Afinal, é impossível esquecer.

No último evento que participei, estava muito calor em Paris e um dos melhores lugares que encontramos para ficar foi em um concerto dentro de uma igreja. Bem diferente, não é mesmo?

Fique atento aos bares que oferecem música ao vivo nesse dia. A gratuidade do evento é apenas para os concertos e apresentações feitas ao ar livre. Alguns bares aproveitam a grande circulação de pessoas e pode ser que você entre em algum bar onde você tenha que pagar pelo cover. Nesse caso, pergunte antes de entrar.

Dicas para aproveitar ao máximo o evento

Esteja preparado para andar, pois você vai andar e muito. Por isso, vista roupas e calçados confortáveis. É bem provável que esteja um dia quente e ensolarado, então traga protetor solar e uma proteção para o rosto.

Fique atento aos seus pertences pessoais. É comum os batedores de carteira agirem nesse momento, aproveitando a concentração de pessoas e que elas estão distraídas assistindo os artistas. Saiba como andar em Paris com segurança.

Outro ponto de atenção são os possíveis desentendimentos e brigas de rua. Sim, eles acontecem mas são rapidamente contidos pela polícia. Existem também moradores que ficam irritados com os artistas de rua e já presenciei uma pessoa que jogava balde de água para afastar as pessoas que estavam tocando embaixo do seu prédio. Uma situação bem inusitada.

Uma informação importante: não é autorizado andar pelas ruas tomando bebida alcóolica. Se você quiser beber, deve ir até um bar e fazer o consumo no interior do bar somente. Saiba que existe bastante policiamento e que eles estão vigilantes a respeito disso. Até mesmo a venda no comércio em supermercados e mercearias é proibido em certas cidades depois das 19h ou 20h.

Data e hora

Todos os anos no dia 21 de junho. Não tem hora certa para começar e nem para terminar. Veja alguns vídeos de eventos anteriores.

Para maiores informações, confira o site oficial.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

O que fazer em Paris no verão: dicas e preços - Guia do Estrangeiro 28 de junho de 2022 - 10:15

[…] na França: quando e como aproveitar Escassez na Europa: Qual é a situação na… Fête de la musique: o que é, quando… 6 Produtos baratos na França e caros no… Viajar de avião grávida: relato e […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂