Se você está na França como Au pair e está curtindo o país, a cultura, a culinária, entre outras coisas e deseja continuar depois do seu tempo como au pair, o Guia do Estrangeiro vai explicar como funciona. Tem duas maneiras de ficar na França após ter sido au pair em caso de estudos, que são:
Curso de francês
Após terminar seu tempo como au pair é possível continuar na França só estudando francês, para isso você deve se inscrever em um curso de 20 horas por semana. Pode ser feito em escolas de línguas para estrangeiro ou de preferência em um curso de francês oferecido por uma universidade. Em Paris a universidade Sorbonne e a Nanterre oferecem, acredito que exista em outras universidades de Paris, é só dá uma pesquisada.
Curso universitário
Você pode se inscrever para fazer uma graduação (Licence) ou uma pós graduação (Master), isso vai depender do seu nível de estudos no Brasil, então você deve pesquisar os cursos que você tem interesse nas universidades e enviar seu dossiê, os documentos serão informados no site de cada uma.
Como sobreviver sozinha sem ser au pair?
Se você decidiu ficar mais no país e vai ter que se virar sozinha, você terá que arrumar um emprego, e um emprego que te dê oportunidade de estudar também, os cursos universitários na França são mais intensos e os horários não são fixos iguais no Brasil. Por exemplo, tem dias que você terá só uma aula entre as 8 as 15 horas e tem dia que você terá aula até as 21 horas. Alguns cursos dá para organizar os horários de forma que você consiga trabalhar e estudar ao mesmo tempo. É preciso se organizar, se dedicar e ter muito foco.
Trabalhos para estudantes
Baby sitter: Você pode fazer sortie d'école, ir buscar as crianças na escola a partir das 16:30 hs, então você terá o dia inteiro livre para estudar, mas o que fazer nas quartas-feiras que as crianças saem da escola entre 11:30 e 13:00 hs? Talvez você tenha que faltar esse dia no seu curso se for uma graduação, se for uma pós graduação fica mais complicado pois tem dias fixos e normalmente não tem aulas todos os dias.
Trabalhos em lojas, que normalmente tem horários flexíveis para estudantes.
Muito Bom!