Como fazer um delicioso boeuf Bourguignon

by Suellen Kyl

O boeuf Bourguignon é uma receita de guisado típicamente francesa. O prato vem da região da Borgonha, conhecida pela criação de gado do tipo charlois e pela excelente qualidade de seu vinho tinto. A junção desses dois elementos deu origem ao boeuf Bourguignon, conhecido em toda a França. Pronto para conhecer essa delícia da culinária francesa? Confira a receita.

boeuf Bourguignon

Esta receita leva bastante tempo para ficar pronta, portanto recomendamos que você a prepare num final de semana ou quando estiver com bastante tempo. O segredo desta receita é o tempo de cozimento. Para acompanhar o seu boeuf bourguignon, não se esqueça de escolher um bom vinho francês.


Para realizar esta receita, você vai precisar:


 

Receita de boeuf Bourguignon tradicional

Ingredientes

600 a 800g de carne bovina em pedaços

4 ou 5 cebolas (dependendo do tamanho)

5 cenouras

1 bouquet garni (conjunto de ervas aromáticas para temperar guisados)

Sal e pimenta à gosto

1 garrafa de vinho tinto

100g de manteiga

Modo de preparo

Corte a carne em cubos de aproximadamente 3cm.

Pique a cebola e a faça dourar na manteiga.

Coloque a cebola numa caçarola. Adicione a carne e a faça dourar.

Quando a carne estiver bem douradinha, adicione um pouco de água ou vinho para soltar um pouco o caldo. Adicione também o sal e a pimenta.

Cubra com o vinho, adicione as cenouras em rodelas, o bouquet garni e deixe cozinhar por algumas horas, até cozimento total. Pode ser preparado na panela de pressão.


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


Dicas:

Você pode servir com arroz branco, batatas ou macarrão. O segredo deste prato é cozinhá-lo ao fogo brando, deixando a carne cozinhar bem devagar para que o tempero penetre bem. A carne também deve ser bem dourada. Este prato é ainda mais saboroso no dia seguinte. Adicione um pouco de vinho para esquentar e deixe esquentar ao fogo brando. Bom apetite!

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂