Desde uma criação temporária para a exposição universal até um teatro, confira curiosidades sobre a Torre Eiffel que você nunca imaginou que pudessem ter existido. Afinal, a Torre Eiffel sempre esteve em constantes transformações.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Curiosidades sobre a Torre Eiffel: para que serviu a Dama de Ferro antes de se tornar o ícone de Paris
A Torre Eiffel deveria ter sido desmontada ao final do prazo de 20 anos acordado a Gustave Eiffel e o terreno ocupado por ela, devolvido à cidade de Paris. A dama de ferro teve um grande sucesso durante a exposição universal, mas passada a exposição ela já não teve tanto sucesso. Foi assim que Gustave Eiffel passou a procurar uma utilidade para a Torre Eiffel de forma que ela não fosse desmontada.
Sua primeira utilidade: Estação de rádio da Torre Eiffel
Quando a telegrafia sem fio começou a se expandir, a Torre encontrou a sua salvação ao tornar-se uma antena. Assim, uma prolongação da sua permissão de existir foi dada por mais 70 anos. Ela passou a captar e emitir ondas de rádio e foi assim que ela conseguiu provar que realmente era importante.
Foi quando uma mensagem de rádio codificada foi interceptada e decodificada, permitindo a preparação para o ataque alemão em 1918. Depois da guerra nasceu a Radio Tour Eiffel com emissões cotidianas diversas.
Conheça o melhor da Torre Eiffel com os pacotes da Get Your Guide
O auditório da Torre Eiffel
Essa é uma das curiosidades sobre a Torre Eiffel que você jamais iria imaginar. Você sabia que o primeiro piso da Torre já teve diversas utilidades? Logo quando a Torre foi construída, o primeiro piso abrigava quatro restaurantes. Um deles já foi transformado em auditório, mas não durou muito pois foi novamente transformado em restaurante.
Redação do jornal Le Figaro
Durante a exposição universal, o jornal Le Figaro montou uma redação no segundo andar da Torre Eiffel. Além de produzir material referente à exposição e fatos sobre a Torre, toda a equipe podia ser observada através de uma parede vitrada enquanto trabalhava, desde a produção de conteúdo pelos jornalistas até a impressão do jornal. Interessante, não?
Precisou enviar uma carta? A agência dos correios da Torre Eiffel
Já existiu uma agência pequena e charmosa dos correios (bureau de poste em francês) no primeiro andar da Torre Eiffel. Lá era possível enviar cartas com selos exclusivos e um carimbo da Torre Eiffel. Essa agência existia até 2009, quando foi transferida para o térreo em um dos pés da torre.
Outro fato interessante foram os cartões postais que se tornaram famosos na França graça a uma iniciativa turística implementada na torre. Nela, o visitantes podiam enviar cartões postais de cada andar com o devido carimbo. Uma ótima ideia, não é mesmo?
O estacionamento da Torre Eiffel
A parte inferior da torre já foi usada como estacionamento entre os anos 70 e 80. Antigamente o inferior da torre não era fechado como hoje, permitindo o acesso de veículos. Pensando bem seria bem prático um estacionamento bem ali nos pés da torre, não é mesmo?
Os espaço hoje é ocupado por restaurantes, postos de venda de entradas para a torre, lembrancinhas e ao lado existem os jardins históricos da Torre Eiffel onde você pode fazer uma agradável caminhada.
O apartamento de Gustave Eiffel
Uma dúvida que muitas pessoas tem é se Gustave Eiffel realmente morou na torre. Tendo equipado com móveis e objetos pessoais o topo da torre, muitos pensam que o local teria se tornado seu lar por um tempo. Na verdade Gustave Eiffel usava este espaço como seu laboratório de experimentos e estudos, assim como um espaço para receber convidados.
Com uma área de 100m2, o apartamento era bem equipado com cozinha, sala, mesa, mesas de trabalho, banheiro e até mesmo um piano. Uma reconstituição do local pode ser visitada, no qual existem bonecos de cera de Gustave Eiffel, sua filha Claire e Thomas Edison. Faça uma visita virtual da Torre Eiffel.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.