Interior do Coliseu
Home Morar no ExteriorVida na EuropaCuriosidades da Europa 4 Curiosidades sobre o Coliseu em Roma

4 Curiosidades sobre o Coliseu em Roma

by Suellen Kyl
Atualizado em 12 julho 2022 por Suellen Kyl

O Coliseu foi construído no século I d.C, no coração da cidade de Roma. Apesar de estar bastante degradado pelo tempo, continua em pé atraindo milhares de turistas que sonham em conhecer de perto este patrimônio histórico, cenário de tantos filmes e histórias sobre a época.

O Coliseu tem uma arquitetura complexa, realmente espetacular para aquela civilização e, por pelo menos 400 anos, foi o centro de sangrentas e grandiosas batalhas entre gladiadores.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Interior do Coliseu

Foto: Pexels por Camila Carneiro

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

A arquitetura complexa do Coliseu

O Coliseu foi cenário dos mais variados tipos de batalhas: combates entre gladiadores, caça a animais e até mesmo batalhas navais. Em sua estrutura, possui aquedutos capazes de inundar a sua arena. Construído em mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo, o Coliseu possuía três pisos e a arena coberta com areia para absorver o sangue dos combatentes.

As diversões sangrentas no Coliseu

Os combatentes eram geralmente voluntários em busca de fama e reconhecimento. Também eram utilizados prisioneiros que eram mortos cruelmente (devorados aos pedaços por animais, crucificados, queimados-vivos) e de outras maneiras horrendas e cruéis. Desde o ano 404, os jogos com mortes humanas foram proibidos, sendo substituídos por animais

O assentos são feitos em mármore e a arquibancada foi construída para abrigar os diferentes tipos de classes sociais. De acordo com o seu nível social, os espectadores podiam sentar no pódio (classe alta), maeniana (classe média) e portici (plebe e as mulheres). Uma enorme lona protegia os espectadores, o que na época era uma grande novidade.

O Coliseu foi declarado como lugar sagrado pela igreja católica, onde é realizada a Via Crucis toda sexta-feira santa.

Os animais selvagens

O uso de animais selvagens era uma das atrações mais esperadas pelo público, nas quais tigres, leões, girafas, elefantes e panteras eram o centro das atenções da platéia. Os animais eram “caçados”, torturadas e mortos pelos gladiadores. Há também relatos de animais selvagens serem utilizados para a tortura de prisioneiros que eram dilacerados vivos como parte da atração. O Coliseu contava com uma espécie de elevador para trazer os animais do hipogeo até a arena.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂