14 Filmes franceses que vão te encantar

filmes franceses

Filmes franceses fazem o maior sucesso no mundo todo. O cinema francês tem filmes incríveis, desde os grandes clássicos, dramas, comédias, enfim, tem para todos os gostos.

Separamos para você uma lista com os 14 filmes franceses mais interessantes para você conhecer um pouco sobre a produção cinematográfica francesa.

1. Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Começando a nossa lista de filmes franceses com esse filme dirigido por Jean-Pierre, lançado em 2001. O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma menina criada apenas pelo pai e sem amigos. Amélie deixa a vida de subúrbio e se muda para Paris para trabalhar como garçonete. E o resto? Tem que assistir para conferir 🙂

2. Bienvenue chez les Ch'tis (A Riviera Não é Aqui, em português do Brasil e em português de Portugal Bem-vindo ao Norte)

É uma comédia francesa, dirigida por Dany Boon e lançada em 2008. Em julho do mesmo ano o filme tornou-se a produção francesa mais assistida de toda a história, ficando atrás apenas do filme Titanic, na lista dos mais vistos na França. O filme conta a história de Philippe Abrams (Kad Merad) , um morador do sul da França que é transferido para Bergues, cidade localizada no Nord-Pas-de-Calais. O filme vai mostrar as aventuras e o choque cultural vivido pelo personagem.

3. Il reste du jambon?

O filme foi lançado em 2010 e conta a história de amor de Justine e Djalil. Uma parisiense e um árabe. Eles se conhecem e é amor à primeira vista (o famoso coup de foudre). Os dois enfrentam alguns problemas familiares. Tem que conferir o resto 🙂

4. Ensemble, c'est tout (Enfim, Juntos)

É um filme francês realizado por Claude Berri e lançado em 2007. O filme, baseado no romance homônimo da escritora Anna Gavalda, é estrelado por Audrey Tautou.

5. Jeune et Jolie (Jovem e Bela)

É um drama francês escrito e dirigido por François Ozon, lançado em 2013, o filme conta a história de Isabelle (Marine Vacth), uma jovem de 17 anos que se prostitui.

6. Intouchables (Intocáveis)

É um filme francês de comédia dramática, escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano, com François Cluzet e Omar Sy nos principais papéis. O filme é baseado em fatos reais e aborda a relação de um multimilionário tetraplégico e do seu peculiar auxiliar de enfermagem. Baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, Le Second souffle. É um filme incrível. Vale muito a pensa assistir.

7. Amour sur place ou à emporter

O filme é uma comédia romântica lançado em maio de 2014 realizado pela atriz Amelle Chahbi. O filme conta a história de um casal na faixa dos 30 anos, de um lado Amelle et do outro Noom. Ela é uma mulher séria e ele divertido. Um super filme, você vai rir do começo ao fim 🙂

8. Les garçons et Guillaume, à table!

Este filme de 2013 é uma comédia franco-belga inspirada na peça de teatro com o mesmo nome. O filme é uma autobiografia do realizador, Guillaume Gallienne que pensa ser uma menina e todos pensam também que ele é gay. O filme gira em torno dessa confusão e narra de maneira divertida todas os mal-entendidos.

9. Samba

Este filme lançado em 2014 conta a história de um senegalês que vive na França há alguns anos e acaba tendo problemas com a imigração. Durante este período, ele conhece uma mulher que trabalha numa ONG que ampara imigrantes em situação irregular. Duas vidas que se cruzam e que vão lutar contra todos os problemas para continuarem juntos.

10. La famille Bélier

Lançado em dezembro de 2014 na França, este filme gira em torno de uma das integrantes da família, interpretada por Louane Emera. Louane é uma cantora revelação que teve a sua carreira impulsionada depois da sua participação no filme. Não vamos contar detalhes do filme para não estragar a surpresa, mas ele conta com uma trilha sonora muito bonita. Vale a pena assistir.

11. Nous trois ou rien

Baseado numa história real, este filme lançado em 2015 conta a história de Hibat Tabib e sua esposa, jovens iranianos que lutam pela democracia. Contudo, eles se veem obrigados a deixar seu país e buscam refúgio na França, onde se passa uma boa parte da história.

12. Mustang

Um filme franco-turco-alemão de 2015 que gira em torno das 5 irmãs que vivem em uma cidadezinha na Turquia. Após um escândalo, elas veem as suas vidas mudarem completamente. Da escola às tarefas domésticas, elas vão fazer o possível para reconquistar a liberdade.

13. Un heureux événement

Um filme baseado no romance de Éliette Abécassis publicado em 2005. O filme gira em torno das expectativas da gravidez, do nascimento e da vida do casal Barbara e Nicolas após o nascimento do bebê.

14. Qu'est-ce qu'on a fait au bon Dieu?

Uma ótima comédia que conta a história de uma família burguesa e muito religiosa que espera que suas filhas se casem de acordo com as suas tradições. Depois que a primeira se casou com um mulçumano, a segunda com um judeu e a terceira com um chinês, o casal tem toda a sua expectativa na filha mais nova.

14 comments

  1. quelpz 11 outubro, 2014 at 01:09 Responder

    Ótima lista! Eu incluiria também Les Garçons et Guillaume, à la table (em portugues, Eu, Mamae e os Meninos). Um assunto delicado tratado com humor, mas também com sensibilidade. Trilha sonora impecável!

  2. Cláudia 9 janeiro, 2016 at 17:50 Responder

    Eu incluiria o filme a comédia dramática”A família Belier ” que conta a história de uma família onde pai, mãe e o filho caçula são surdos, e a filha adolescente descobre que tem uma voz belíssima…confiram , vale a pena!

  3. Celina Xavier de Mendonça 11 janeiro, 2016 at 13:05 Responder

    Adorei a lista! Aproveito para perguntar sobre um filme do Claude Lelouche – Partir, Revenir – que vi no cinema (há décadas, claro!) e não encontro mais em lugar algum, nem em locadoras cult, nem em sites.

  4. Maria Elizier Costa 11 janeiro, 2016 at 19:56 Responder

    recomendo a trilogia das cores do fantástico Polonês Krzysztof Kieślowski
    recomendo trois couleurs título em Francês , e em português A Iguladade é branca.

  5. Rd Kiefer Kiefer 16 janeiro, 2016 at 15:11 Responder

    Ouais, je le regarder et je peux vous assurer, ce sont des films três jolies et je profit pour ajouter “qu’est qu’on a fait au bon Dieu”

Leave a reply