Como fazer pedidos no Drive Thru

by Suellen Kyl

As lojas e restaurantes equipadas com sistema de drive thru têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. O drive thru é uma mão na roda para quem está com pressa ou simplesmente com preguiça. A facilidade de ter o que você precisa, no conforto do seu carro é certamente muito útil, principalmente se estiver com crianças.

No entanto, ao viajar para o exterior, você pode ficar meio receoso em utilizar este tipo de serviço, principalmente se você não dominar a língua do país. O Guia do Estrangeiro traz algumas dicas em inglês e em francês para que você possa passar tranquilo pelo drive thru.

drive thru

Como usar o drive thru

A maioria dos drive thru disponibilizam um mural com as opções antes de você chegar ao ponto de fazer o seu pedido. Não ignore este mural. Leia calmamente e decida exatamente o que você quer antes de passar para a etapa seguinte. Não precisa ficar quebrando a cabeça com formalidades – seja simples e preciso.

Os atendimentos no drive thru são cronometrados e os atendentes tem um tempo médio para anotarem o pedido e entregarem ao cliente. Então é normal que você sinta uma certa pressão do atendente para que você termine logo de pedir. Já tive a experiência de um atendente que simplesmente desligou porque não entendia o que eu pedia e outro que pediu para eu passar na janelinha para falarmos pessoalmente para ver se ele entendia.

Fazendo o pedido no drive thru

Vamos pegar como exemplo que você está fazendo pedido no McDonalds. Não se preocupe em ter uma conversa formal, se você está formando frases gramaticalmente corretas. Deixe as formalidades de lado como pensar se você deve usar o tu ou vous em francês pois o essencial é que o atendente entenda o que você quer.

A conversa entre você e a atendente deve ser mais ou menos assim:

  • (Atendente) Hello/Good morning, how can I help you? / Bonjour, quel est votre commande? (Alguns param só no “bonjour”)
  • (Você) Hello, I’ll have a menu b and one ice cream please. / Je vais prendre un menu b et une glace s’il vous plaît.
  • (Atendente) What size? What drink would you like? / Menu normal ou maxi? Comme boisson? 
  • (Você) Small. Coke please. / Normal. Un coca s’il vous plaît.
  • (Atendente) Something else? / Avec ceci? / Désirez-vous autre chose?
  • (Você)No / Non, ce sera tout.
  • (Atendente) Your total is $20,90, pay at the second window. / C’est €20,90 au prochain guichet.

Chegando para pagar e retirar o pedido:

  • (Atendente) $20,90 please. / €20,90 s’il vous plaît.
  • (Você) By card. / Par carte, en espèce.
  • (Atendente) Here it is. / Voilà, bon appétit.
  • (Você) Thank you, bye. / Merci. Au revoir.
  • (Atendente) You’re welcome, bye. / Je vous en prie. Au revoir.

Claro que este é apenas um exemplo, mas no geral a conversa não muda muito. Não tenha medo de falar errado e nem de pedir para repetir. A maioria dos drive thru tem uma telinha que você pode conferir o que a moça entendeu, então dá pra ver com antecedência se ela entendeu direitinho o que você pediu. Ao receber o seu pedido, confira o que tem na sacola para não ter surpresas desagradáveis. E aí, vai de drive thru na próxima vez?


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂